Fundação FAT assessora municípios em projetos na área de Turismo

A Fundação FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia) pode ser parceira de seu município para desenvolver estudos e projetos na área de turismo, como a obtenção ou manutenção do título de Estância Turística.

O Estado de São Paulo possui 70 estâncias. Dessas, 32 são turísticas. Conforme a Secretaria de Turismo do governo paulista, outra 70 cidades têm potencial para também possuírem essa classificação.

Municípios classificados como estâncias turísticas recebem aportes específicos dos governos de seus estados e da União para que possam realizar os investimentos necessários, tanto em infraestrutura quanto treinamento de pessoal, a fim de atender satisfatoriamente seus visitantes e desenvolver a atividade de forma sustentável. Também têm a permissão para arrecadar tributos em serviços como hotelaria, agenciamento e receptivo, a fim de fomentarem suas atividades na área.

Para ser uma estância turística, municípios paulistas devem atender às condições previstas pela Lei Estadual 1.261, de 2015, o que atesta sua capacidade de ter o turismo como uma de suas principais atividades econômicas, com condições para atender satisfatoriamente seus visitantes e beneficiar seus munícipes nesse processo.

Além de possuir algum atrativo turístico – que pode ser natural, cultural, religioso, eventos ou mesmo o artesanato produzido em seu território – o município deve comprovar perante à Secretaria de Turismo de seu Estado que possui condições para atender com qualidade às necessidades de visitantes. A classificação é revista a cada dois anos pela pasta. Portanto, cidades podem perder o título, caso não atendam às exigências da legislação, e perderem os benefícios proporcionados pela atividade.

A Fundação FAT possui especialistas em hospitalidade, gestão pública e turismo que realizam todo o processo necessário para que um município possa ser classificado como Estância Turística ou desenvolva a atividade em seu território. Dentre outros, realiza o inventariado, onde identifica a oferta. Também pode desenvolver estudos como observatório do turismo, analisando informações como a origem dos turistas, suas demandas e se os serviços que oferece a eles são satisfatórios, tanto com relação à qualidade quanto ao número de pessoas que se pode atender. Essa análise propicia que se conheça o benefício econômico, como o impacto nos transportes, tempo médio de estadias, valores gastos por turistas diariamente, entre outros.

A entidade também conduz e auxilia na roteirização de atrações e serviços, sinalização, promoção e difusão, bem como treinamentos voltados desde gestores públicos aos trabalhadores envolvidos em toda a cadeia produtiva do turismo.

“A Fundação FAT orienta os gestores públicos a traçar o plano diretor do turismo, a fim de que a atividade seja sustentável à cidade, garantindo que munícipes sejam beneficiados econômica e socialmente e que seus visitantes tenham uma experiência verdadeira com a identidade do município, que a disseminem como algo agradável, voltem ao local e recomendem a amigos ir até lá”, diz Douglas Dias, bacharel em Lazer e Turismo e gestor de projetos da entidade.

Fonte: Compliance Comunicação