Curso Operação de sistemas de tratamento de água para consumo humano

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Paulo Cesar Guimarães Pereira.

Graduação: Licenciatura e Bacharel em Biologia e Licenciatura em Ciências – FFCL “Professor Carlos Pasquale”. Pós Graduação: Especialização em Tecnologias Ambientais – FATEC-SP, Especialização em Industrial Wastewater Treatement Association – Kitakyushu- Japão. Áreas de atuação: Recursos Hídricos; Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias; Tratamento de Efluentes Industriais; Saneamento, Biologia e Química Ambiental. Atividades Profissionais: Professor da FATEC-SP em curso de graduação e de pós; Presta Serviços para: CETESB; SENAI; USP; ABES-SP; SABESP; SAAE-Suzano e INDÚSTRIAS.

EMENTA:

Noções básicas: Química, Hidrometria; Gosto e Odor; Doenças de veiculação hídrica; Teoria Básica da Coagulação e Floculação. Controle do processo de coagulação – floculação; Teoria Básica da Decantação. Operação e Controle de Sistemas de Decantação Taxas de Trabalho; Noções básicas da teoria da filtração. Operação de Sistemas de Filtração. Taxas de filtração Parâmetros Operacionais; Teoria da Desinfecção.  Produtos Desinfetantes, Operação e Controle; Teoria básica da Fluoretação. Produtos utilizados. Operação e Controle. Controle da Dosagem; Visita a uma Estação de Tratamento de Água.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS/ AULA. Em dois dias de 8 horas. Das 9:00 as 13:00 e das 14:00 as 18:00h.

MODO DE APLICAÇÃO DO CURSO: Aulas expositivas com utilização de Data Show e/ou de vídeos.

MATERIAL DIDÁTICO A SER DISTRIBUIDO: Apostila digital e calculadora

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS: sala de aula, para até 30 alunos com ar condicionado, 2 sanitários (M e F), Data Show e Wi Fi.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: FUNDAÇÃO FAT. Rua Três Rios 131- Bom Retiro (metrô Tiradentes).  2º andar, Sala 1. em São Paulo, Capital.

CERTIFICAÇÃO: FUNDAÇÃO FAT e COMCURSAM.

HORÁRIOS e DATAS DO CURSO: deve ser desenvolvido entre 18/setembro e 01 de dezembro de 2017

Sugestão: 22 e 23/11/2017

Horários disponíveis: manhã das 9 as 13h;  tarde das 14 as 18h;