Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação – ICT

Em setembro de 2021 o Centro Paula Souza ganhou o reconhecimento de Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), integrando a rede de instituições do Estado de São Paulo – ICTESP.

Como ICT, poderá desenvolver alianças estratégicas para o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e entidades privadas sem fins lucrativos voltados para atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI.

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT firmou um acordo de cooperação com o Centro Paula Souza, como Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, para estabelecer o desenvolvimento de alianças estratégicas, o desenvolvimento de projetos em parceria com a iniciativa privada, a captação, gestão e aplicação de receitas para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, a cooperação com o desenvolvimento dos ambientes de inovação no Estado de São Paulo e a gestão da carteira de projetos institucionais e da política de inovação do ICTESP.

Estas iniciativas poderão contemplar a geração de produtos, processos e serviços inovadores e a transferência e difusão de tecnologia, como forma consolidar o CPS como agente catalizador do desenvolvimento regional, a partir do incentivo da inovação para aumento da competitividade das empresas paulistas.

Laura Laganá, diretora-superintende do CPS, destaca a importância desse momento: “Nós atuamos na raiz da inovação, isto é, na formação das mentes inovadoras. Ao nos tornarmos um ICT, passamos a nos beneficiar das políticas de inovação do Estado de São Paulo, mas, principalmente, também a contribuir de forma mais efetiva com a formulação e a implantação dessas políticas.” (Revista do CPS – ano 16 ed.85).

A realização desse acordo de cooperação visa principalmente incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, cooperando no desenvolvimento dos ambientes de inovação no Estado de São Paulo e no país, como por exemplo, a prestação de serviços especializados para terceiros por unidades das Fatecs, o licenciamento de patentes, a transferência de tecnologia, o compartilhamento de laboratórios e equipamentos com finalidade de pesquisa, entre outras ações. Para tanto, a FAT estará à frente da gestão administrativa, financeira e de pessoas, tributária e contábil, de marketing, eventos e publicações relacionados a projetos de inovação.

Para saber mais, fale conosco: Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT
(11) 3311-2622| (11) 3311-2646.