Formatura de novas turmas da Comgás no Programa Qualifica SP

A Fundação de Apoio à Tecnologia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Qualifica SP, e a Comgás realizaram na noite de 22 de agosto de 2024 a cerimônia de formatura de mais uma turma dos cursos de Gasista, com 76 profissionais formados, e Encanador Gasista, com 48 formandos.

A cerimônia, realizada na sede da Comgás, contou com a presença de Felipe Figueiredo, CEO da Companhia, e foi conduzida por Dirceu de Souza Goulart, Gerente de Emergência da Comgás. Também estiveram presentes na cerimônia Carla Araújo Sautchuk, Diretora de Operações e Serviços da Comgás, Mauro Prilip, professor do curso de Gasista, Luiz Roberto Vannucci, Diretor da FAT, Nágila Carvalho, Coordenadora do Programa Qualifica SP na FAT e Luciana Alves, Supervisora de Cursos da FAT, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – SDE, Dulcineia Ferreira Rodrigues, Diretora Técnica da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante (CETTPRO), representando a Sra. Myrian Prado, Coordenadora da CETTPRO, e o Analista de Projetos Gustavo Sérgio Oliveira.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove cursos gratuitos de qualificação para gasista, profissional especializado em equipamentos e instalações da indústria do gás. A iniciativa é uma parceria com a Comgás, uma empresa brasileira, considerada pela Abegás a maior distribuidora de gás natural do Brasil em volume de gás distribuído, e é a maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina.

Os cursos, que contam com a gestão da Fundação FAT para sua operacionalização, têm carga horária de 140 horas/aula, sendo 120 delas teóricas de forma remota e 20 horas práticas. Entre os conteúdos estudados estão conceitos de manutenção, testagem, instalação de equipamentos e tubulações de gás natural nos segmentos residencial e comercial. Além disso, os alunos aprendem como fazer o monitoramento de ambiente, o isolamento e a sinalização de áreas de segurança, ajustes de pressão dos equipamentos trocados ou reparados, entre outros procedimentos de segurança.

São estes profissionais que atuam nas instalações de gás, reparos e procedimentos de segurança. Em casos de vazamentos, por exemplo, é quem vai determinar as medidas que devem ser tomadas e avaliar os riscos das operações.