Formação de profissionais da área do turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela comemora os 180 munícipes formados pela Fundação FAT em diversas áreas ligadas ao setor de turismo da ilha e região, desde a especialização em Náutica, Eventos, Monitor de Turismo Inglês e Espanhol, e mais 240 profissionais em formação, totalizando 420 cidadãos aptos a desenvolver as atividades ligadas ao turismo.

Os cursos desenvolvidos foram:

  • Organização de Eventos
  • Decoração de Festas
  • Monitores de Turismo
  • Culinária Básica
  • Língua Estrangeira (inglês e espanhol)
  • Agente de Turismo
  • Laminação
  • Manutenção e Conservação de Embarcações
  • Instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração

Bianca Colepicolo, Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, ressalta que essa formação contribui não apenas com o crescimento pessoal e profissional de cada cidadão, mas também com o desenvolvimento da cidade. Segundo Karoline Demétrio, aluna do curso de Inglês e Espanhol, o curso foi muito importante e torna-se um legado para a vida toda. A aluna Carolane Calisto de Jesus, também do curso de Inglês e Espanhol destacou que o curso possibilitará alcançar oportunidades melhores de emprego na Ilha. Já o aluno Ezaquiel  Silva de Souza, do curso de Manutenção e Conservação de Embarcações, reconhece todo o envolvimento da FAT e a iniciativa da Prefeitura de Ilhabela em promover cursos profissionalizantes de qualidade e gratuitos, o que irá revigorar e aquecer o mercado de trabalho em Ilhabela.

Por serem moradores da Ilha, os monitores e orientadores de Turismo capacitados ganharam conhecimento sobre a cultura e a história da cidade, sendo um período de muita aprendizagem.

A formatura da primeira turma contou com a presença de Bianca Colepicolo, Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo da Prefeitura de Ilhabela, que destaca os esforços de todos os envolvidos no processo de capacitação, enfrentando com segurança os contratempos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.

A FAT foi representada pela Coordenadora de Cursos Clariana Morais: “Os formandos estão qualificados para suprir as necessidades do comércio local, deixando Ilhabela muito mais forte, muito mais preparada” – destaca Clariana.

Veja aqui o vídeo da formatura e os depoimentos de alguns formandos:

Assista: https://youtu.be/-WtPKYvlYIE