Formação de Gasista no Programa Minha Chance e Comgás – Turma 100% feminina

No dia 03 de maio a Fundação FAT, o Centro Paula Souza, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo deram início a mais um curso do Programa Minha Chance – o curso de Formação de Gasista, desta vez em parceria com a Comgás para uma turma 100% feminina.

Foram selecionadas 60 mulheres para o curso e, segundo a Companhia, o objetivo é oferecer oportunidades e empoderar as mulheres, diminuindo o preconceito em relação à profissão, e apostando nas mulheres por serem primorosas e cuidadosas em se tratando de segurança.

O programa “MINHA CHANCE” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de parceria com as empresas do setor privado, com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda, conectando os cursos oferecidos com as demandas dos empregadores em todo o Estado.

O Centro Paula Souza passa a ser uma das entidades certificadoras da profissão de gasista.

A formação abrangerá a conversão de equipamentos, fogões, cooktops, aquecedores, fornos, abertura e desligamento de gás,orientações técnicas sobre em quais ambientes podem ser ligados os equipamentos, avaliar a ventilação adequada e as condições dos equipamentos, ler projetos relacionados a instalações internas de gás em residências, comércios e prédios.

Serão 140 horas/aula mediadas por computador em ambiente educacional a distância, provido e suportado pela FAT, incluindo 18 horas/aula nos laboratórios da Comgás, apresentando a rede e todos os equipamentos que usam o gás natural como energia.

A aula inaugural contou com a presença de Dirceu de Souza Goulart, da Comgás, e com os professores do curso Carlos Amaral e Mauro Garcia. Os apresentadores fizeram uma retrospectiva de suas carreiras como gasistas nas áreas residenciais, orientando os profissionais de campo, principalmente no controle de acidentes.

Dirceu destacou que nos últimos anos a Comgás tem investido muitos recursos na sua área de concessão e nota-se que o uso de gás gatural em residências, comércios e indústrias tem crescido significativamente, exigindo a formação de novos profissionais para suprir a prestação de serviços com qualidade, conforto e segurança aos consumidores.

Os professores reforçaram o aprendizado constante, pois trata-se de uma área bastante técnica e dinâmica e que envolve aspectos importantes de segurança. Destacaram, também, que é uma área de atuação em franco crescimento, e que abrange todo o território nacional, ampliando as perspectivas da profissão.

No dia 05 de maio de 2021 as alunas também acompanharam a Live de Abertura do Curso de Gasista com a mediação de Pedro Brasileiro, Diretor do Programa Minha Chance.

Também participaram do evento ao vivo:

Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, destacando a importância do Programa Minha Chance como política para geração de empregos e promoção da mulher no mercado.

Daniel Barros, Subsecretário de Ensino Técnico do Estado de São Paulo, explicando como o Minha Chance funciona.

Laura Laganá, Superintentende do Centro Paula Souza, ressaltando o papel do Centro Paula Souza na geração de oportunidades de capacitação para a comunidade, em parceria com as empresas do setor privado.

O Diretor Presidente da Fundação FAT, César Silva, reforçou a importância do Programa para a geração de empregos, e como os profissional da FAT estão envolvidos para viabilizar toda a estrutura necessária para a concretização de cada etapa, desde a seleção, matrícula, aulas e certificação.

A Comgás foi representada pela Diretora de Operações e Serviços, Carla Araujo Sautchuk e Adriano Zerbini, Diretor Institucional e Comunicação, que discorreram sobre a importância do mercado de gás e as oportunidades para gasistas.

O Prof. Mauro Prilip apresentou a estrutura proposta do curso e, na sequência, houve o depoimento de Kátia Cruzolete, a única gasista mulher da Comgás.

Assista o evento na íntegra: