EJATEC: Conectando a educação de jovens e adultos com formação profissional.

O EJATEC é uma das modalidades do Novo Ensino Médio para a Educação de Jovens e Adultos. O programa conecta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional, visando aumentar a empregabilidade dos estudantes e estimular a continuidade dos estudos. No âmbito do Programa NOVOTEC EJATEC são oferecidos cursos de Qualificação Profissional por meio de plataforma digital.

O EJATEC é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a FAT é responsável pela gestão e coordenação do projeto e atua em parceria com o Centro Paula Souza, que é o responsável pela demanda pedagógica do projeto, como o desenvolvimento de material pedagógico, o cadastro dos instrutores na plataforma digital, o suporte e o treinamento da plataforma para os instrutores, a disponibilidade de relatórios e as consultas à plataforma. A Plataforma Virtual é o ambiente virtual do Centro Paula Souza onde professores e alunos podem fazer o acompanhamento pedagógico do curso. Nesse ambiente são alimentados a Lista de Chamada, as Atividades Formativas, o Controle das Agendas do Curso, a Abertura e a Finalização das Agendas, bem como todo o suporte pedagógico.

A equipe da FAT formada para a Gestão e Coordenação do projeto EJATEC REMOTO direciona o projeto e suas diretrizes, acompanha o andamento e as demandas, organiza as capacitações e reuniões, bem como a prestação de contas e os relatórios financeiros.

A equipe da FAT também acompanha as demandas diárias, a organização e divisão de materiais pedagógicos e a logística de distribuição para as unidades remotas / escolas vinculadoras, o atendimento de demandas telefônicas e por e-mail, a organização das reuniões com os instrutores e parceiros e o atendimento das demandas dos instrutores.

A equipe FAT é formada atualmente por 25 INSTRUTORES ATIVOS, que executam o plano de aulas de cada modalidade e de curso, acompanhando os encontros apontados nas apostilas e desenvolvendo toda a potência dos alunos. Os instrutores são responsáveis pelo preenchimento correto do diário de classe e lista de presença na plataforma digital, além do acompanhamento efetivo das turmas e da participação das reuniões e capacitações.

O EJATEC REMOTO conta com números expressivos de atendimento, em síntese:
•       89 ESCOLAS VINCULADORAS
•       MAIS DE 400 MIL HORAS EXECUTADAS
•       MAIS DE 2700 ALUNOS PARTICIPANTES
•       35 MUNICÍPIOS DIFERENTES

O atendimento previsto para este 1º semestre de 2023 abrange 3266 (três mil, duzentos e sessenta e seis) alunos e 27 instrutores.