Cursos de qualificação profissional para a Fundação Casa

A FAT está ministrando cursos de qualificação profissional básica aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos Centros da Fundação CASA, de forma a fortalecer seu projeto de vida e desenvolver habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho do século XXI.

O programa a ser desenvolvido parte do entendimento de que há uma série de especificidades relacionadas ao adolescente em um contexto de privação de liberdade que devem ser consideradas na concepção de educação escolhida e no planejamento dos cursos propostos. Os cursos propostos são livres, definidos na categoria de qualificação profissional básica, caracterizados pela carga horária reduzida, pensados e organizados pela Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (GACEP) da Fundação CASA. Deverão ser oferecidos em todos os Centros de Atendimento de gestão plena e ministrados no interior dos mesmos.

As áreas de formação a serem oferecidas serão: Gestão e Negócios, Desenvolvimento Social, Gastronomia, Moda e Beleza, Tecnologia da Informação, Hotelaria e Eventos, Designer e Arquitetura, Comunicação e Artes. A perspectiva é de que os adolescentes possam ampliar seu repertório de conhecimentos e que realizem uma leitura crítica de sua própria condição social, do mundo do consumo e das possibilidades de inserção efetivas no mundo do trabalho após o período de internação.

As Divisões Regionais atendidas na oferta de educação profissional são: DRMC – Campinas, DRMSE – Sudeste, DRMNO – Noroeste, DRL e ABCD – Litoral, DRVP – Vale do Paraíba. Serão 17 cursos diferentes ministrados para 46 turmas.