Seminário de Limpeza Pública – Erradicação dos lixões e áreas degradadas

Este seminário tem como objetivo alertar aos administradores públicos e a população em geral sobre os impactos ambientais negativos causados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em áreas órfãs, denominadas de lixões.

Nele são inicialmente abordados as legislações e responsabilidades legais destas áreas sem os devidos licenciamentos ambientais.

Apresentamos também o detalhamento dos impactos ambientais causados no local, e sequencialmente são abordados alguns caminhos para a recuperação das áreas degradadas.

Algumas considerações sobre custos de recuperação e alguns exemplos de uso e ocupação de áreas recuperadas.

No mesmo ainda é apresentado um “case de sucesso ocorrido em Brasília”, no chamado “lixão do estrutural”, onde a SLU através de programa social, conseguiu transferir os catadores do local, para galpões de Reciclagem em condições humanas de trabalho.

A quem se destina:

Prefeitos, vereadores, secretários municipais, administradores e engenheiros da administração pública, engenheiros civis e ambientais, tecnólogos, técnicos, operadores de coleta de resíduos domiciliares. Estudantes e outras atividades profissionais atuando no setor de saneamento básico.

ASSOCIADOS À ABLP:
Erradicação de Lixões e Recuperação de Áreas Degradadas (50% para os associados à ABLP, mediante confirmação da entidade)

NÃO ASSOCIADOS:
Erradicação de Lixões e Recuperação de Áreas Degradadas (não associados)

FAT – FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA e ABLP ASSOC. BRAS. DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA PÚBLICA – Programação completa

TEMA DO SEMINÁRIO:

ERRADICAÇÃO DE LIXÕES   E   RECUPERAÇÃO DE AREAS   DEGRADADAS (VIRTUAL – SEDE DA FAT )
3 jornadas: aulas das 8:00h às 12:00 h

DATAS: 01/08, 08/08 e 15/08/2022
Aulas de 60 minutos,  sendo 50 minutos de aapresentação e 10 minutos para dúvidas e perguntas

DIA 01 DE AGOSTO DE 2022:
8:15h   ABERTURA: