Qualificação profissional FAT para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA

A Fundação FAT oferece cursos de qualificação profissional básica aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação nos centros de atendimento da Fundação CASA, contemplando em seu conteúdo programático noções sobre habilidades básicas e gestão, nas seguintes áreas: gestão negócios / desenvolvimento social, alimentação/gastronomia, moda e beleza, tecnologia da informação, hotelaria e eventos, designer e arquitetura, comunicação e artes, construção e reparos.

O objetivo é que os adolescentes possam ampliar seu repertório de conhecimentos e que realizem uma leitura crítica de sua própria condição social, do mundo do consumo e das possibilidades de inserção efetivas no mundo do trabalho após o período de internação. Para tanto, a FAT produziu mais de 80 cursos no intuito de ofertar uma diversidade significativa de temas importantes para esses jovens como, por exemplo, noções de informática, operador de telemarketing, pintura recreativa, recepção, rotinas básicas de logística, técnicas de vendas, zeladoria em condomínios, atendente de farmácia e conserto de eletrodomésticos, entre tantas outras qualificações relevantes e interessantes para impulsionar uma futura carreira profissional.

Até o mês de dezembro de 2022 foram ofertadas 3859 (três mil, oitocentos e cinquenta e nove) vagas, divididas em 321 (trezentos e vinte e uma) turmas, distribuídas nas unidades de internação localizadas na Capital e na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Já até o mês de agosto de 2023 foram abertas 379 (trezentas e setenta e nove) turmas e oferecidas 4738 (quatro mil, setecentos e trinta e oito vagas). Assim, a FAT operacionalizou 700 (setecentas) turmas e 8597 (oito mil, quinhentas e noventa e sete) vagas nos diversos cursos ofertados até o momento.

Ao todo foram 42 unidades atendidas, subdivididas em 5 regionais:

DRL LITORAL E ABCD
DRMC CAMPINAS
DRMNO NOROESTE
DRMSE SUDESTE
DRVP VALE DO PARAÍBA

Para o acompanhamento pedagógico e controle do projeto a FAT desenvolveu e adotou ferramentas como o Diário de Bordo, para o registro de reuniões de ciclo ou de alinhamento, a Lista de Chamadas, para o acompanhamento da frequência dos alunos, o Diário de Classe, para o acompanhamento das aulas, encontros e atividades desenvolvidas, o Manual do Coordenador,documento onde está descrito todos os processos e atribuições desenvolvidas pelos Coordenadores da FAT, e o Manual do Instrutor, para o registro dos processos e atribuições dos instrutores da FAT.

A FAT construiu o modelo pedagógico e administrativo completo, responsabilizando-se por todo o processo, desde a criação de ferramentas e modelos pedagógicos, a contratação e treinamento de instrutores e coordenadores, a elaboração de apostilas, a impressão e logísticas, o material didático (kit do aluno) e materiais para as aulas práticas.

Até o final de 2022 foram 3148 (três mil, cento e quarenta e oito) alunos concluintes e certificados, sendo: 467 nos 1º ciclos, 910 no 2º ciclo, 896 no 3º ciclo e 875 no 4º ciclo. E no ano de 2023 foram emitidos 1886 (um mil, oitocentos e oitenta e seis) certificados até o mês de agosto, totalizando 5034 (cinco mil e trinta e quatro) jovens alunos certificados até o momento.

Sobre a Fundação Casa

Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Sobre a Fundação FAT

A Fundação FAT é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos e tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de conhecimento, atuando especialmente na educação profissional.