Curso de Matemática Financeira com auxílio da Hp12C e de Excel

PROFESSOR: Luiz Roberto Vannucci.

Engenheiro Civil; Mestrado em Engenharia de Produção; Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC/SP.Diretor Técnico da Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT. Autor do livro: Matemática Financeira e Engenharia Econômica – Princípios e Aplicações – Blucher Editora.

EMENTA

Conceitos de fluxo de caixa, juros, período de capitalização, taxa de juros e juros compostos.

Cálculos aplicados a pagamentos/investimentos em parcela única, parcelas iguais e desiguais.

Elaboração de “Tabuada Financeira” para simplificação dos cálculos e análises.

A utilização de forma simples e direta da calculadora financeira HP12C e das funções financeiras pré-programadas da planilha eletrônica EXCEL.

Os cálculo e análises realizados por meio de planilha personalizada em EXCEL pronta para uso.

A análise de taxas de juros praticadas no mercado e paga pelo consumidor.

CARGA HORÁRIA

12 HORAS/ AULA (4 encontros de 3 horas). Das 18:30 as 21:30h.

MODO DE APLICAÇÃO DO CURSO:

Aula expositiva com recursos de lousa branca, multimídia, calculadora HP12C (física ou projetada em tela) e da planilha EXCEL utilizada por notebook do próprio aluno e/ou projetada em tela.

MATERIAL DIDÁTICO A SER DISTRIBUIDO:

Livro “Matemática Financeira e Engenharia Econômica – Princípios e Aplicações” publicado pela Blucher Editora.

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS; Sala de aula, para até 30 alunos com ar condicionado, 2 sanitários (M e F), recurso multimídia e Wi Fi.

LOCAL DE REALIZAÇÃO; Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT. Rua Três Rios 131- Bom Retiro (metrô Tiradentes).  2º andar, Sala 1. São Paulo, Capital.

CERTIFICAÇÃO: Emitido pela Fundação de Apoio à Tecnologia FAT para os alunos presentes em todas as aulas.

HORÁRIOS e DATAS DO CURSO: das 18:30 as 21:30 h. Dias 3, 10, 17 e 24 de outubro.