Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior
Cursos gratuitos incluem áreas como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Farmácia, Recursos Humanos, Mecânica Automotiva, entre outras
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Qualifica SP, inicia neste fim de junho e início de julho as aulas dos cursos de Tecnologia da Informação para todo o estado, além de cursos de outros segmentos exclusivos para o interior paulista. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), promove o acesso da sociedade a cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda.
Somente para a área de TI, foram cerca de 760 novos alunos matriculados nos cursos de Aplicação de Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos, Programação WEB e Sistemas Operacionais, divididos em 20 turmas. Cada curso tem duração de 120 horas, e as aulas vão até o dia 04 de agosto, abrindo novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos residentes em todo o Estado.
Para o interior paulista, o programa Qualifica SP também abriu novas turmas de cursos em outras áreas:
- Assistente de Recursos Humanos (Cotia, Elias Fausto, Itapevi e Tremembé)
- Assistente Administrativo com Inclusão Digital (Ilhabela)
- Atendente de Farmácia (Barretos, Ipaussu e Santa Isabel)
- Auxiliar Financeiro (Queluz)
- Cuidador de Idosos com Inclusão Digital (Lagoinha)
- Eletricista Instalador Residencial (Cotia)
- Excel Para Empresas (Itatinga)
- Inglês Para Recepção de Visitantes (Mongaguá)
- Informática Básica com Inclusão Digital (Mongaguá)
- Marketing Digital na Prática (Barretos, Cotia, Elias Fausto, Itapevi, Registro e Tremembé)
- Mecânica Automotiva – Básico (Caraguatatuba, duas turmas)
- Espanhol para Recepção de Visitantes (Ilhabela)
- Técnicas de Vendas (Peruíbe)
“Trata-se de um mecanismo importante não apenas para os jovens que querem iniciar a carreira profissional, mas também às pessoas que precisam retornar para o mercado de trabalho ou para quem já é empreendedor”, afirma Cesar Silva, diretor presidente da Fundação FAT.
A FAT disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas presenciais e virtuais, desde os instrutores até todo o material técnico e didático, incluindo metodologia de gestão, diário de bordo entre outras ferramentas próprias da FAT para a realização dos cursos, incluindo as aulas práticas voltadas para Tecnologia da Informação, que serão realizadas no Laboratório na Nuvem, de forma prática e acessível, aplicando as boas práticas no ensino a distância de desenvolvimento de sistemas e de tecnologia da informação.
Para acompanhar os processos e novidades do Programa Qualifica SP, basta acessar os portais https://www.qualificasp.sp.gov.br/ e http://fundacaofat.org.br/
A Fundação FAT é executora dos cursos do Programa Qualifica SP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômicos do Estado de São Paulo (SDE), promovendo e executando cursos de Qualificação Profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda. O Programa Qualifica SP é destinado a quem quer iniciar a carreira profissional, para quem quer retornar para o mercado de trabalho e para quem já é empreendedor.