Parceria FAT e ANVISA acelera processos na área da saúde.

Tecnologia em prol da saúde. Neste momento tão crítico, onde identificamos a urgência de processos eletrônicos na área da saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a FUNDAÇÃO FAT celebram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de uma ferramenta eletrônica que permitirá o gerenciamento informatizado da distribuição de numerações e talonários de Notificações de Receita e Receitas de Controle Especial em todo o território nacional.

O Sistema Nacional de Controle de Receituário (SNCR) irá substituir o processo atual de controle da distribuição de receitas de medicamentos de uso controlado. O processo atual é baseado em controles estaduais realizado por agentes da Vigilância Sanitária alocados em Estados e Municípios brasileiros.

A primeira fase do projeto visa centralizar o controle em um processo eletrônico por meio de um algoritmo centralizado de geração da numeração. As unidades distribuídas da Vigilância Sanitária poderão fazer uso da ferramenta que terá o controle centralizado em Brasília.

A partir do desenvolvimento desta aplicação a ANVISA pretende, no futuro, facilitar o processo de rastreio e identificação do prescritor, qual paciente foi atendido e até em qual farmácia foi realizada a dispensação. Além disso, será disponibilizada uma ferramenta para consulta da validade de uma numeração pela Internet.

Isso permitirá um controle de toda a cadeia de dispensação de um determinado medicamento, podendo compreender os usos de pacientes, médicos e farmacêuticos da informação relacionada à receita.

A FAT também será responsável pela realização de treinamentos para usuários da ferramenta.