FAT e SEBRAE-SP promovem programas de desenvolvimento para gestores públicos na temática de Turismo

A Fundação FAT e o SEBRAE-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo) estão à frente de um programa de capacitação voltado para gestores públicos municipais na área do Turismo. Além da melhoria de processos de gestão, o projeto de capacitação também pretende estruturar os sistemas de dados da gestão municipal, identificar e transformar destinos turísticos inteligentes e impulsionar oportunidades de mercado e renda, tanto para os municípios quanto para micro e pequenas empresas nas regiões atendidas, entre outras temáticas aderentes ao ambiente de políticas públicas de Turismo.

O Estado de São Paulo é o líder nacional na movimentação econômica do turismo. É o principal destino, com mais de 44 milhões de viagens e também o principal emissor de turistas para os demais estados e o exterior (GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2021). Segundo levantamento do IBGE (2021), uma em cada cinco viagens (20,6%) feitas no país tiveram como destino cidades paulistas, somando R$ 1,8 bilhão arrecadados em 2021 com gastos em pernoites.

Os serviços de hospitalidade passam por desafios constantes, seja na esfera pública ou privada. A expectativa dos usuários, as novas tecnologias, a urgência do acolhimento e da organização do espaço para receber fluxos de visitantes são demandadas constantemente no Brasil e no exterior. São Paulo é o Estado nacional que historicamente se posicionou como polo emissivo de turismo, enviando viajantes e turistas para o Brasil e para o mundo. Desde o final dos anos de 1990 e o início dos anos 2000 uma nova leitura das possibilidades do Turismo receptivo foi sendo trazida para as cidades paulistas. Com ela, a possibilidade de se fortalecer o turismo rodoviário, aproveitando a efervescente oferta cultural, gastronômica, dos modais de transporte e da mão de obra qualificada existente no país. Mais do que isso, começou-se a almejar pelo destaque internacional das cidades paulistanas, como lugares passíveis de

vivenciar experiências únicas seja no segmento do Turismo rural, ecoturismo, de eventos, sol e praia, compras, cultural ou urbano.

São Paulo é um Estado que se destaca no cenário nacional e internacional de Turismo não só por sua capital, mas pela qualidade das experiências e dos destinos que estão em amplo desenvolvimento e alinhados com as tendências globais do turismo de experiência, de base comunitário, regenerativo e sustentável. Casos como as cidades de Jundiaí, Socorro, Brotas, Cananéia, Ilhabela e outros denotam a ideia de que o Turismo tem sido cada vez mais uma alternativa de desenvolvimento econômico possível e duradouro.

Os pilotos de instrutoria e consultoria serão realizados presencialmente no Sudoeste Paulista, na Região do Alto Tietê e na Região de Araçatuba. As 3 turmas finais por instrutoria e consultoria também serão realizadas presencialmente, na Região do Vale do Ribeira, Região de Presidente Prudente e Região de Guaratinguetá.

No escopo do projeto, a FAT conduzirá toda a organização, gestão e execução das atividades, desde o recrutamento e seleção da equipe de especialistas em Hospitalidade, Turismo e Educação Profissional, coordenação técnico-pedagógica, realização de instrutorias e consultorias em Turismo, produção de materiais técnicos, vídeos-treinamentos e de e-Books educativos sobre as várias temáticas da indústria do Turismo, até a emissão de certificados para as instrutorias e consultorias aplicadas.