COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL 2024

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL. No ano seguinte, em 1995, foi realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002.

A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então, dezenas de eventos foram realizados em vários Estados do país, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

A FAT apoia uma das mais tradicionais equipes do circuito Baja, a Fatecnólogos Baja SAE, queparticipa do evento desde 1995. Na temporada de 2024 a equipe competiu com um modelo Brigss & Stratton série 20 de 10 cv e foi classificada na 35º posição no circuito nacional. “Conseguimos este resultado através de muito trabalho, sacrificando horas de lazer com familiares e amigos. Também foi fundamental o apoio dos nossos patrocinadores, ex-membros da equipe, professores e do diretor da Fatec-SP”, afirma Jonnathan G. Silva, membro da equipe Fatecnólogos Baja SAE.

Sobre o projeto

O Projeto Baja é desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia e Física, entre outros, no intuito de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula para projetar, construir e desenvolver um protótipo no estilo off-road para competir entre as equipes. Cada universidade pode competir com até dois carros, e as equipes devem ter no máximo 20 alunos por carro.

A SAE rege o regulamento, que está na segunda emenda, onde é determinado como o veículo deve ser construído, o que será avaliado e também o que não é permitido. Também são postadas na página da SAE as informações adicionais para as competições vigentes.

A competição costuma durar de 3 a 4 dias e nela são avaliadas todas as etapas da construção do projeto até o carro em si, passando por provas de segurança, provas estáticas, de apresentação de projeto, provas práticas, onde são avaliados todos os sistemas e subsistemas do carro, até chegar à corrida de resistência, chamada de enduro, uma corrida de 4 horas com obstáculos que o carro precisa superar para continuar correndo. Todas essas provas e tarefas geram pontuação, somando um total de  1000 pontos.

Classificação geral:
https://resultados.bajasaebrasil.net/prova.php?id=24BR_GER

Saiba mais sobre a equipe:
https://minibajafatec.wixsite.com/fatecnologos

Saiba mais sobre o projeto: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/informacoes/

Galeriq de imagens do evento: