Educação significativa com metodologias ativas

No dia 28 de agosto o Prof. Dr. Edson Martins ministrou uma palestra sobre Metodologias Ativas na Educação para professores associados ao SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

Na palestra foram abordadas as competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, ressaltando os valores que devem ser trabalhados durante a educação básica. O Prof. Edson ressaltou que o aprendizado deve ser contínuo e gradual para que o aluno consiga desenvolver todas as competências expressas na BNCC, como as habilidades e atitudes para a vida e para o mundo do trabalho.

Destacou, ainda, que todos os professores devem avaliar quais aspectos de suas disciplinas contribuem para o desenvolvimento das competências e incluí-las com clareza em suas aulas.

O Prof. Edson discorreu também sobre as diferentes práticas do ensino-aprendizagem:

APRENDIZAGEM MECÂNICA

É a aprendizagem sem atribuição de significados pessoais, sem relação com o conhecimento preexistente, é mecânica, e não significativa.

O novo conhecimento é armazenado de maneira arbitrária e literal na mente do indivíduo. Durante um certo período de tempo, a pessoa é, inclusive, capaz de reproduzir o que foi aprendido mecanicamente, mas não significa nada para ela .

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Quando um novo conhecimento possui significados para o aprendiz através de uma ancoragem cognitiva preexistente.

São conceitos, ideias, proposições já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) e que entra em diálogo direto com novas possiblidades de aprendizagem, fazendo sentido direto para a vida dele.

Prof. Dr. Edson Martins é Cientista Social, Mestre em Educação e Cultura e Doutor em Currículo Educacional e Coordenador do curso MASTER EDUCATION EM , Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FAT/UNIFIL, em parceria com o SIEEESP.