Educação profissional para a comunidade

A Fundação FAT é parceira da CPFL na operacionalização de cursos profissionalizantes, especialmente na Escola de Eletricistas e na Escola de Projetistas. Conheça mais sobre os projetos desenvolvidos e os detalhes publicados no Relatório Anual 2019 da Companhia:

“A Escola de Excelência Operacional, que funciona sob a gestão da Universidade CPFL, é responsável pela capacitação dos colaboradores em métodos e normas operacionais para os segmentos de transmissão e distribuição de energia. Essa estrutura vai além do quadro funcional e beneficia as comunidades nas regiões em que atuamos com a oferta de cursos para formação profissional.

Existem três linhas voltadas para as comunidades locais: a Escola de Eletricistas, a Escola de Operadores e a Escola de Projetistas. Cada uma delas atua para disseminar informações técnicas e desenvolver competências entre pessoas que não são colaboradores das empresas da CPFL Energia, habilitando-as para uma carreira profissional no setor elétrico.

No ano de 2019, realizamos 46 turmas da Escola de Eletricistas (77% a mais do que no ano anterior), com mais de 19 mil horas de capacitação oferecidas. No total, 765 moradores das cidades das áreas de concessão foram treinados e aproximadamente 70% deles foram contratados. A Escola de Operadores, iniciativa pioneira no Brasil e lançada em 2019, é voltada para a formação de profissionais que trabalham nos centros de controle das distribuidoras. A primeira edição formou 24 alunos, após 592 horas de treinamento – atualmente temos 3 pessoas já contratadas.

A Escola de Projetistas, por sua vez, tem o objetivo de formar técnicos para a criação e a análise de projetos de rede elétrica de distribuição, seguindo as normas e procedimentos da CPFL Energia. O curso realizado no estado de São Paulo capacitou 27 alunos, em 372 horas de treinamento, e permitiu que 16 pessoas passassem a integrar nossas equipes.”

Leia mais: Relatório Anual CPFL 2019