Desenvolvimento turístico de forma legal, responsável e sustentável
O projeto é bastante complexo nos aspectos metodológicos e táticos, pois estuda profundamente cada região e cria produtos e soluções sob medida e inovadores.
O Sebrae, entidade que desenvolve soluções e tem como missão auxiliar micro, pequenas e médias empresas em seu desenvolvimento e crescimento com o apoio do poder público, percebeu que no ramo do Turismo as empresas precisam encontrar no poder público um terreno fértil para que possam se desenvolver plenamente. Assim, o Sebrae encontrou na assessoria técnica da Fundação FAT um parceiro ideal para diagnosticar e estabelecer um conjunto de soluções com foco no desenvolvimento turístico de forma legal, responsável e sustentável nas cidades do interior do Estado de São Paulo.
A Fundação FAT reuniu um time de excelência para identificar necessidades e construir soluções para o desenvolvimento dos negócios turísticos. Os cursos e as capacitações, os produtos e as consultorias aplicados no projeto visam subsidiar as prefeituras a estabelecerem governanças e a construírem ambientes mais prósperos e preparados para amparar o desenvolvimento regional do Turismo para micro, pequenas, médias e grandes empresas locais.
Projeto inédito e inovador
O projeto é bastante complexo nos aspectos metodológicos e táticos, pois estuda profundamente cada região e cria produtos e soluções sob medida e inovadores. O projeto é inovador pois os produtos e soluções gerados são inéditos, explica Bianca Garcia, autora, professora e Mestra em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e uma das consultoras da FAT envolvida no projeto. Além disso, a equipe está aplicando uma metodologia desenvolvida especificamente para as demandas do projeto.
Segundo a consultora da FAT, Renata Cardias, turismóloga, doutora em Comunicação Social e eleita a melhor professora de Turismo no Estado de São Paulo, foi realizado um amplo e profundo diagnóstico da estrutura pública do Turismo em cada município envolvido, o que permitiu a coleta de dados e informações de governança para a consolidação de diagnóstico da estrutura de gestão do turismo da região, indicando os pontos que precisam ser ajustados para que se crie um ambiente de negócios adequado ao desenvolvimento da atividade.
Um exemplo é o município de Salesópolis, estância turística localizada na região do Alto Tietê, conhecida como cidade que tem como atrativo principal as Nascentes do Tietê, além patrimônio natural que é a Serra do Mar, assim como patrimônio cultural de relevância como segmentos culturais, gastronômicos e religioso. Em março de 2025 a cidade receberá as consultorias de Estrutura de Gestão para o Turismo e Arcabouço Legal.
Entenda as etapas do Projeto
A etapa de Gestão colaborativa, reúne o poder público local, empresários e comunidade em geral para explicar a importância do desenvolvimento turístico na região. Essa fase visa conscientizar esse público de que o desenvolvimento do turismo depende tanto de políticas públicas adequadas quanto de iniciativas das empresas e participação da comunidade local.
Uma segunda etapa é de instrutoria, para reunir, instruir e fortalecer empresários do ramo do turismo e da hospitalidade, artesãos e comerciantes locais. Essa instrutoria é feita sob medida para as necessidades e demandas do turismo local, lembrando que toda a metodologia aplicada é revisada e repassada aos consultores do Sebrae para serem replicadas em outras cidades, tornando-os multiplicadores de todo o processo.
A terceira etapa do projeto envolve as consultorias minuciosas e aprofundadas, um raio-x de como está a situação do município em relação ao turismo, gerando um diagnóstico bastante completo focado nas questões legais e de gestão. A partir do resultado dessa consultoria são realizados os encaminhamentos, cursos e providências necessárias para a melhoria de todo o ecossistema turístico na região, abrangendo empresários, poder público e comunidade.
De forma prática, são identificadas necessidades como treinamento de equipes na gestão municipal, elaboração de calendários de eventos, plano diretor do turismo na cidade, arcabouço legal, incentivo fiscal, sistemas de informação, planejamento estratégico ou solução de problemas estruturais na cidade, apenas como alguns exemplos.
Durante todo o projeto o uso de tecnologia é bastante intenso, utilizando a análise de dados e sistemas de informação para definir ações e identificar destinos turísticos inteligentes, por exemplo, abrangendo sustentabilidade e questões de governança. Dados como quantidade e perfil de turistas, ticket médio gasto e quais atrativos turísticos preferidos são analisados para apresentar soluções.
Ao final de cada etapa são entregues os Planos de Ação com recomendações detalhadas para cada demanda encontrada.
Cidades alcançadas
As cidades de Itaoca, Suzano, Castilho, Cananéia, Guaratinguetá e Presidente Epitáfio já receberam a etapa de Gestão Colaborativa. A etapa de Fortalecimento da Governança já foi aplicada nos municípios de Mogi das Cruzes, Apiaí e Castilho.
A etapa de Consultoria e Diagnóstico foi aplicada em Apiaí, Penápolis e Salesópolis, e estão em andamentos nas cidades de Rancharia, Miracatu e Cruzeiro.
A consultora Bianca Garcia destaca, ainda, que a equipe da FAT está sendo muito bem recebida e acolhida, tanto pelos municípios quanto pelos escritórios regionais do Sebrae. “Essa parceria tem sido de muita valia e proveitosa”, afirma. “Os municípios são carentes de informações técnicas e estão aproveitando demais. Passa a sensação de que o trabalho é útil e valioso, e que haverá continuidade. Percebemos que todos estão animados e que acreditam que isso irá mudar a realidade do turismo na cidade”, complementa.
O envolvimento da comunidade e empresários nas instrutorias também tem sido de muito destaque. Eles saem motivados e querem contribuir, acreditando na consolidação do turismo na região.












