Currículo do futuro: o que as empresas valorizam?

Explore as habilidades essenciais que impulsionam carreiras de sucesso no cenário profissional em constante evolução

As restrições impostas pela pandemia mostraram a capacidade que a sociedade tem de adquirir e produzir conhecimento. Empresas precisaram se adaptar rapidamente a relações não presenciais por meio da criação e utilização de recursos tecnológicos. Consequentemente, o mercado passou a valorizar mais profissionais com competências adequadas a cenários de incertezas e mudanças.

Com base nesse contexto, o Fórum Econômico Mundial produziu, em 2020, um relatório em que destacou várias habilidades essenciais para o chamado “profissional do futuro”. O trabalho reuniu opiniões de líderes de negócios, além de informações públicas e privadas. Segundo o documento, pensamento crítico, resolução de problemas complexos e inteligência emocional são algumas competências desejáveis nos próximos anos.

O que o profissional do futuro deve ter?

  • Pensamento crítico e análise: a capacidade de analisar informações, identificar problemas e tomar decisões embasadas em dados;
  • Resolução de problemas complexos: habilidade para abordar desafios difíceis e encontrar soluções eficazes;
  • Criatividade: a capacidade de pensar de forma inovadora e gerar ideias originais;
  • Gestão de pessoas: habilidade de liderar, motivar e trabalhar em equipe;
  • Coordenação com os outros: capacidade de colaborar eficazmente com colegas de trabalho, clientes e parceiros;
  • Inteligência emocional: compreensão e gerenciamento das próprias emoções, bem como a habilidade de lidar com as emoções dos outros;
  • Julgamento e tomada de decisões: habilidade para tomar decisões informadas e éticas;
  • Orientação para o serviço: foco no atendimento ao cliente e na satisfação das necessidades do mercado;
  • Negociação: habilidade de negociar e alcançar acordos mutuamente benéficos;
  • Flexibilidade cognitiva: capacidade de se adaptar a novas situações e aprender continuamente;
  • Inteligência cultural e diversidade: compreensão e respeito pelas diferenças culturais e diversidade no local de trabalho;
  • Habilidade para usar tecnologia digital: competência em lidar com tecnologias digitais, incluindo software e ferramentas relevantes;
  • Resiliência: capacidade de enfrentar desafios e adversidades com determinação e adaptabilidade.

Como adaptar meu perfil profissional a esse novo mercado? 

De acordo com o consultor de Educação Francisco Borges, da Fundação Fat, entidade sem fins lucrativos que apoia a educação e a tecnologia no País, o autoconhecimento é uma das melhores maneiras de saber o caminho a seguir. 

É possível ainda contar com o apoio de especialistas: “Buscar uma mentoria ou um profissional que seja especializado em carreiras pode auxiliar na identificação de pontos fracos e a saber como melhorá-los”, afirma.

Paralelamente, o profissional deve considerar a possibilidade de realizar cursos que tenham como foco competências específicas. Da mesma forma, participar de workshops e seminários para ampliar a rede de contatos e aprender com a experiências de outras pessoas. Essas são boas oportunidades para aplicar, no dia a dia, habilidades interpessoais como comunicação eficaz, empatia e colaboração. 

Publicado primeiro em Redação FamiliarIdades
Compliance Comunicação