Qualificação profissional para mais de 3.500 alunos no conceito do Novo Ensino Médio

Programa EJATEC já está sendo aplicado junto a 77 escolas vinculadoras e a 7 unidades prisionais do Estado de São Paulo

A Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) ultrapassou a marca de 3.500 alunos matriculados nos cursos do EJATEC, programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza, que é o responsável pela demanda pedagógica do projeto.

A iniciativa, baseada nos conceitos do Novo Ensono Médio, tem o objetivo de conectar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional, visando aumentar a empregabilidade dos estudantes e estimular a continuidade dos estudos.

A Coordenadora Administrativa da Fundação FAT e responsável pela gestão do projeto, Nágila Carvalho, explica que atualmente o EJATEC está acontecendo em duas modalidades, sendo uma delas remota, totalmente digital e dirigida aos alunos das escolas públicas estaduais, e a outra presencial e direcionada aos internos do sistema prisional paulista.

O EJATEC Prisional teve início em fevereiro e conta com 199 alunos. Eles estão divididos em 12 turmas distribuídas por unidades prisionais de sete municípios diferentes. O curso que está em andamento é o de Qualificação em Rotinas Administrativas, cuja carga horária é de 150 horas. Já o EJATEC REMOTO teve início em março e possui 3.394 alunos. Eles estão distribuídos por 77 escolas vinculadoras, distribuídas por 37 municípios diferentes no estado de São Paulo. Neste caso, os cursos oferecidos são os de Gestão de Pequenas Empresas; Rotinas Administrativas; e Desenvolvimento de Sistemas. Todos eles têm carga horária de 150 horas e utilizam a plataforma virtual do Centro Paula Souza como ferramenta de estudos.

“A Fundação FAT atua como um parceiro para fazer a gestão administrativa do projeto. Isso inclui a responsabilidade por toda a parte logística operacional através de ações práticas como a contratação de professores, aplicação de treinamentos, logísticas de deslocamentos dos professores até os locais onde acontecem as aulas e acompanhamento do dia a dia das atividades como a gestão do número de aulas aplicadas, etc.”, diz Nágila Carvalho.

Nas duas modalidades a previsão de encerramento das turmas é o final do mês de junho, ou, no máximo, a primeira semana de julho. Neste período serão informadas as datas e os cursos oferecidos para as novas turmas do segundo semestre.

Sobre a Fundação FAT

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT foi fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e profissional e a educação em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e à comunidade em geral. Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia.