Adolescentes da Fundação CASA serão premiados por projeto de empreendedorismo na próxima segunda-feira (14), na capital

11 de outubro de 2024 Assessoria de Comunicação Social

Parceria com a Fundação FAT elegerá os seis melhores projetos em cerimônia do 2º Prêmio Criar & Realizar, no Museu do Futebol; entre os convidados, está a monja budista, Coen Rōshi

Na próxima segunda-feira, 14 de outubro, adolescentes que cumprem medida socioeducativa em seis centros da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) nas cidades de São Paulo, Osasco, Peruíbe e Praia Grande serão reconhecidos por seus projetos de empreendedorismo. O 2º Prêmio Criar & Realizar, promovido pela Gerência de Educação Profissional da Fundação CASA em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), premiará os jovens idealizadores dos melhores projetos desenvolvidos durante o curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”.

A cerimônia de premiação acontecerá no Museu do Futebol, às 9h, em um evento fechado exclusivamente para os adolescentes. Participarão da ocasião a monja budista Monja Coen Rōshi, a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, e o diretor-presidente da Fundação FAT, César Silva, junto com outras autoridades. O evento contará também com uma apresentação musical do grupo Cia.Sax, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

Foram enviadas 26 propostas para a competição, todas elaboradas durante o curso oferecido pela FAT em centros socioeducativos da Fundação CASA nas regiões da capital, Baixada Santista, Franco da Rocha, Guarulhos e Santo André. Os seis finalistas, selecionados em setembro, representam os centros CASA Nova Vida, Rio Tamisa e Chiquinha Gonzaga (feminino), em São Paulo, e os CASAs Osasco I, Praia Grande I e Peruíbe. Os adolescentes premiados receberão certificados e medalhas conforme sua classificação, enquanto o centro de atendimento da equipe vencedora será agraciado com um troféu.

“Estamos mostrando a esses adolescentes que o empreendedorismo vai além de uma oportunidade de negócio; é uma forma de transformação pessoal e social. Ao desenvolverem seus projetos, eles aprendem a lidar com desafios, tomar decisões e pensar no futuro de maneira estratégica. Esse prêmio é um reconhecimento da capacidade deles de criar, inovar e se reinventar. Queremos que saiam daqui com a confiança de que podem trilhar um novo caminho, independente das adversidades que enfrentaram no passado. Nosso compromisso é dar as ferramentas, mas a verdadeira mudança vem deles”, destacou Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Sobre a Fundação FAT

A Fundação FAT é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos e tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de conhecimento, atuando especialmente na educação profissional.