MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino
Turma 2 – 2024
Inscrições Encerradas.
Apresentação do curso:
O mercado da educação, desde a etapa básica até o ensino superior, será invadido por grandes grupos educacionais que serão os chamados consolidadores. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento. Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.
Carga horária:
360 horas, sendo 150 horas on line; 140 horas mediadas por tecnologia; 70 horas de atividades e autoestudo.
Modalidade:
EAD
Requisitos:
Ensino superior completo
Apresentação do curso:
O mercado da educação, desde a etapa básica até o ensino superior, será invadido por grandes grupos educacionais que serão os chamados consolidadores. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento. Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas. Os temas como Metodologias Educacionais Associadas a Tecnologia, Gestão por Competências e do Conhecimento Marco Regulatório e Seus Atores, Mapa do Mercado Educacional e Os Desafios do Setor Educacional entre outros temas de alto valor para o mercado de educação são parte desde nosso programa de pós- graduação. As atividades integradoras das disciplinas contribuirão para a construção de um grande mapa de saberes associados aos segmentos financeiro, regulatório, mercado, marketing, recursos humanos e tecnologia aplicados a Gestão de Instituições de Ensino. A troca de experiências proporcionada pela discussão, pela construção de saberes e pelas demonstrações de vivências são outro fator de força do programa. O MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino vai assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade. Ofertar diferenciais que sejam percebidos é o grande desafio. |
Objetivos do Curso:
- Formar Profissionais para o exercício da gestão democrático participativa, de instituições de Ensino de Educação Básica até o Ensino Superior públicas e privadas.
- Conhecer e analisar as políticas educacionais e as diretrizes organizativas, pedagógicas e curriculares relacionadas à educação brasileira.
- Desenvolver conhecimento e competências acerca das várias dimensões da Instituição de Ensino: regulatória, financeira, de tecnologia, de sustentabilidade e organizativa.
- Formar profissionais para atuar tanto na educação básica ao ensino superior na área da gestão educacional.
- Formar gestores comprometidos com a pesquisa e a produção de conhecimento na área da educação e, especificamente, da gestão educacional.
A quem se Destina:
O curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino tem como público-alvo portadores de Diploma de conclusão do Curso Superior em Nível de Graduação.
Nesta perspectiva, busca-se uma proposta curricular que identifique o Curso, a partir de sua natureza na área das políticas educacionais através das políticas sociais, como curso de educação continuada, para qualificar o profissional, com competências e habilidades nas áreas administrativo-pedagógicas e construir, a partir do coletivo escolar, a gestão da educação.
Incluímos interessados em serem Gestores de Instituições de Ensino Superior, Básica e Profissionalizante, Gestores e Técnicos de Instituições e Órgãos Públicos de Educação, Técnicos Administrativos e Acadêmicos de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Professores e Educadores em Geral, Estudantes e Pesquisadores na área da educação e demais interessados.
Componentes Curriculares:
Processos e Governança – 30 h
Racionalização de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Conceitos de Responsabilidade Social e Reparação Social; Arquitetura de Governança Corporativa; Conceitos e Princípios de Governança Corporativa; Segregação entre a Propriedade e a Gestão; boas práticas de Governança Corporativa; intangíveis e a geração de valor aos acionistas e aos demais stakeholders; Governança Corporativa em empresas familiares; Formação de Conselhos Administrativos, Diretorias e Órgãos de Fiscalização e Controle; Conduta e Conflito de Interesses.
Empreendedorismo – 30h
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.
Ética e Relações Interpessoais – 30 h
Características e diferenças individuais, assertividades, como lidar com feedback nas relações interpessoais. Ética e suas definições. A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos. A urgência de uma ética global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética de moral? Dignitas Terrae. A carta da terra e a integridade ecológica. O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética. Ética e responsabilidade social. Ética e eco-espiritualidade. As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI.
Elaboração de Projeto de Conclusão de Curso – Pitch – 30h
Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos a partir de um estudo de um problema de escolhido; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de uma situação ou solução de problema; elaboração e apresentação do relatório da atividade.
Metodologias Ativas – 30h
Práxis reflexiva de docentes da educação básica sobre o emprego de metodologias ativas de aprendizagem no ensino. Aspectos técnico-pedagógicos inerentes à metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos, atividades experimentais investigativas, a mapas conceituais, ao uso de tecnologias da informação e comunicação e o contexto da mudança da formação dos profissionais de educação.
Gestão Financeira a Última Fronteira – 30h
Fundamentos de Economia Essenciais ao Negócio, Economia e Práticas Bancárias, Crédito e Cobrança, Mercado Financeiro e de Capitais, Finanças Corporativas – Análise de Custos, Finanças Corporativas – Análise de Investimentos, Análise de Indicadores Financeiros e Econômicos, Valoração de Empresas – Valuation e Ensaio a partir de um BP com dados reais
Gestão de Dados e de Indicadores – 30h
Indicadores de desempenho organizacional, Indicadores Principais do Segmento, KPIs, Recursos de Gestão, Lucratividade, Eficiência, Qualidade, Posicionamento, Custos Fixos, Faturamento, Recebimento Matrículas e Evasão, Ensaio com drivers mais importantes
Marketing e Relacionamento – 30h Posicionamento, Planejamento de promoção e publicidade, Lançamento de produtos, Gerenciamento da relação com o cliente (CRM), Retenção de clientes, Customização em massa, Cadeias de relacionamento, Ferramentas de relacionamento, Atividade integradora para um plano e relacionamento e aplicação de tecnologia.
Docentes:
Coordenação:
Prof. Me Marino Alves de Faria Filho
Professor Marino possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Santana (1986) e pós-graduação em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (1991). É licenciado em Letras pela Universidade Guarulhos (1994) e possui mestrado multidisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005). Tem experiência docente em coordenação de cursos e como gestor de qualidade de cursos. Tem experiência na área de EAD (Ensino a Distância) e presencial, além da experiência na gestão de cursos de graduação (bacharelados e tecnólogos). É docente atua nos seguintes temas: responsabilidade social, capital intelectual, ética, inovação/modismo, metodologia científica, empreendedorismo e inovação, estratégia empresarial, teorias das organizações, modelos de gestão, gestão de mudanças, avaliação de desempenho, gestão de projetos, marketing de relacionamento, comportamento do consumidor, fundamentos da administração hospitalar e gestão RH. Atualmente, é coordenador do MBA em Liderança e Coaching pela FAT/UNIFIL. Foi coordenador do Programa Trainee em Administração Hospitalar de JUN/2009 a JAN/2015 e monitor de Educação para Jovens pelo SENAC. Foi diretor de IES – Grupo UNIESP. Trabalhou por 20 anos na empresa NEC do Brasil nas áreas de produção; administração de contratos; orçamento e custos e gestão de pessoas.
Principais Docentes:
Dr. Ronaldo Barbosa – http://lattes.cnpq.br/5415273301691472
Me. Fábio Xavier – http://lattes.cnpq.br/3394819461303851
Me. Marino Alves – http://lattes.cnpq.br/7149950008668566
Me. Adriana Mello – http://lattes.cnpq.br/1254630984282534
Me. Daniel Sousa – http://lattes.cnpq.br/7792383723206540
Dra. Edval Tavares – http://lattes.cnpq.br/8018046581400568
Dr. Edson Martins – http://lattes.cnpq.br/3184846947065168
Me. Gustavo Nascimento – http://lattes.cnpq.br/2725138361293369
Me. Magali Nascimento – http://lattes.cnpq.br/2852458800265041
Dr. Gilberto Guimarães – http://lattes.cnpq.br/4300529881127811
Universidade Braz Cubas e Universidade São Judas Tadeu.
Associados ao SIEEESP
Valor da Mensalidade: R$ 99,00
Número de Mensalidades: 15 (Matrícula + 14 parcelas)
Não Associados ao SIEEESP
Valor da Mensalidade: R$ 115,00
Número de Mensalidades: 15 (Matrícula + 14 parcelas)