25º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da FATEC-SP

Realização:
4 e 5 de outubro de 2023

O SICT (Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica) é um evento anual associado ao Congresso de Tecnologia da Fatec-SP, e que neste ano celebra sua  25ª edição. O evento, apoiado pela Fundação FAT, é realizado sempre na semana do dia 06 de outubro, comemorando o Dia do Tecnólogo.

Os principais objetivos do SICT são:

• Promover a apresentação, discussão e divulgação de trabalhos de pesquisa dos alunos de graduação.
  • Incentivar e motivar o interesse por pesquisa nos alunos de graduação, nas diversas áreas tecnológicas.
  • Estimular e promover a aplicação da metodologia científica nos setores industriais, tecnológicos e de serviços.

O primeiro SICT, realizado em 1999, teve a participação de 35 trabalhos de bolsistas e de conclusão de curso, todos realizados no âmbito da Fatec-SP. No decorrer destes 25 anos o SICT cresceu muito, tanto com relação ao número de trabalhos apresentados quanto à procura de outras instituições estaduais, federais e particulares, paulistas e de fora do Estado de São Paulo como: USP (IFUSP, POLI-LSI,IEE e São Carlos), UF (São Carlos-Sorocaba), UNESP (Ilha Solteira), UNICAMP, UNIFESP, UFABC, UF (São Carlos-Sorocaba), UFRJ, IF (São Paulo, Guarulhos, Votuporanga, Catarinense), ITA, IPEN, INPE, UFPR (Cornélio Procópio, Ponta Grossa), FADISP, FECAP, FEI, FESP, FIAP, FMU, FPP, MACKENZIE, PUC-SP, SENAC (Santo Amaro), SENAI, UAM, UMC, UNINOVE, UNIP, UNIFAE, além das outras Fatecs do CEETEPS, como Americana, Baixada Santista, Barueri, Bauru, Campinas, Cotia, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ipiranga, Itaquera, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jahu, Jundiaí, Mauá, Mococa, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Presidente Prudente, Pindamonhangaba, Santo André, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuapé, Tatuí e Zona Lest

A Figura 1 mostra a evolução da quantidade de trabalhos aprovados ao longo dos anos, entre 1999 e 2022.

De acordo com a Professora Doutora Regina Maria Ricotta1, Coordenadora Geral do Simpósio,o aumento gradual de trabalhos aprovados evidencia a consolidação de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas, tanto na Fatec-SP como nas outras Fatecs do CEETEPS, juntamente com o aumento do apoio financeiro vindo das bolsas de estudos dos programas da FAPESP e do CNPq, principalmente. “Na edição deste ano esperamos a apresentação de 92 trabalhos que estão em processo de avaliação. São oriundos das Fatecs: SP, Americana, Araraquara, Cotia, Jacareí, Jahu, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí além da PUC, UFABC, SENAI, UNIFAE, IFSP”, informa. “Há que se mencionar que este crescimento também se reflete tanto na divulgação das pesquisas como no reconhecimento de novos parceiros e colaboradores fora do âmbito da Fatec-SP”, complementa Regina.

Todos os trabalhos são avaliados por revisores, que são membros da comissão organizadora, professores dos departamentos dos cursos envolvidos e professores convidados. Estes trabalhos aprovados são apresentados na forma de pôsteres em dois dias de evento, quando são avaliados quanto à capacidade de comunicação, clareza e adequação à linguagem acadêmica, domínio do conteúdo do trabalho e qualidade visual e adequação às dimensões definidas. Os melhores trabalhos recebem uma Menção Honrosa ao final do evento. Os resumos expandidos dos trabalhos aprovados são publicados em Edição Especial do Boletim Técnico da Fatec-SP (ISSN 1518-9082).

A Profª. Regina destaca, ainda, que no âmbito do SICT os alunos participantes ficam altamente motivados a trocarem ideias entre si durante o evento e darem continuidade às suas carreiras envolvendo pesquisa científica e tecnológica. Neste sentido, isto evidencia que os objetivos inicialmente propostos são plenamente atingidos.

1Regina Maria Ricotta é professora com doutorado em Física, Professora de Ensino Superior III, na Fatec-SP desde 1992 e há  quase 30 anos em regime de dedicação exclusiva. Membro da CPCT, Coordenadoria de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Fatec-SP, tem coordenado o SICT da Fatec-SP nos últimos oito anos, sendo editora do Boletim Técnico da Fatec-SP desde 2011.

Visite o site: http://sict.fatecsp.br
contato: