Programas de Qualificação Profissional

A Fundação FAT operacionaliza cursos de Qualificação Profissional

A FAT atua em parceria com empresas do setor privado, além do Centro Paula Souza, com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda, conectando os cursos oferecidos com as demandas dos empregadores em todo o Estado de São Paulo, e em muitos casos com abrangência nacional.

No âmbito dos programas de qualificação, a Fundação FAT operacionaliza cursos em parceria com as empresas do setor privado como Google, Huawei, Microsoft, Cisco, SAP e TOTVS, totalmente customizados de acordo com as demandas das empresas e do mercado de trabalho, alcançando jovens e adultos.

CPS abre inscrições para curso Six Sigma de melhorias de processos empresariais

Programa oferece 2 mil vagas em capacitação voltada a estudantes de Etecs, Fatecs e comunidade em geral; inscrições até 24 de julho

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para o curso online gratuito de qualificação profissional Green Belt Six Sigma – melhorias de processos e solução de problemas em nuvem. A capacitação faz parte do programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). Os interessados em participar do teste de seleção online devem fazer a inscrição até 24 de julho pelo site ensino.fundacaofat.org.br.

Ao todo, estão disponíveis 2 mil vagas para estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como pessoas da comunidade em geral, maiores de 18 anos, com nível médio completo e conhecimentos em informática. A seleção ocorrerá por meio de um teste online, com questões relacionadas a lógica e conceitos de computação. Ao término das capacitações, os melhores participantes receberão, gratuitamente, vouchers para exames de certificação, com reconhecimento internacional, oferecidos pela RL&Associados.

O curso ensina a utilizar a metodologia Six Sigma, com dados em nuvem, para identificar e implementar melhorias nos processos internos empresariais, projetar custos de operação menores e aumentar os lucros ao longo do tempo.

As monitorias serão ministradas ao vivo em plataforma virtual por professores do CPS e especialistas de mercado. Além do conteúdo específico, os participantes terão a oportunidade de assistir aulas sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empreendedorismo, entre outras. As atividades estão programadas para começar em agosto e terminam em outubro.

Minha Chance

O programa Minha Chance é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da SDE e do CPS, que visa capacitar estudantes de Etecs e Fatecs, além da comunidade em geral, em colaboração com a iniciativa privada. O objetivo é estimular a geração de emprego e renda. Os cursos são elaborados em parceria com empresas que têm a vantagem de direcionar as vagas a profissionais com boa formação.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.