One person unicorn: o que são unicórnios de uma pessoa só

Criado há 10 anos, a expressão é usada para descrever startups que alcançam um valor de mercado extraordinário, mesmo sem uma equipe grande ou investidores externos. Agora, parece começar a ganhar força. Entenda!

Unicórnios de uma pessoa só, ou melhor, one person unicorn. Essa é a expressão usada para designar uma startup que é avaliada em mais de US$ 1 bilhão e é administrada por apenas uma pessoa, ou seja, um único fundador. 

  • Na prática, one person unicorn envolve um fundador talentoso e altamente qualificado que concebe uma ideia inovadora, desenvolve um produto ou serviço de alto valor e o comercializa com sucesso. 

“Esse fundador geralmente possui habilidades técnicas e de negócio, além de uma mentalidade empreendedora forte. Ele pode terceirizar tarefas específicas, como design ou suporte ao cliente, mas desempenha um papel central em todas as áreas-chave do negócio”, esclarece Emanuel Antonio Barbiero, docente de empreendedorismo nos cursos técnicos da Fundação FAT.

Mas, será que é possível a empresa com uma pessoa só obter crescimentos substanciais? 

Para Giorgio Toniolo, fundador e CPO da Coinlivre, ainda que raro, isso é possível sim. “Mas somente se o valor agregado pelo empreendedor for igual ou maior do que o valor imposto pelo negócio que ele está implementando. Na prática, isso só é possível se o empreendedor conseguir provar, de forma documental, que os negócios e parcerias propostas e adquiridas pelo seu trabalho sejam válidas no empreendimento avaliado pela bancada de investidores”, diz.

Quais são as vantagens do one person unicorn

Vale mencionar que ainda não existem pesquisas que comprovem os benefícios e malefícios de se ter uma empresa de única pessoa que se torna unicórnio. Afinal de contas, ainda é algo um pouco incomum. 

Mas, ainda assim, Barbiero separou algumas vantagens do one person unicorn.

  • Controle e autonomia: o fundador único tem total controle sobre a direção e as decisões da empresa.
  • Agilidade: a tomada de decisões e a execução de estratégias podem ser feitas rapidamente, sem a necessidade de aprovação ou coordenação com uma equipe maior.
  • Lucratividade: com uma estrutura de equipe enxuta e menos despesas gerais, é possível obter margens de lucro mais altas.
  • Foco singular: o fundador pode se concentrar intensamente em seu produto ou serviço, garantindo sua qualidade e melhorando continuamente.   

Já para Toniolo, existe outra principal vantagem do unicórnio de uma pessoa. “Um grande benefício é que é mais fácil comprovar o histórico de um empreendedor do que avaliar e estimar o valor futuro de uma ideia ou projeto ainda não performado”, conta.

E as desvantagens do one person unicorn?

Como nem tudo são flores, claro que o modelo de startup com uma pessoa também possui seus malefícios. Barbiero também traz os pontos negativos. 

  • Carga de trabalho: um único fundador pode enfrentar uma carga de trabalho intensa, pois é responsável por todas as áreas do negócio.
  • Limitação de habilidades: mesmo com habilidades abrangentes, um fundador único pode ter limitações em algumas áreas, o que pode afetar o crescimento e a capacidade de lidar com certos desafios.
  • Risco de esgotamento: a falta de apoio e a pressão de ser o único responsável pelo sucesso da empresa podem levar a um risco maior de esgotamento físico e mental.

E essas desvantagens se esbarram exatamente no fato do que poderia acontecer se este único empreendedor se adoecer, se desmotivar ou tiver horas limitadas para se dedicar ao projeto por conta de demandas à parte? “Esses fatores podem derrubar qualquer startup, independentemente do mercado. O ponto negativo de valuar o negócio usando o fundador como ponto principal é justamente depender dele para o negócio ser bem-sucedido”, argumenta Toniolo.

Desafios do unicórnio de uma pessoa

Mesmo com vantagens e desvantagens, que são pontos cruciais de qualquer tipo de projeto, é importante entender que o one person unicorn é desafiador e requer um fundador altamente capaz e dedicado.

“Embora possa oferecer benefícios significativos, como controle e autonomia, também é uma abordagem que exige muito esforço e pode ser desgastante”, pontua Barbiero.

Por outro lado, Cristiano Kruel, Chief Innovation Officer (CIO) da StartSe, acredita que o unicórnio de uma pessoa não pode ser visto exatamente como um modelo ou estratégia. “Vejo mais como uma situação, uma hipótese ou consequência facilitada pelo contexto”, argumenta.

Além disso, Kruel comenta que a expressão está de volta com força total devido ao tsunami de novas ferramentas de Inteligência Artificial Generativas. 

“Estas ferramentas são tão incríveis que é razoável imaginar que alguém será capaz de criar um negócio bilionário sem ter nenhum funcionário. Mas com certeza terá muita tecnologia [nesse projeto]”, fala.

POR QUE IMPORTA?

Por fim, o CIO afirma que estas pessoas não estão fazendo nada sozinhas. “Ao final do dia, cada uma delas está utilizando serviços, ferramentas, plataformas e cadeias de valor que utilizam o trabalho de muitas outras pessoas. Portanto, o que eu acho é que one-person unicorns, serão raros, mas one-person-companies estarão por toda a parte”, conclui.

Publicado por Startese
Compliance Comunicação