Equilíbrio entre trabalho e vida
Equilíbrio entre trabalho e vida: um alerta
Um alerta ao ser humano sobre priorizar o trabalho diante das outras faces da vida. A evolução da espécie humana ao longo da história se dá a partir da sua capacidade de aprender, de se relacionar, de produzir para estar ativo e, mais ainda, para assegurar a subsistência dentro do momento social do tempo em que está vivendo.
As formas de produção foram evoluindo, e a incorporação de novas tecnologias têm assegurado um plano de trabalho mais atento e preciso, da mesma forma que menos desgastante, de menor risco a vida e a saúde do trabalhador e que deve permitir que a produção e o trabalho sejam parte de uma vida integral de um cidadão.
Importância do autoconhecimento
Nesta linha de atenção, a amplidão de dimensões da espécie e a importância deste autoconhecimento, trago o menor discurso já proferido por um dos ex-presidentes da Coca-Cola.
Em 1991, Brian Dyson, então CEO da Coca-Cola Company, falou por apenas 60 segundos ao se aposentar. Mesmo curta, sua mensagem ressoa até hoje pela sua aderência à realidade social: “Imagine que a vida é um malabarismo com cinco bolas: TRABALHO, FAMÍLIA, SAÚDE, AMIGOS e INTEGRIDADE. O trabalho é como uma bola de borracha – se cair, ela quica de volta. Mas as outras quatro são de vidro – se caírem, podem se quebrar ou danificar para sempre”, disse Brian.
Essa metáfora é um lembrete poderoso até hoje. No nosso dia a dia agitado, é fácil priorizar o trabalho, pela segurança e necessidades financeiras associadas. Mas as verdadeiras jóias da nossa vida – família, saúde, amigos e integridade – não podem ser tratadas da mesma forma. Quando negligenciadas, o dano pode ser irreparável.
Essas joias carregam lições a serem aprendidas e, cabe a nós, procurar formas de desenvolvê-las:
1. Família
Nossa base e principal apoio. É essencial nutrir os relacionamentos familiares com tempo de qualidade e presença real.
2. Saúde
Nossa fundação física e mental. Cuidar da saúde é indispensável para ter energia e clareza para enfrentar os desafios.
3. Amigos
A rede que nos sustenta em momentos difíceis e celebra nossas conquistas. Manter amizades verdadeiras exige esforço, mas traz um retorno imensurável. Ainda que clássico, ensina como cultivar relações significativas.
4. Integridade
O pilar de nossa reputação e autorrespeito. Ser fiel aos nossos princípios e valores é o que nos mantém em paz consigo mesmos.
A Experiência e a Vivência permitem um olhar de valorização do que é frágil e insubstituível na vida. O trabalho pode esperar. Ou melhor, o trabalho é uma parte importante da vida, mas não toda a vida e como tal precisa ser encarado e realizado com compromisso, ética, responsabilidade, competência, mas com atenção para não superar todas as outras dimensões que o ser humano precisa atender para ter realização e felicidade.
O que realmente importa
Invista no que realmente importa, pois esses investimentos são os que trarão o maior retorno a longo prazo.
Pequenos ajustes de comportamento, de conduta, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida. Lembrando que alcançar esse equilíbrio é uma jornada, e todos nós estamos aprendendo a cada dia. O importante é continuar tentando e fazer o melhor possível com as escolhas que fazemos.
Inegavelmente, viver mais é uma realidade desta e das próximas gerações de seres humanos, mas no agora precisamos estar preparados para viver melhor.
Por Marino Alves, Coordenador do Curso Técnico em Recursos Humanos da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).
Publicado primeiro em: https://rhpravoce.com.br/colab/equilibrio-entre-trabalho-e-vida/
Compliance Comunicação.