Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres, da CPFL Santa Cruz, forma primeira turma em Itapetininga
CORREIO DE ITAPETININGA/ITAPETININGA| GERAL
Data Veiculação: 16/11/2023 às 03h00
Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres, da CPFL Santa Cruz, forma primeira turma em Itapetininga CAPACITAÇÃO Para promover a equidade de gênero, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, a CPFL Santa Cruz realizou na terça-feira, 31, a formatura do curso gratuito de Formação de Eletricistas de Rede de Distribuição, em parceria com a ETEC – FAT de Itapetininga. “A formatura da primeira Escola de Eletricistas para Mulheres da CPFL Santa Cruz é um marco não apenas para nossa empresa, mas para vida profissional dessas mulheres também. Eletricistas mulheres formadas pela CPFL Santa Cruz Jalene Alves é uma das alunas formadas pela CPFL Santa Cruz na primeira turma exclusiva de mulheres.
CAPACITAÇÃO
Para promover a equidade de gênero, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, a CPFL Santa Cruz realizou na terça-feira, 31, a formatura do curso gratuito de Formação de Eletricistas de Rede de Distribuição, em parceria com a ETEC – FAT de Itapetininga. Essa é a primeira escola de eletricistas exclusiva para mulheres oferecida pela distribuidora.
A ação capacitou 16 novas eletricistas mulheres que buscam qualificação técnica para trabalhar no setor elétrico, em áreas como: construção civil, indústria, comércio e serviços, promovendo a inclusão feminina em um segmento, predominantemente masculino.
O curso teve duração média de 3 meses e foi ministrado por profissionais altamente capacitados e experientes no mercado de trabalho. Nas au- Ias, as alunas tiveram a oportunidade de serem treinadas para a instalação e manutenção de sistemas elétricos, além de aprender sobre segurança no trabalho.
“A formatura da primeira Escola de Eletricistas para Mulheres da CPFL Santa Cruz é um marco não apenas para nossa empresa, mas para vida profissional dessas mulheres também. Temos orgulho de capacitar e fazer parte do sonho dessas eletricistas”, comenta Carlos Zamboni Neto, presidente da CPFL Santa Cruz.
Eletricistas mulheres formadas pela CPFL Santa Cruz Jalene Alves é uma das alunas formadas pela CPFL Santa Cruz na primeira turma exclusiva de mulheres. “Sempre ouvia o carro da CPFL trabalhando, mas achava que não era para mim, eram só homens. Quando descobri o curso, não podia perder a oportunidade. Passei no processo seletivo e ao longo das aulas senti que ali era o meu lugar. Quero seguir carreira na redistribuição, exercer a função de eletricista é um sonho”, conta.
Para Jaqueline Nolasco, primeira eletricista mulher da Santa Cruz trabalhar como eletricista já é uma realidade. “Me formei há quatro anos em uma turma mista, formada por homens e mulheres. Vi no curso uma oportunidade e hoje, amo minha profissão”, pontua.
Diversidade em campo
A Escola de Eletricistas é uma das ações do CPFL + Diversa, programa da CPFL que busca organizar e orientar as ações da companhia na busca pela diversidade, equidade e inclusão. Desde o início do programa, o Grupo CPFL já formou sete turmas só para mulheres em outras distribuidoras do grupo.
“Buscamos maior representatividade feminina em diversos cargos, com voz ativa, inúmeras oportunidades e respeito. Assim como a escola de eletricistas, temos várias iniciativas para sustentar esse objetivo e contribuir para o alcance do Plano ESG 2030 da companhia, como programas de aceleração do desenvolvimento de mulheres, ações de apoio aos cuidados e às necessidades da criança de forma responsiva e afetiva, como a adesão à Empresa Cidadã, implementação das salas de acolhimento a lactantes, além das ações de conscientização e quebra de estereótipos relacionados a gênero”, explica Zamboni.
Nas aulas, as alunas tiveram a oportunidade de serem treinadas para a instalação e manutenção de sistemas elétricos.