Master Education em Neuroaprendizagem e Performance Cognitiva

Turma 2 – 2024

Novas turmas abertas.

Apresentação do curso:

A Especialização em Neuroaprendizagem e Performance Cognitiva foi estruturado para incentivar a formação de novos profissionais na área de aprendizagem e desenvolverem competências do processo de aprendizagem com foco nos estudos sobre neurociência da aprendizagem; apresentar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa (brain based learning e metodologias ativas de aprendizagem) e discutir como estimular o desempenho cognitivo buscando produtividade e/ou funcionalidade.

Carga horária:

360 horas, sendo 150 horas on line; 140 horas mediadas por tecnologia; 70 horas de atividades e autoestudo.

Modalidade:

EAD

Requisitos:

Ensino superior completo

Apresentação do curso:

A Especialização em Neuroaprendizagem e Performance Cognitiva foi estruturado para incentivar a formação de novos profissionais na área de aprendizagem e desenvolverem competências do processo de aprendizagem com foco nos estudos sobre neurociência da aprendizagem; apresentar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa (brain based learning e metodologias ativas de aprendizagem) e discutir como estimular o desempenho cognitivo buscando produtividade e/ou funcionalidade.

O curso atende aqueles que já estão inseridos no contexto educacional e de desenvolvimento humano preparando-os para criar e gerir ambientes e cultura de aprendizagem com os mais recentes conceitos da neurociência. Compreender e aplicar fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano permitindo um diálogo atual entre desenvolvimento, aprendizado, produtividade, performance e estímulos. Promover aos profissionais da educação, saúde, psicologia, neurociências, recursos humanos e neurodidática a compreensão das diversas etapas de desenvolvimento e aquisição das habilidades cognitivas, emocionais, biológicas, psicológicas e suas implicações para as práticas de aprendizagem.

Através de um ensino orientado para neurociências e as técnicas consolidadas, promove o desenvolvimento de conhecimentos de aprendizagem adequados a novos cenários do mundo do trabalho atual. Disciplinas como Processos e Habilidades Cognitivas, Cérebro e suas Funcionalidades, bem como, Cultura da Aprendizagem propiciam maior preparo desses profissionais para adentrar o ambiente de aprendizagem e performance cognitiva exigido para os novos parâmetros educacionais, sociais e empresariais dentro de uma proposta de aprendizagem contínua preservando a saúde mental

Objetivos do Curso:

– Estimular a especialização de líderes pedagógicos para coordenarem processos de aprendizagem
– Desenvolver estratégias voltadas à cultura da aprendizagem em ambientes escolares e corporativos.
– Aprofundar conhecimentos em neurociências e novos modelos de aprendizagem.
– Entender e aplicar as estratégias de aprendizagem contínua, significativa e autodirigida (life long learning) e performance cognitiva pautada em diferentes perfis de aprendizes.
– Formar profissionais comprometidos com a pesquisa e a produção de conhecimento na área da neurociências e, especificamente, da neuroaprendizagem.

A quem se Destina:

• Profissionais de diversos segmentos que desejam assumir postos de liderança no desenvolvimento da cultura de aprendizagem em ambientes educacionais e/ou corporativos.
• Coordenadores de times que buscam se atualizar em tópicos de neuroaprendizagem.
• Profissionais de RH, Saúde e Educação que planejam aperfeiçoar sua capacidade de desenvolvimento da performance cognitiva nos diferentes ambientes.
• Líderes acadêmicos, líderes do terceiro setor, comerciantes demais interessados em desenvolver aptidões necessárias à neuroaprendizagem.

Componentes Curriculares:

Cultura da Aprendizagem 30h
Cultura Organizacional, Aprendizagem como construção do Futuro, Inteligência Artificial, Emoção e Criatividade, Lifelong Learning

Cérebro e suas Funcionalidades 30h
Estrutura Cerebral, Fundamentos neurológicos em anatomia, Fisiologia e desenvolvimento, Genética, Como o cérebro funciona

Processos e Habilidades Cognitivas 30h
Teoria da Cognição, Mecanismos de sensação, percepção, atenção, memórias, linguagem, aprendizagem e funções executivas, Velocidade de processamento cognitivo, Estimulação Cognitiva, Psicologia do desenvolvimento

Conação: Motivação e Intenção 30h
Desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional em seu vínculo com o aprender, Intervenções pedagógicas para portadores de NEE, O papel da Motivação

Funções Executivas no Aprender 30h
Funções Executivas, Psicomotricidade, inteligência, escrita, matemática, Metacognição, pesquisas contemporâneas, Estratégias para a estimulação das funções executivas, Planejamento organizacional para o estudo, Processos lógico-matemáticos

Aprendizagem e suas Abordagens 30h
Aprendizagem e desenvolvimento, Tipos de Abordagens, Relação Professor Aluno, Metodologias

Flexibilidade e Reserva Cognitiva 30h
Neuroplasticidade, Adaptação e Diversidade, Solução de Problemas, Tomada de Decisão, Erros e seus processos, Caminhos Neurais, Pensamento Divergente

Empreendedorismo 30h
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento, Conceitos e perspectivas
Criatividade, motivação e perfil empreendedor, Mudança nas relações de trabalho

Ética e Relações Interpessoais 30 h

Características e diferenças individuais, assertividades, como lidar com feedback nas relações interpessoais, Ética e suas definições, A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos, A urgência de uma ética global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética de moral? Dignitas Terrae. A carta da terra e a integridade ecológica, O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética. Ética e responsabilidade social. Ética e eco-espiritualidade, As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI.

Elaboração de Projeto de Conclusão de Curso – Pitch – 30h
– Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente.
– Compreensão dos procedimentos a partir de um estudo de um problema de escolhido; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de uma situação ou solução de problema; elaboração e apresentação do relatório da atividade.

    Metodologia da Pesquisa 30h

    • Contextualização,
    • Trabalhos técnicos científicos e a monografia,
    • Escolha do tema, tipologia de estudos monográficos,
    • Técnicas para coleta de dados e informações,
    • Elementos pré e pós-textuais além de formatação e edição.

    Metodologias Ativas – 30h

    • Práxis reflexiva de docentes da educação básica sobre o emprego de metodologias ativas de aprendizagem no ensino.
    • Aspectos técnico-pedagógicos inerentes à metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos, atividades experimentais investigativas, a mapas conceituais, ao uso de tecnologias da informação e comunicação e o contexto da mudança da formação dos profissionais de educação.

    Docentes:

    Coordenação:
    Prof. Me. Adriana Regina Mello da Silva
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991) e mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2011). Especialização em Gestão Estratégia de Negócios, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Foi Gerente de Pós-graduação do Grupo IBMEC e do Ensino Superior no SENAC SC. Atua como professora de graduação e pós-graduação, Orientadora de TCC e Monografia. Foi coordenadora geral dos cursos técnicos da Universidade Braz Cubas. Coordenadora do MBA em Gestão Estratégica de Negócios e do Cursos Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade IBTA, docente de pós-graduação e graduação da Faculdade IBTA nas áreas de Empreendedorismo, Treinamento e Desenvolvimento, Desenvolvimento Gerencial e Planejamento de Carreiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Educacional. Participou de publicações e avaliações na SETEC/MEC e em Seminários Internacionais (USA, Espanha e Portugal) da pós-graduação. Trabalha na área Educacional desde 1996 iniciando seus trabalhos no SESC com uma trajetória no SENAC, Grupo IBMEC, IBTA e Universidade Braz Cubas e Universidade São Judas Tadeu.

    Associados ao SIEEESP
    Valor da Mensalidade: R$ 99,00
    Número de Mensalidades: 15 (Matrícula + 14 parcelas)

    Não Associados ao SIEEESP
    Valor da Mensalidade: R$ 115,00
    Número de Mensalidades: 15 (Matrícula + 14 parcelas)

    Principais docentes:

    Marino Alves Faria Filho http://lattes.cnpq.br/7149950008668566
    Adriana Mello http://lattes.cnpq.br/1254630984282534
    Gilberto Guimarães http://lattes.cnpq.br/4300529881127811
    Edson Martins Junior http://lattes.cnpq.br/3184846947065168
    Marta Relvas http://lattes.cnpq.br/1939989485598908
    Fábio Perin http://lattes.cnpq.br/1550906794892586
    Andrea Martins http://lattes.cnpq.br/3007763193502754
    Marta Relvas http://lattes.cnpq.br/1939989485598908
    Antonio Eugênio Cunha http://lattes.cnpq.br/5992909428127962

    TURMA 2 – 2024

    Novas turmas abertas.