Branding Pessoal

Modalidade EAD + Agente Virtual (IA)
Inscrições
Apresentação do curso:
Modalidade EAD + Agente Virtual (IA). Inscrições: a partir de XX/YY/2025. A gestão de uma marca é a gestão de um patrimônio. Todo e qualquer patrimônio tem um valor, tangível e intangível. Marcas estão presentes em tudo atualmente, de medicamentos a ideias, passando por produtos, serviços, lugares ou eventos. Pessoas podem se tornar marcas de grande valor e isso pode acontecer de forma planejada. Trata-se da construção de um projeto arquitetônico, onde o resultado é capaz de atrair pessoas, empresas ou instituições que nem se imagina.
O curso de Branding Pessoal está com uma inovação: ao longo do desenvolvimento do curso e do acesso à plataforma de conteúdos o cidadão, estudante, trabalhador ou empreendedor poderá acessar um agente de inteligência artificial denominado “Consultor”. Esse agente poderá tirar dúvidas, fazer aconselhamentos, contribuir para a tomada de decisões importantes para o momento específico de carreira.
Consultor:

Prof. Ricardo Poli de Campos
Carga horária:
40 horas divididas em 12 aulas
Modalidade:
EAD + Agente Virtual (IA)
Requisitos:
Não deixe de cursar e de viver a experiência especial de aprendizado, de motivação e de tomada de decisões do curso de Brand Pessoal do Prof. Ricardo Poli de Campos.
A quem se Destina:
A todo cidadão, estudante, trabalhador ou empreendedor que tenha a preocupação com sua marca pessoal como um importante ativo.
Docente:
Coordenação: Ricardo Poli de Campos
http://lattes.cnpq.br/5807086318658492

Engenheiro de Alimentos, Ricardo Poli se formou pela UNICAMP no início dos anos 90. Durante a graduação fez parte do movimento que trouxe ao Brasil as Empresas Juniores, tendo participado da fundação do GEPEA, Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos, uma das primeiras instituições desse tipo a serem constituídas no país. Nessa época também participou da fundação da FEJESP, Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, o que mais tarde seria determinante em sua carreira. Iniciou sua trajetória como engenheiro em uma época conturbada da história brasileira. Em vista disso, não via grandes perspectivas futuras e tampouco tinha encantamento com sua atuação profissional à época. Veio então a oportunidade de se tornar empreendedor numa recém-criada empresa de consultoria em marketing especializada em pequenos e médios negócios, a SHER MARKETING, hoje SMG. A experiência no trato com esse tipo de negócio, advinda da atuação no GEPEA, favoreceu tal escolha. Para tanto, investiu em sua formação na área de marketing, cursando pós-graduação (Especialização) em Marketing (MBA) na ESPM, concluído em 1996. A atuação como consultor e assessor de marketing naturalmente o conduziu para vida acadêmica, ainda em 1994. Inicialmente, atuou como professor de graduação e pós-graduação da UNIP, mas já em 1995 foi convidado para lecionar na ESPM. Para tanto, decidiu cursar pós-graduação (Lato Sensu) em Comunicação, agora de caráter mais acadêmico, também na ESPM, concluída em 1998. Nesse ínterim, lecionou disciplinas relacionadas a estratégia e gestão de negócios em inúmeros cursos de pós-graduação em entidades como FAAP, MACKENZIE, FGV/RJ, ESPM, dentre outras. A grande demanda acadêmica entrou em choque com sua atuação como consultor. Naquele momento, uma escolha se fez necessária. Foi então que decidiu se dedicar a carreira acadêmica prioritariamente. Para tanto, era fundamental se tornar mestre, o que aconteceu em 2004, após cursar o Mestrado (Stricto Sensu) em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Desde 1995, nunca deixou de ser professor nos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e em Administração de Empresas na ESPM. Sempre como foco em marketing, lecionou diversas disciplinas relacionadas ao tema, tendo sido também orientador de inúmeros trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) em ambos os cursos de graduação. Sempre foi próximo das entidades estudantis e, por ironia do destino, atuou de forma muito intensa junto a Empresa Júnior da ESPM, algo que via como a perpetuação de uma aposta realizada há 20 anos. Atualmente, é professor da Casa do Saber.
Docente:
Coordenação: Ricardo Poli de Campos
http://lattes.cnpq.br/5807086318658492

Formação Acadêmica/Titulação
2002 – 2007
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Fotodocumentarismo na Comunicação Publicitária do Terceiro Setor :Um Estudo de Caso, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lucia Santaella.
Palavras-chave: Fotodocumentarismo; Comunicação; Publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1987 – 1992
Graduação em GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Formação Complementar
2006 – 2006
Critérios de Excelência – Fundação Nacional da Qualidade. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1997 – 1999
Pós Graduação em Comunicação Social com ênfase em Marketing. (Carga horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1994 – 1997
Pós-Graduação em Marketing. (Carga horária: 450h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional
1995 – 2017
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
05/1995 – Atual
Ensino, Graduação em Administração de Empresas, Nível: Graduação
Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
Estágio Supervisionado
Mercadologia III
Mercadologia II
Mercadologia I
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional
2023 – 2023
Vínculo: Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Planejamento Estratégico em Marketing Carga Horária Total de 32 horas
Vínculo institucional
2022 – 2022
Vínculo: Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Planejamento Estratégico de Marketing Carga Horária Total de 32 hora
Vínculo institucional
2019 – 2019
Vínculo: Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Trabalho de Conclusão de Curso I no curso de Pós-graduação em Gestão de Marketing.
Empiricus Research, ER, Brasil.
Vínculo institucional
2021 – 2022
Vínculo: Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Professor das disciplinas FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO MERCADOLÓGICO ? MARKETING e FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO ? ESTRATÉGIA do MBA Marketing Digital, módulo Brandig. Professor no CopyCamp Upgrade
Novo Mercado Escola de Marketing, NMEM, Brasil.
Vínculo institucional
2021 – Atual
Vínculo: Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou aulas semanais e cursos para os assinantes da plataforma, além de cursos para os alunos adquirentes da os alunos adquirentes da editora H1 utilizando TELEDU. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.