INDICAÇÕES DE LEITURA

Fundação FAT lança novas edições de livros técnicos

A Fundação FAT, criada em 1987 por um grupo de professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), lançará nos próximos meses novos volumes das coleções Física com Aplicação Tecnológica e Matemática com Aplicações Tecnológicas.

Neste ano, chega às livrarias o volume 3 - Eletrostática, Eletricidade, Eletromagnetismo e Fenômenos de Superfície – da coleção Física com Aplicação Tecnológica, coordenadas pelos professores João Mongelli Neto, da FATEC-SP, e pelo Dr. Dirceu D´Alkmin Telles, vice-presidente do conselho curador da Fundação FAT.

O volume 4 será publicado em 2017. Já a coleção Matemática com Aplicações Tecnológicas, elaborada pelos professores da FATEC-SP Suzana Abreu de Oliveira e Seizen Yamashiro e organizado por Telles, ganhará o volume 3 no próximo ano e o 4, em 2018.

Em sua elaboração, os autores dos livros apoiados pela Fundação têm o cuidado de incluir, além dos textos teóricos, exemplos práticos, ilustrações e orientações para solução de questões objetivas. “Dessa forma, os livros se tornam ferramentas eficientes e completas para o aprendizado. Destinados a alunos, professores e outros interessados, essas publicações representam obras de grande valor para diversas instituições de ensino superior e de cursos preparatórios para vestibulares”, afirma Dirceu Telles.

A instituição, que nasceu com o objetivo de ser um elo entre o setor produtivo e ambiente acadêmico, elabora e publica de livros técnicos desde os anos 90 e oferece também assessorias especializadas, cursos, treinamentos em diversos níveis, consultorias e elabora concursos para entidades públicas e privadas. Dentre os livros publicados destacam-se Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reúso agrícola, coordenado pelo Prof. Dr. Ariovaldo Nuvolari da FATEC-SP. e Reúso da Água: conceitos, teorias e práticas, elaborados, em conjunto, pela Profa. Regina Pacca Guimarães Costa da Fatec-SP e pelo Prof. Telles.

A partir de 2011 a Fundação FAT dinamizou essa atividade apoiando a produção de outras coleções, como a obra Matemática Financeira e Engenharia Econômica: princípios e aplicações de autoria do Prof. Me. Luiz Roberto Vannucci da FATEC-SP (2013) e Ciclo Ambiental da Água: da chuva à gestão, organizado por Telles (2013).