Construindo o Futuro com Educação e Tecnologia

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OPERADOR DE CAIXA

Classificado na Consolidação Brasileira de Ocupações com o código:4211-25

Carga Horária: 220h

Modalidade: EAD (Educação a Distância, Auto Estudo, Atividades Totalmente Assíncronas)

Descrição das atividades que poderá desenvolver após a qualificação:

  • Recebe valores de vendas de produtos e serviços.
  • Controla numerário e valores dos processos de compra e de venda.
  • Atende o público em postos de atendimento com a utilização ou não de recursos de informática.
  • Recebe contas, boletos e tributos.
  • Processarecebimento de valores de compras sendo numerários ou cartões de crédito e débito.
  • Vende bilhetes e ingressos em eventos.
  • Processa a arrecadação de prestação de serviço realizado.
  • Vendem serviços em forma de bilhetes no transporte.
  • Fazem reserva e emissão de passagens de todos os tipos.
  • Prestam informações ao público, referente aos serviços prestados e aos produtos comercializados.
  • Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Término: Programa disponível por 75 dias após a liberação da senha de acesso – matrícula formalizada.

Componentes

  • Informática - 80 horas

Competências:

  • Capacitar o profissional a utilizar as ferramentas básicas de automação de escritório, bem como as ferramentas que geram mobilidade Webmail, Web-agenda, compartilhamento de arquivos.

Habilidades:

  • Utilizar o editor de texto Word, executando todas as etapas de preparação, formatação e impressão de documentos.
  • Criar apresentações em slides, demonstrando como manter o foco da apresentação e o interesse do público.
  • Utilizar os recursos do Excel, criando planilhas, tabelas e gráficos importantes na atuação profissional.
  • Utilizar a internet e os serviços que nela são disponibilizados, familiarizando-se com os principais navegadores e suas funcionalidades, bem como aplicando o uso seguro desses recursos.
  • Compreender o conceito de computação em nuvem e suas aplicabilidades.

Bases Tecnológicas:

  • Sistema Operacional (MS-Windows).
  • Processador de Textos (MS-Word).
  • Planilha Eletrônica (MS-Excel).
  • Gerador de Slides (MS-Powerpoint).
  • Compartilhamento de arquivos (Google Docs).
  • Webmail (G-mail, Hotmail, Yahoo)
  • Web-agenda (Google Agenda)

 

  • Administração de Compras e Vendas - 80 horas

Competências:

  • Analisar temas importantes, como a administração de compra, a seleção dos fornecedores, os conceitos e atividades de marketing, a definição e a estruturação da força de vendas, os equipamentos comerciais de vendas, bem como seus objetivos e estratégias, o controle na qualidade de vendas, a venda na prática, os tipos de comércio, a competitividade do mercado, e muito mais

Habilidades:

  • Aplicar as teorias de vendas.
  • Identificar as diversas funções do marketing na empresa.
  • Utilizar métodos e técnicas para a identificação das atividades de marketing.
  • Indicar informações para apoiar o processo de recrutamento, treinamento e estruturação da força de vendas.
  • Estabelecer o padrão das informações na estruturação da força de vendas.
  • Formalizar plano de vendas obtendo aprovação dos responsáveis.
  • Organizar o departamento comercial conforme características dos tipos de planejamento.
  • Identificar as principais mudanças nas características do mercado brasileiro para o setor de vendas.
  • Selecionar as técnicas da venda em setores da economia.
  • Listar os tipos de comércio.
  • Utilizar os diversos tipos de comércio como estratégia de vendas.

Bases Tecnológicas:

  • Teoria e Princípios de Vendas
  • Administração de Compra
  • Seleção dos Fornecedores
  • Atividades do Departamento Comercial
  • Conceitos e Atividades de Marketing
  • Definição e Estruturação da Força de Vendas
  • Recrutamento e Seleção de Vendedores
  • Planejamento de Vendas
  • Equipamentos Comerciais de Vendas
  • Objetivos e Estratégias de Vendas
  • Controle de Qualidade de Vendas
  • Venda na Prática
  • Tipos de Comércio
  • Métodos de Comercialização de Bens e Serviços
  • Competitividade do Mercado
  • Diretrizes Organizacionais de Vendas

 

  • Operações de Caixa - 60 horas

Competências:

  • Compreender os procedimentos estará habilitado para prestar um melhor atendimento.
  • Perceber que sua atividade profissional é parte importante na conquista do cliente
  • Compreender os procedimentos pode desenvolver a habilidade técnica necessária para maior confiança e precaução em suas rotinas de trabalho
  • O jovem consciente dos riscos ergonômicos sofrerá com menor desgaste e complicações que possam afetar seu rendimento.
  • Compreender a necessidade de ter cuidado e atenção na utilização dos equipamentos evita períodos ociosos em razão de defeitos ou mau funcionamento.
  • Desenvolver uma postura preventiva ganha a capacidade de realizar as atividade de maneira mais segura quanto a sua saúde física, dos colegas e dos clientes.
  • Ter maior entendimento sobre a relação com outros setores, reconhecer a necessidade de ser mais efetivo e responsável em suas operações.
  • Reconhecer o padrão esperado e exigido proporciona maiores chances para adequar-se e ascender nos postos de trabalho.
  • Conhecer as formas de pagamento e os riscos decorrentes das fraude, possibilita ter uma postura de atenção constante para que enganos não venham acontecer.

Habilidades:

  • Desenvolver o comprometimento e responsabilidade para um melhor desempenho profissional
  • Desenvolver maior sensibilidade e segurança nos procedimentos
  • Colocar em prática pelo profissional agrega valor a suas habilidades e a consequente empregabilidade
  • Agir com segurança nos procedimentos acaba por desenvolver maior tranquilidade que significa proporcionalmente melhora na atenção e na agilidade
  • Aplicar uma condição adequada de trabalho refletindo na assiduidade, produtividade, disposição e no consequente atendimento
  • Orientar o colaborador que ao possuir técnicas e habilidades somadas ao cuidado com os equipamentos à sua disposição acaba por prestar um melhor atendimento aos clientes, além de evitar despesas desnecessárias com consertos inesperados.
  • As boas práticas promovem uma valorização da vida ao evitar inconvenientes que possam afetar a saúde do colaborador e consequentemente o desempenho das atividades de trabalho.
  • O colaborador que possui uma visão ampla da empresa e de sua atividade pode contribuir para que a missão, os propósitos e as metas de gestão sejam atingidas.
  • A socialização profissional é o processo de incorporação dos códigos, comportamentos, atitudes e posturas aceitas, portanto, o jovem melhor instruído é capaz de corrigir falhas, passar por transformações e destacar seu potencial.
  • O conhecimento dos elementos de segurança evita equívocos garantindo a liberdade e confiança necessárias para exercício da atividade profissional.

Bases Tecnológicas:

  • A profissão operador(a) de caixa
  • Principais operações de caixa
  • Atendimento ao cliente
  • Procedimentos de fluxo de caixa
  • Ergonomia e o operador de caixa
  • Os equipamentos e usos pelo operador
  • Higiene e a manipulação de produtos
  • Estoque e frente de caixa
  • Postura do operador de caixa
  • Administração de valores

     

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

Valor do Programa: R$ 39,90

Dúvidas: atendimento@fundacaofat.org.br