Construindo o Futuro com Educação e Tecnologia

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VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA

Classificado na Consolidação Brasileira de Ocupações com o código: 5211-10

Carga Horária: 220h

Modalidade: EAD (Educação a Distância, Auto Estudo, Atividades Totalmente Assíncronas)

Descrição das atividades que poderá desenvolver após a qualificação:

  • Vende mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista.
  • Auxilia os clientes dos estabelecimentos comerciais na escolha de sua compra.
  • Registra entrada e saída de mercadorias.
  • Promove a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas.
  • Informa sobre as qualidades e as vantagens de aquisição de modelos e versões de equipamento se produtos.
  • Expõe mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço.
  • Presta serviços aos clientes, tais como troca de mercadorias.
  • Faz inventário de mercadorias para reposição.
  • Elabora relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.
     

Término: Programa disponível por 75 dias após a liberação da senha de acesso – matrícula formalizada.

Componentes:

  • Gestão Organizacional – 80 horas

Competências:

  • Especificar os conceitos sobre as teorias da administração, a organização e administração, como abrir uma empresa e planejamento estratégico.
  • Mostrar o que são organizações e departamentalização; as técnicas de gerenciamento, e o gerenciamento de projetos e processos.
  • Explicar e discriminar a globalização e competitividade, normas Nacionais e Internacionais de Qualidade, ferramentas de automação de escritório, gerenciamento de arquivos nos produtos do Google.
  • Diferenciar os serviços de informática móvel, empresas na web, e sistemas de gestão empresarial serão estudados neste componente curricular.
  • Analisar as bases do empreendedorismo e da sustentabilidade, finalizando com o e-Social: documentação Técnica; Qualificação Cadastral; e Legislação.

Habilidades:

  • Desenvolver uma visão ampla do funcionamento da empresa.
  • Desenvolver e viabilizar procedimentos técnicos e administrativos.
  • Selecionar e aplicar normas adequadas às características de uma empresa.
  • Identificar estrutura organizacional.
  • Identificar sistemas de informação.
  • Identificar manual e as normas de organização.
  • Aplicar os instrumentos administrativos em diferentes áreas de gestão.
  • Aplicar técnicas de controle.
  • Elaborar documentos e trocar informações por meio de ferramentas de automação de escritório.
  • Selecionar sistemas de gestão empresarial de acordo com a necessidade da empresa.

Bases Tecnológicas:

  • Introdução a Organização Empresarial
  • Teorias da Administração
  • Organização e Administração
  • Como Abrir uma Empresa
  • Planejamento Estratégico
  • Organizações
  • Departamentalização
  • Técnicas de Gerenciamento
  • Gerenciamento de Projetos
  • Globalização e Competitividade
  • Normas Nacional e Internacionais de Qualidade
  • Ferramentas de Automação de Escritório
  • Gerenciamento de Arquivos nos Produtos do Google
  • Serviços de Informática Móvel e a Empresa na WEB
  • Empresas na WEB
  • Sistemas de Gestão Empresarial (ERP)
  • Empreendedorismo e Sustentabilidade

 

  • Técnicas de Negociação - 80 horas

Competências:

  • Conhecer os conceitos e as tipologias da negociação, suas etapas, a composição da equipe de negociação, as rodadas e os comportamentos e atitudes em uma negociação.
  • Analisar os conflitos, seus conceitos e suas tipologias; as formas de gerir e mediar conflitos; como conhecer as variáveis no processo de tomada da decisão; os principais aspectos teóricos e práticos relativos à estrutura e ao funcionamento dos grupos de trabalho nas organizações; o planejamento da equipe de vendas; bem como, a organização da equipe de análise de vendas.
  • Orientar as equipes de vendas, bem como, a participação da equipe na integração com os demais departamentos da empresa.

Habilidades:

  • Compreender e utilizar com segurança os principais conceitos e bases teóricas das técnicas de vendas nos diferentes tipos de negócios e organizações.
  • Entender a importância das informações em vendas e as técnicas de vendas.
  • Compreender os conceitos e princípios da negociação.
  • Aplicar os conceitos do estudo das emoções e sentimentos na negociação.
  • Utilizar a inteligência, os estilos interpessoais e a negociação.
  • Analisar e avaliar os resultados em negociação a partir de estratégias e táticas adequadas.
  • Aplicar e preparar um processo de negociação.

Bases Tecnológicas:

  • Negociação: Conceitos e Tipologias
  • Etapas do Processo de Negociação
  • Composição da Equipe de Negociação
  • As Rodadas de Negociação
  • Comportamentos e Atitudes em uma Negociação
  • Conflitos: Conceitos e Tipologias
  • Formas de Gerir e Mediar Conflitos
  • Variáveis no Processo de Tomada da Decisão
  • Principais Aspectos Teóricos e Práticos Relativos à Estrutura e ao Funcionamento dos Grupos de Trabalho nas Organizações
  • Orientar as Equipes de Vendas
  • Organização e Análise de Vendas
  • Organização da Equipe de Vendas
  • Integração das Equipes com os departamentos
  • Planilha de Controle
  • Participação nas Vendas da Empresa

 

  • Atendimento ao Cliente – 60 horas

Competências:

  • Planejar as atividades de atendimento aos clientes
  • Planejar as atividades de vendas
  • Prospectar clientes
  • Planejar visita a clientes
  • Apresentar e demonstrar produtos
  • Aplicar técnicas de demonstração
  • Acompanhar o pós-venda
  • Aplicar técnicas e ferramentas de pós-venda

Habilidades:

  • Compreender os tipos e as diferenças no atendimento aos clientes
  • Aplicar técnicas para encantar clientes
  • Lidar com reclamações e clientes estressados
  • Realizar visitas a clientes
  • Comparar o produto com o da concorrência
  • Traçar metas de produtividade
  • Aplicar ferramentas básicas de uma visita
  • Elaborar um relatório de visita
  • Aplicar técnicas de apresentação
  • Aplicar ferramentas computacionais de apresentação
  • Aplicar técnicas de demonstração
  • Preparar o ambiente para demonstração
  • Organizar roteiro de uma demonstração eficaz
  • Aplicar ferramentas de fidelização de clientes

Bases Tecnológicas:

  • Atendimento aos clientes
  • Atividades de vendas
  • Prospectando clientes
  • Visitando clientes
  • Aplicando técnicas de apresentação
  • Entendendo a importância do pós-venda
  • Ferramentas de pós-venda
  • SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

 

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

Valor do Programa: R$ 39,90

Dúvidas: atendimento@fundacaofat.org.br