Analista de Suporte ao Usuário de Informática (Help Desk)

Classificado na Consolidação Brasileira de Ocupações com o código:3172-10

Carga Horária: 220h

Modalidade: EAD (Educação a Distância, Auto Estudo, Atividades Totalmente Assíncronas)

Descrição das atividades que poderá desenvolver após a qualificação:

• Desenvolve a Gestão do perfil do usuário em Sistemas Operacionais.
  • Realiza a Estruturação, Organização Física e Lógica e Instalação de Computadores e Periféricos.
  • Aplicar Técnicas para Instalação de Softwares Aplicativos.
  • Faz a instalação  de Computadores  em Redes Locais.
  • Realiza a Verificação da Operação Ideal de  Computadores e Seus Periféricos

Término: Programa disponível por 75 dias após a liberação da senha de acesso – matrícula formalizada.

Componentes:

Eletroeletrônica - 80 horas

Competências:

• Analisar conceitos fundamentais de eletricidade, circuitos em corrente contínua e executar ensaios, respeitando as características e limitações técnicas de componentes.
  • Analisar resistores elétricos, relações entre sinais senoidais e medições em osciloscópio, as características de semicondutores e circuitos retificadores, com e sem filtro capacitivo, bem como, avaliar fonte de alimentação retificada.
  • Analisar as características técnicas do diodo zener, o funcionamento dos circuitos reguladores de tensão, as características técnicas do transistor bipolar, as características técnicas de transistor por efeito de campo (FET) e avaliar amplificador operacional 6. Analisar o funcionamento de amplificadores
  • Analisar o funcionamento dos circuitos utilizando tiristores, o funcionamento dos circuitos retificadores controlados e não controlados de potência e o funcionamento dos Nobreaks industriais.

Habilidades:

• Identificar os componentes e os elementos básicos dos circuitos.
  • Realizar montagem de circuitos básicos.
  • Utilizar as grandezas e escalas dos instrumentos de medição.
  • Aplicar metodologia de correta utilização de equipamentos e instrumentos de medição.
  • Conferir os valores medidos com os teóricos.
  • Identificar resistores elétricos e as principais características das ondas senoidais.
  • Executar experimentos em laboratório visando à utilização de osciloscópio como instrumento de medição.
  • Expedir relatórios técnicos, com base nos experimentos em laboratório.
  • Identificar especificações em tabelas, manuais e catálogos de fabricantes dos componentes semicondutores e os componentes eletrônicos através dos seus símbolos e aspectos físicos.
  • Utilizar e executar testes nos componentes semicondutores de acordo com as especificações técnicas.
  • Executar esboços, desenhos de circuitos eletrônicos básicos retificadores com e sem filtro capacitivo.
  • Identificar os parâmetros de uma fonte de alimentação retificada.
  • Relacionar as diversas características do diodo zener.
  • Aplicar especificações técnicas e recomendações dos fabricantes de componentes semicondutores.
  • Realizar experimentos com Diodo Zener e elaborar relatórios técnico
  • Identificar os componentes básicos utilizados nos circuitos reguladores de tensão
  • Realizar experimentos com circuitos reguladores de tensão e elaborar relatórios técnico
  • Relacionar as diversas características do transistor bipolar
  • Realizar experimentos com transistor bipolar e elaborar relatórios técnico
  • Relacionar as diversas características do FET
  • Realizar experimentos com FET e elaborar relatórios técnico, experimentos com amplificador operacional e experimentos com amplificadores e elaborar relatórios técnicos
  • Executar montagens utilizando circuitos com tiristores para retificação (CA/CC) e inversão (CC/CA).
  • Desenvolver projetos de circuitos retificadores de potência.
  • Executar projeto e montagem de nobreak para área industrial

Bases Tecnológicas:

• Introdução à eletricidade, Evolução histórica da eletricidade e da eletrônica, Princípios de ciência dos materiais
  • Múltiplos e submúltiplos, Tensão elétrica, Corrente elétrica, Condutores, isolantes e semicondutores
  • Resistência elétrica, Segunda Lei de Ohm, Código de Cores para Resistores
  • Associação de resistores, Ligações D-Y e Y-D de resistores
  • Primeira lei de Ohm
  • Potência elétrica em CC
  • Magnetismo e eletromagnetismo, Corrente Alternada
  • Efeitos da corrente elétrica no corpo humano, Dispositivos de proteção, Medidores de energia elétrica, Revisão: geradores e receptores
  • Materiais semicondutores
  • Circuitos retificadores
  • Transistor bipolar
  • Polarização do Transistor
  • Transistor como amplificador e como Chave
  • Portas Lógicas
  • Portas Lógicas Derivadas

Suporte Técnico – 60 horas

Competências:

• Utilizar diferentes códigos e sistemas de numeração digitais;
  • Analisar a comunicação ente microcomputadores e seus periféricos;
  • Dimensionar memórias primárias e secundárias para aplicações específicas;
  • Identificar os diferentes modelos de componentes utilizados nos microcomputadores PC compatíveis.

• Compreender a estrutura das memórias de um microcomputador PC compatível;
  • Compreender o funcionamento dos dispositivos de armazenamento de um microcomputador PC compatível;
  • Compreender o funcionamento de portas de comunicação e interfaces de um microcomputador PC compatível;
  • Compreender o processo de boot empregado nos computadores;
  • Compreender as funções do software básico de um microcomputador PC compatível;
  • Compreender as formas de comunicação entre microcomputadores e periféricos;
  • Executar procedimentos de testes em microcomputadores.

Bases Tecnológicas

• Manutenção Preventiva de redes,