EDUCAÇÃO CONTINUADA

A FAT possui uma vasta experiência nas áreas técnicas e tecnológicas, e coloca todo esse conhecimento a serviço do mercado oferecendo assessoria de alto nível para o desenvolvimento de programas de formação profissional, tanto para órgãos públicos quanto para empresas privadas.

São Cursos e palestras In Company, Presenciais ou a Distância, elaborados sob medida, a partir de um diagnóstico prévio das necessidades de formação do cliente, sempre contando com o expertise acadêmico e profissional dos melhores professores do País.

Invista na formação e na reciclagem de seus profissionais e melhore os resultados do seu negócio, solicite um diagnóstico!

A Fundação FAT pode ser contratada diretamente por qualquer órgão público nos termos do inciso XIII, do art. 24, da Lei n.º 8.666/93.

Informações:E-mail: cursos@fundacaofat.org.br - Telefone: 55 (11) 3311-2677

O Programa de Educação e Desenvolvimento Profissional da Fundação FAT é voltado para indústrias, sindicatos, empresas e prefeituras que desejam capacitar e qualificar seus colaboradores. São cursos, palestras, seminários, oficinas e outras ações educativas nas áreas da Saúde, Construção, Informática, Produção, Telecomunicações, Serviços e Projetos para jovens e adultos.

Conheça a base de  atuação do Centro de Educação Continuada

Parceria: FATEC Taquaritinga – Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer CD 55/2011, de 16/05/2011

Carga Horária: 400 Horas

Objetivo: Proporcionar aos alunos um contato direto com tecnologias de ponta que estão em uso na indústria regional, bem como o conhecimento de novas tecnologias que podem ser implantadas em um futuro próximo. Oferecer uma sólida base de conhecimentos administrativos, cientificos e tecnológicos que permitam a estes profissionais entender, gerir e atualizar os processos produtivos. Formar profissionais como competência para buscar soluções tecnológicas para problemas existentes, fazendo o “link” entre a tecnologia produzida pelos meios academicos e as aplicações tecnologicas necessárias à evoluçaõ dos processos produtivos.

Per­fil de Aluno :  O curso é voltado  para  Graduados das áreas de tecnologias e afins oriundos prioritariamente das cidades que compõem a região de Taquaritinga.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Produção científica, Estatística aplicada, Administração estratégica de pessoas, Tecnologia de informação, Foco na gestão, Gestão ambiental em empresas, Gestão de projetos, Gestão da qualidade integrada a produção, Logística e cadeia de suprimentos, Gestão de processos automatizados, Automoção industrial, Gestão de custos da capacidade produtiva, Projetos de investimentos, Direito empresarial e Elaboração da Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC São José do Rio Preto - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer 435/07 de 20/09/2007

Carga Horária: 435 horas

Objetivo:  Especializar profissionais da área de informática para trabalhar na concepção, desenvolvimento, implantação, administração e manutenção de aplicações dinâmicas baseadas na Web através de uma visão global do estado da arte no desenvolvimento de aplicações Web utilizando-se ferramentas e linguagens de programação de última geração. Desenvolver senso crítico e aptidões voltadas ao tratamento de informações descentralizadas, oriundas de clientes utilizando a internet, celulares ou palm tops. Propiciar aos participantes uma visão ampla dos recursos da Tecnologia da Informação voltados a aplicações web e móveis. Disseminar o uso das tecnologias de ponta, integrando a região às de maior desenvolvimento do país. Propiciar aos alunos uma visão adequada sobre o panorama atual das linguagens de programação, frameworks e ferramentas de desenvolvimento web, dentro dos assuntos tratados no curso temos: PHP, Desenvolvimento Web em ambiente Java (Hibernate/Java Server Faces), Desenvolvimento Web em ambiente Microsoft, Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados MySQL, SQL Server, Marketing Digital, Segurança Web, SEO, Análise e Gerênciamento de Projetos Web, além de várias outras tecnologias emergentes.

Público alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados das áreas de Informática, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenheiros, Tecnólogos ou com graduação em áreas correlatas que possuam experiência profissional comprovada e que queiram aprimorar seus conhecimentos em Tecnologia da Informação.

Disciplinas: Modelagem de Sistemas Web,Multimídia e Hipermídia,Desenvolvimento Web com Software Livre, Desenvolvimento Web com Frameworks Java,Banco de Dados Corporativos,Desenvolvimento Web com Ferramentas Microsoft,Mídias Digitais para Treinamento Corporativo,Tecnologias Emergentes para aplicações Web, Gestão de Negócios e de Projetos Web, Métodos Científicos, IV Elaboração da Monografia

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC São José do Rio Preto - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 239/10 de 27/05/2010

Carga Horária: 420 horas

Objetivo: Habilitar profissionais que tenham relação com a área de gestão de negócios, para atuarem de modo eficiente e eficaz no processo de planejamento estratégico. Tem-se em vista a vantagem competitiva por meio de uma abordagem que correlaciona marketing e finanças, além do suporte do sistema tecnológico para gestão. E também, de modo específico desenvolver habilidades para o gerenciamento de unidade de negócios, bem como, qualificar os alunos nas tomadas de decisões em aspectos financeiros e mercadológicos, tendo em vista a elaboração dos planos de ações, pelos quais a empresa irá criar valores, principalmente, valor de marca, de idoneidade, da tradição, da qualidade e no processo competitivo.

Público Alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados das áreas de Tecnologia em Informática para a Gestão de Negócios, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção e demais graduados que tenha afinidade ou vivência em Gestão para Negócios, oriundos de São José do Rio Preto e das cidades da região: Mirassol, Neves Paulista, Votuporanga, Fernandópolis, Olímpia, Nova Granada, Catanduva e demais cidades da região.

Disciplinas: Empreendedorismo Corporativo, Coaching, Comunicação Empresarial, Estatística Aplicada, Planejamento Estratégico,  Marketing, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia Digital Aplicada ao Marketing, Economia e Mercado, Estrutura e Processos Organizacionais, Matemática Financeira, Gestão Estratégica de Custos, Análise Financeira, Jogos de Empresas, Métodos Científicos, Elaboração da Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC São José do Rio Preto - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 100/2011 de 27/07/2011

Carga Horária: 420 horas

Objetivos: Especializar profissionais da área de T.I. para trabalhar na concepção, desenvolvimento e implantação de projetos de infraestrutura de redes, desenvolvendo e administrando a segurança da informação, gerenciar projetos de T.I. de prestação de serviços, aquisição de hardware e configuração de softwares em empresas de portes e ramos de atividades distintos, governança e desenvolvimento de software.

Este curso considera a especialização de um profissional com visão estratégica em relação ao uso da informação, onde o formado terá subsídios suficientes para desenvolver e aprimorar as organizações no uso da informação ou mesmo empreender novos negócios que tenham como foco a prestação de serviços de T.I..

Público alvo: Graduados em Informática, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Engenheiros ou Tecnólogos que queiram aprimorar seus conhecimentos em Tecnologia da Informação.

Disciplinas: Gestão de Infraestrutura de T.I., Estatística Aplicada ao Planejamento de T.I., Gestão de Equipes,  Business Intelligence, ERP, Logística, Georreferenciamento, Aplicações Web e Mobilidade, Governança e Segurança de T.I., Marketing, Mídias Digitais, Métodos Científicos, Tópicos Emergentes, Gerência de Projetos em T.I.,  Orientação de Monografia

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Marília – Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer CD 102/2011, de 29/07/2011

Carga Horária: 432 Horas

Objetivo: Fornecer conhecimentos técnicos e cientificos e inovações tecnológicas aos graduados em áreas compatíveis com Tecnologia em Alimentos.

Público-alvo: Gestores com visão estratégica em relação ao controle de qualidade dos alimentos, capacitando-o para tomar decisões para a melhoria da qualidade da empresa.

Disciplinas: Epidemiologia e Saúde Pública, Tópicos avançados de Microbiologia dos alimentos, Bioquímica dos alimentos, Análises quimicas dos alimentos, Higiene e segurança dos alimentos, Tecnologia enzimática e fermentações e processamentos, Técnologia de óleos e gorduras de origem vegetal, Tecnologia e processamento de grãos. Prosução de açúcar e álcool e processamento mínimo de vegetais, Processos de desidratação osmótica e secagem de frutas por ar aquecido, Tecnologia de carne e derivados, gestão da qualidade na tecnologia do leite, Indústria de bebidas, Gestão e tecnologia, Gerenciamento e desenvolvimentos de embalagens, Ciência e tecnologia de alimentos funcionais, Análise sensorial dos alimentos, Gestão empresarial, Metodologia cientifica e Desenvolvimentos da Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br.

Parceria: FATEC São Paulo – Departamento de Automoção de Escritórios e Secretariado - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 656/08 de 12/12/2008

Carga Horária: 378 horas

Objetivo: O objetivo do curso é apresentar, complementar e atualizar conhecimentos relacionados a temas e princípios de administração e gestão e suas ferramentas, aplicadas às mais diversas áreas de negócios.

Público-alvo: Graduados em cursos de nível superior, bacharéis e tecnólogos das áreas de automação de escritórios e secretariado, gestão de negócios e empresas, processamento de dados, saúde, engenharia, medicina e advocacia, que necessitem atualização e/ou complementação da formação em gestão de empresas, empreendimentos ou negócios.

Disciplinas: Metodologia de Trabalho Cientifico, Matemática Financeira e Análise de Investimento, Comunicação Interpessoal e Empresarial, Princípios Jurídicos Aplicados à Emp. e Negócios, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Interpretação de Dados e Informações, Estratégias, Sistemas e Métodos Administrativos, Ferramentas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Estratégias Competitivas em Marketing, Contabilidade e Finanças, Ergonomia e Ambiente de Trabalho, Negociação, Logística e Operações, Gestão de Qualidade, Atualização em tecnologia de Informação, Trabalho de Conclusão (Monografia).

Informações:  E-mail: cursos@fundacaofat.org.br.

Parceria: FATEC São Paulo – Departamento de Edifícios - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 390/09 de 22/10/2009

Objetivo: o curso visa à especialização do graduado que trabalha nas área sde Construção, Informática, Produção, Telecomunicação, Serviços e outras que requerem o controle de suas atividades por projeto, ou seja, que tenham um início e um fim definidos e que não caracterizem serviços rotineiros.

Adquirir conhecimentos específicos de disciplinas relacionadas às áreas de gerenciamento de projetos contempladas na grade curricular; complementar e atualizar seus conhecimentos sobre os aspectos correlacionados ao gerenciamento de pequenos, médios e grandes empreendimentos; entender e utilizar as várias técnicas, ferramentas e recursos de administração de projetos, de forma ampla ou específica, em empresas e instituições públicas e privadas de pequeno, médio ou grande porte; conhecer e utilizar ferramentas específicas de administração para tomar decisões relativamente a empresas e organizações.

Disciplinas: Administração de Projetos, Processo de Iniciação do Projeto,  Processo de Planejamento do Projeto, Processo de Execução e Controle, Processo de Encerramento, Metodologia de Trabalho Científico voltada para Gerenciamento de Projetos

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Americana - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 109/10 de 18/03/2010.

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Capacitar os participantes para dominar os conceitos de gestão de projetos, suas áreas de conhecimento (escopo, prazo, custos, recursos humanos, qualidade, riscos, comunicações, aquisições, integração) e as especificidades de projetos de tecnologia de informação, além das ferramentas e métodos para sua gestão.

Público-alvo: Profissionais graduados na área de Computação e Informática ou que nela atuem, ou pretendam atuar, como gerentes ou líderes de projetos de desenvolvimento ou manutenção de software.

Disciplinas: Introdução à Gestão de Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Escopo em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Prazo em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Custos em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Qualidade em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Recursos Humanos em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Comunicações em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Riscos em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão de Aquisições em Projetos de Tecnologia de Informação; Gestão Integrada de Projetos de Tecnologia de Informação; Perfil do profissional para Gestão de Projetos de Tecnologia de Informação; Metodologia do Trabalho Científico; Didática do Ensino Superior; Elaboração de Monografia.

Informações:  E-mail: cursos@fundacaofat.org.br.

Parceria: FATEC Americana - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 73/10 de 04/03/2010

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Apresentar aos participantes os conceitos e técnicas de gestão estratégica, capacitando-os para empregar as ferramentas e tecnologias de gestão e de processos gerenciais e preparando-os para atuar de forma dinâmica no atual mercado, onde a mudança é constante.

Público-alvo: Profissionais graduados nas áreas de Administração, Gestão Empresarial e afins, bem como àqueles que, graduados em outras áreas, desempenham, ou pretendem desempenhar, funções gerenciais na indústria, comércio ou serviços.

Informações:  E-mail: cursos@fundacaofat.org.br.

Parceria: FATEC Guaratinguetá - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 94/2009 de 18/03/2009

Carga Horária: 400 horas

Objetivo: Fornecer as bases para a construção de um ambiente empresarial focado na inovação e na flexibilidade, através do aporte de novos conhecimentos, novas ferramentas e na formação de uma mentalidade empreendedora nos diversos níveis da organização.

Público-alvo: Graduados, empresários, executivos e profissionais que estejam procurando desenvolver habilidades e competências em combinar recursos e capacitações, conceitos que definem a gestão estratégica. Desenvolver essa competência requer que empresas e profissionais invistam em aprendizagem permanente, enquanto buscam inovar, identificando e operacionalizando as estratégias necessárias para estabelecer diferenças frente aos concorrentes. Isso também se aplica à articulação entre firmas, e entre estas e outros agentes.

Disciplinas: Gestão estratégica de Projetos; Gestão Estratégica da Qualidade dos Processos; Contabilidade Gerencial; Análise Econômico-financeira; Gestão da Inovação e da Tecnologia; Criatividade, Heurística e Pensamento Complexo; Inteligência Competitiva de Negócios; Gestão de TI para Inovação; Atores e Políticas C&T&I - Empreendedorismo na Era do Conhecimento; Marketing Empreendedor; Plano de Negócios; - Tópicos Especiais; - Metodologia de Pesquisa Científica e Didática; Orientação de TCC.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Jahu - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 507/10, de 03/12/2010

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Fornecer aos participantes de uma forma abrangente as questões relacionadas com o tema Gerenciamento Estratégico de Pessoas, e suas ligações com as demais questões organizacionais. Isto permitirá aos profissionais que atuam (ou pretendem atuar) com pessoas, uma bagagem que lhes permitirá serem diferenciados para um mercado cada vez mais exigente.

Público-alvo: O Curso é destinado às carreiras Administrativas e Gerenciais, que tenham em seu cunho de atuação a necessidade de gerenciar pessoas no dia a dia.

Disciplinas: Modelos de gestão; Ética e Responsabilidade Empresarial; Metodologia da Produção do Conhecimento; Elaboração e gerenciamento de projetos; Métodos Quantitativos; Processo Decisório; Relações de Trabalho; Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Cargos, Carreira e Remuneração; Selecionando e Formando Equipes; Liderança e Motivação; Capacitação e Desenvolvimento; Gestão de Desempenho; Gestão do Conhecimento Gestão de Pessoas; Monografia de Conclusão de Curso.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Americana - Aprovado pelo Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Parecer CD 97/2011 de 29/07/2011

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Desenvolve, nos participantes, as seguintes competências, necessárias ao mundo corporativo cada vez mais complexo: conhecer teoricamente os conceitos de beneficiamento têxtil; desenvolver processos de tratamentos têxteis e seus equipamentos, e como lidar com estas exigências em termos de técnicas, ferramentas e métodos.

Público-alvo: Profissionais graduados das áreas de Engenharia, Tecnologia Têxtil, Química ou a qualquer graduado que tenha interesse em se especializar na área em questão.

Disciplinas: Tecnologia Têxtil; Análise de Produtos Químicos; Tratamento de Águas e Efluentes e Utilidades; Estudo dos Equipamentos Têxteis; Identificação de Fibras Têxteis; Beneficiamento Primário; Ensaios de Controle de Qualidade Físico/Químico; Colorimetria; Estrutura e Propriedades dos Corantes; Planejamento e Controle da Produção; Tinturaria I; Metodologia do Trabalho Científico; Marketing Têxtil; Tinturaria II; Custos Têxteis; Processos de Lavanderia; Didática do Ensino Superior; Estamparia; Acabamento; Estilo e Moda; Elaboração de Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Botucatu - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer CD 117/2011, de 19/03/2011

Carga Horária: 420 horas

Objetivo: Pretende constituir-se como um espaço de reflexão e fonte de conhecimento que possibilite ao aluno ser objeto e sujeito, observando e experimentando as mais diversas manifestações das competências humanas e como local de aquisição de conhecimento profissional. Assim, por meio da relação entre teoria e prática do trabalho acadêmico, esse projeto busca garantir ao profissional conhecimento e os conteúdos necessários para uma formação específica e aprofundada, além de lhe proporcionar uma visão mais ampla do processo de aplicação de conhecimentos e possibilitar o seu pleno desenvolvimento intelectual.

Público-alvo: Profissionais graduados das áreas de Administração, Economia e Finanças, Logística, Informática e outros afins.

Disciplinas: Desenvolvimento Organizacional e Treinamento; Remuneração e Benefícios; Desenvolvimento de Líderes e Gestão do Conhecimento; Comunicação Empresarial – Relações Interpessoais; Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas; Planejamento Estratégico de Marketing: A Gestão do Relacionamento com os Clientes; Marketing Digital, Marketing Visual e Merchandising Visual; Sistemas de Informação Aplicados; Tecnologia de Comunicação; Sistemas de Banco de Dados e Segurança da Informação; Sistemas Integrados de Gestão; Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão Estratégica; Demonstrativos e Aplicativos Financeiros; Análise dos Demonstrativos Financeiros; Análise Financeira Avançada; Critérios e Previsão de Viabilidade Econômica de Investimento; Direito Comercial e Tributário; Empreendedorismo e Negócios; Plano de Negócios; Elaboração de Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Ourinhos - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer 434/07 de 12/09/2007

Carga Horária: 371 horas

Objetivo: Fornecer uma formação complementar aos envolvidos com as áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia de Software, Processamento de Dados, Ciência da Computação e Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação. Tal formação tem por objetivo apresentar a tais profissionais conceitos inerentes à produtividade, qualidade e gestão de produção dentro do escopo fabril para software. Além da formação complementar, os alunos poderão ter um contato prático / real em relação aos aspectos de qualidade de produtividade. Esse contato será desenvolvido na Fábrica de Software da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, por meio do conceito de residência em software.

Público-alvo: Graduados nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia de Produção, Administração de Empresas ou áreas correlatas.

Disciplinas: Princípios de Gerenciamento; Gestão de produção e operações; Gestão da qualidade e melhoria contínua; Gestão de projetos em fábricas de software; Processo de produção de software; Métricas de Software; Modelos de qualidade de software; Gestão de conhecimento em fábrica de software; Interface Homem Computador; Gerenciamento e serviços e redes; Banco de Dados; Arquitetura e design de software; Programação orientada a objetos; Desenvolvimento de software utilizando IDE; Desenvolvimento de software Multi-Tier; Metodologia de pesquisa; Didática no Ensino Superior; Ambiente de Ensino e Aprendizagem à distância.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Ourinhos - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer 744/2009, de 04/03/2010.

Carga Horária: 400 horas

Objetivo: A proposta do Curso de Especialização em Segurança em Redes de Computadores tem por objetivo levar aos profissionais da área de T.I e egressos dos cursos de graduação dessa área a especialização em segurança, gerenciamento e administração de redes de computadores, tornando-os aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Público-alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados das áreas de computação e afins, oriundos das cidades que compõem a região de Ourinhos.

Disciplinas: Redes de Computadores; Tecnologias de Redes Locais; Aplicações em Infra-estrutura Wired; Infra-estrutura Wireless; Sistemas Operacionais de Redes;

Gerência e Segurança em Redes de Computadores; Gerenciamento e Configuração de Roteadores; Sistema de Telefonia; Desenvolvimento de Software para intranet e internet; Programação e Aplicações Distribuídas; Métodos e Técnicas da pesquisa em redes de Computadores; Projeto de Redes de Computadores; Didática do Ensino Superior; Elaboração de Monografia.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Pindamonhangaba - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer 389/09 de 22/10/2009

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Expor os conceitos fundamentais relacionados com a microestrutura dos metais e suas ligas, transmitir conceitos e metodologia dos principais tipos de Tratamentos Térmicos utilizados na indústria metalúrgica e metal-mecânica e apresentar os aspectos relacionados com conceitos e prática Metalográfica, dentro de uma metodologia que inclui técnicas de preparação de amostras metalográficas e técnicas modernas de caracterização de metais ferrosos e não-ferrosos.

Público-alvo: Graduados nas áreas de Metalurgia, Mecânica, Materiais, Física Ou Áreas Correlatas.

Disciplinas: Metalúrgica Física, Tratamento Térmicos Convencionais e Tratamento Térmico Específicos, Metalografia e Microscopia E Metodologia Científica.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Itapetininga - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer CEE 449/09 de 10/12/2009

Carga Horária: 360 horas

Objetivo: Os desafios atuais ressaltam a importância do projeto em cobrir os hiatos entre a situação atual e a futura, no que se refere à gestão da agroindústria (indústrias de bebidas, conservas e empacotamento de produtos e similares, dentro da produção, distribuição e varejo) em âmbito global e suas respectivas logísticas integradas. Em constante consonância com o meio empresarial do agronegócio, percebeu-se a ausência de cursos voltados para Logística com enfoque na cadeia de suprimento (Supply Chain Management), que pudessem contribuir para a especialização de profissionais já graduados em áreas correlacionadas à gestão do agronegócio e da agroindústria. Certifique-se como um profissional único na primeira Pós-Graduação em Logística Integrada na Agroindústria preparado para atender suas necessidades profissionais e de sua organização.

Público-alvo: O curso foi estruturado para graduados em Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia na Agroindústria, Tecnologia em Gestão e Negócios, Tecnologia em Produção Industrial, Economia, Engenharia, Administração e professores dos cursos tecnológicos que precisem se atualizar com as novas teorias e técnicas da gestão da logística e das cadeias de suprimentos no agronegócio e na agroindústria.

Disciplinas: Marketing Integrado; Fundamentos da Gestão de Negócios Estratégia, Tática e Operacional; Transporte e Modais; Teorias Modernas da Administração; Sistema de TI e a Logística; Os Recursos Humanos e o Trabalho em Equipe; Integração Forneci; Matérias-Prima e o Desenho da Rede e da sua Logística; Metodologia da Pesquisa Científica; Trabalho de conclusão de Curso; Métodos Quantitativos Estatísticos Aplicados à Logística; Jogos de Empresas e Modelagem e Simulação; Manutenção dos Estoques e as Técnicas do PCP; Gestão Ambiental e Logística; Administração Financeira e Custos Logísticos.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC de Garça - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer  653/2008, de 13/03/2009.

Carga Horária: 368 horas

Objetivo: A proposta do Curso de Especialização em Aplicações Móveis e Orientadas a Serviços é fornecer uma formação complementar aos envolvidos com as áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia de Software, Processamento de Dados, Ciência da Computação e Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação. A formação complementar proposta nesta Especialização visa apresentar, a tais profissionais, conceitos, técnicas e as atuais ferramentas para a análise e desenvolvimento de software.

Público-alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados na área de Tecnologia da Informação, devidamente reconhecido na forma da Lei.

Disciplinas: Fundamentos de Programação Orientada a Objetos (Java Básico); Projeto Java (Programação Avançada com Java); Projeto de Banco de Dados; Projeto de Sistemas Móveis; Projeto Cliente/Servidor -  (Projeto WEB – Java RMI – MPI C#); Análise e Projeto de Sistemas (UML – RATIONAL ROSE – YASMIM); Arquitetura de Sistemas (Arquitetura Orientada a Serviços – SOA e Programação Orientada a Aspectos - AOP); Gestão, Qualidade e Segurança de Software; Seminários em Tecnologia da Informação; Metodologia da Pesquisa Tecnológica.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC Indaiatuba - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer  Parecer  70/10, de 04/03/2010.

Carga Horária: 400 horas

Objetivo: Proporcionar aos gestores de organizações públicas e privadas uma sólida especialização na área de gestão logística de serviços, permitindo a construção de um corpo sólido de conceitos, habilidades e competências, assim como indicar ao aluno, caminhos para a melhoria e a atualização contínuas dos mesmos.

Público-alvo: O Curso é oferecido a profissionais e professores que tenham concluído curso superior e estejam procurando consolidar seus conceitos, habilidades e competências sobre o tema, tanto para empregá-lo nas organizações em que trabalham de modo empreendedor, no magistério ou através da prestação de consultoria a outras organizações.

Disciplinas: Comércio Eletrônico; Internet; Programação para Internet; Marketing na Era Digital; Metodologia da Pesquisa; Gestão da Infra- Estrutura para Comércio Eletrônico; Aspectos jurídicos do Comércio Eletrônico;Construção de Web-Sites Comerciais; Banco de Dados para Web;Segurança da Informação;Sistemas de Gestão da Logística ;Gestão das Tecnologias da Informação; Gestão de Projetos no Ambiente do Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico; Internet; Programação para Internet; Marketing na Era Digital;  Metodologia da Pesquisa; Gestão da Infra- Estrutura para Comércio Eletrônico; Aspectos jurídicos do Comércio Eletrônico; Construção de Web-Sites Comerciais; Banco de Dados para Web; Segurança da Informação; Sistemas de Gestão da Logística; Gestão das Tecnologias da Informação;  Gestão de Projetos no Ambiente do Comércio Eletrônico.

Informações: E-mail: cursos@fundacaofat.org.br

Parceria: FATEC São José dos Campos - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – Parecer CD 54/2011, de 14/05/2011.

Carga horária: 400 horas

Objetivo: A proposta do curso é o de fornecer os conhecimentos conceituais e técnico-operacionais para a prática das atividades ligadas à logística. Prover ou melhorar as habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho, com os recursos materiais e humanos, de forma a obter o melhor resultado operacional para a organização em que atua.

Público-alvo: O curso destina-se a profissionais graduados envolvidos nas diversas áreas funcionais da logística como administração de transporte, armazenagem, compras, distribuição física, previsão de demanda, gestão de estoques e logística internacional. Os gestores que operam nas áreas de interface com a logística como marketing, finanças e informática poderão se beneficiar com os conhecimentos ministrados no curso. O curso deverá atender aos profissionais da cidade de São José dos Campos, bem como, das cidades do Vale do Paraíba.

Disciplinas: Análise Econômica e Financeira nas Decisões em Logística; Análise Multivariada de Dados; Gestão da Produção e Estoques; Logística Empresarial; Estratégias de custos na logística; Movimentação e Armazenagem de Materiais; Projeto e Análise de Redes Logísticas; Gestão de Transportes e Intermodalidade; Métodos Quantitativos Aplicados à Logística; Modelagem Probabilística e Técnicas de Simulação; Marketing em Logística Empresarial; Sistema de Informação em Logística Empresarial; Comércio Exterior; Qualidade e Meio Ambiente; Liderança e Administração Estratégica de Recursos Humanos; Administração de Terceiros; Métodos para a Produção do Conhecimento; Monografia.

Especialização em Materiais e Metalúrgica

Parceria: FATEC Sertãozinho - Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - Parecer CD 99/2011, de 29/07/11.

Carga Horária520 horas

Objetivo: O objetivo geral do curso de Especialização em Materiais e Metalurgia é promover a formação atualizada dos alunos bem como sua capacitação para uma sociedade em mudança, oferecendo ensino ético e de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro. Sua finalidade maior é promover o desenvolvimento potencial dos futuros profissionais aptos e com conhecimento preciso em materiais e metalurgia, estabelecendo condições que possibilitem a esses profissionais a inserção ativa no mercado de trabalho bem como apresentarem soluções criativas de problemas que as empresas e indústrias da área necessitam.
O objetivo específico do curso é formar profissional um Especialista em Materiais e Metalurgia com formação humanista, crítica e reflexiva, capacitando-o, também a absorver e desenvolver novas tecnologias após a conclusão do curso.

Público-alvo: Engenheiros metalurgistas que buscam aperfeiçoamento e atualização na área metalúrgica, engenheiros de outras especialidades que trabalham na indústria siderúrgica e de transformação sem possuir a formação especializada na área de atuação ou que pretendem entrar nesse nicho de mercado, Tecnólogos em Mecânica, Processos Metalúrgicos ou Soldagem, e profissionais com outra formação superior, que exercem funções de gestão ou de consultoria em organizações industriais e de prestação de serviços.

Disciplinas: Ciência dos Materiais; Materiais Metálicos; Materiais Poliméricos; Materiais Cerâmicos; Conformação de Materiais; Ensaios de Materiais; Processos de Fabricação; Fundição; Sistemas de Administração da Qualidade; Termodinâmica; Tratamento Térmico; Gestão de Projetos; Eletroquímica e Corrosão; Metalurgia do Pó; Processos de Soldagem de Metais; Seleção de Materiais e Análise de Falhas; Tribologia e Desgaste de Materiais; Técnicas de Microscopia; Gerenciamento de Resíduos; Processamento de Materiais Poliméricos; Processamento de Materiais Cerâmicos; Elaboração da Monografia.

MBA - EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

Parceria: Assessoria para assuntos de Pós-Graduação do CEETEPS

Carga Horária: 400 Horas

Objetivo: Pensar estrategicamente e de forma sistêmica na organização, avaliando o resultado proporcionado por suas ações e decisões. Desenvolver atitudes inovadoras, a partir da potencialização de suas competências técnicas e comportamentais. Liderar pessoas e processis para criação de rentabilidade sustentada e maiores resultados nos negócios. Ter as habilidades requeridas para agir como agentes de mudanças, característica dos ambientes atuais. Aplicar metodologia científica na solução dos problemas, atuando de forma imparcial e disseminando o conhecimento gerado para todas as pessoas na organização.  Desenvolver uma carreira ascendente em ambientes de adversidade e em contínua transformação.

Público-alvo: Executivos, diretores, gerentes e profissionais das diversas áreas de conhecimento (Administração, Engenharias, Tecnólogos, Ciências da Saúde, Ciências de Serviços e outras) que desejam potencializar e desenvolver conhecimentos e habilidades para diferenciar-se na gestão empresarial.

Disciplinas: Estrutura e cultura organizacional - Planejamento e estratégia empresarial - Laboratório: Planejamento estratégico - Gestão estratégica de supply chain - Fundamentos de logística integrada - Logística no comércio internaciona l - Estratégias de tecnologia da informação - Laboratório: Coordenação da cadeia de suprimentos - Planejamento e gestão de operações - Excelência em serviços - Laboratório: Gestão de processos na produção de bens e serviços - Gerenciamento de projetos- Laboratório: Planejamento e gestão de projetos - Gestão de pessoas e mudanças - Gestão do conhecimento - Laboratório: Liderança e negociação - Gestão de marketing - Gestão estratégica de vendas - Laboratório: Planejamento estratégico de marketing e vendas- Contabilidade gerencial- Gestão de custos e preços - Orçamento empresarial e sistema de indicadores financeiros - Análise de Investimentos - Laboratório: Análise de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos - Metodologia da Pesquisa Científica - Laboratório: Elaboração do projeto de pesquisa para o trabalho de monografia.

MBA - EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Parceria: Assessoria para assuntos de Pós-Graduação do CEETEPS

Carga Horária: 360 Horas

Objetivo: Fornecer aos participantes uma visão clara da importância da gestão de projetos e processos organizacionais para o aumento da competitividade das empresas.

Público-alvo: Profissionais graduados de nível superior, que exercendo suas atividades em organizações em processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de padrões de eficiência e eficácia, desejam preparar-se para evolução profissional na gestão de excelência e qualidade de projetos e processos.

Disciplinas: Desenvolvimento e Avaliação de Processos - Estatística Aplicada - Fundamentos de Finanças - Gestão de Marketing - Gestão de Operações - Gestão de Pessoas e Motivação - Gestão do Conhecimento - Introdução a Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - Metodologia de Pesquisa Científica - Planejamento e Gestão de Projetos - Planejamento para a Competitividade - Sistemas de Informações Gerenciais - Tópicos Especiais - Viabilidade Econômica Financeira de Projetos - Oficina de Liderança - Oficina de Negociação - Oficinas Integradoras.