PARCERIA: FUNDAÇÃO FAT E UNIFIL
O fenômeno da globalização e os avanços nas telecomunicações romperam as barreiras físicas no mundo, aliados a isso a sociedade, de modo geral, desenvolveu uma grande capacidade para geração de dados. Esses dados têm sua origem em diversos meios e tornam-se um precioso recurso quando bem trabalhados, pois podem servir de fonte para pesquisas, gerar vantagem competitiva para empresas e/ou balizar processos de tomada de decisão. Diferentes áreas do conhecimento podem se beneficiar com a organização, tratamento e interpretação analítica desses dados, o curso MBA em Inteligência de Negócio – Business Analytics e Big Data vai ao encontro dessa demanda formando profissionais capacitados para atuar na concepção e implantação de projetos de business intelligence aplicados a diferentes áreas de conhecimento.
OBJETIVOS
O curso tem como objetivo principal, capacitar o profissional sobre as nuances envolvidas na concepção de projetos para inteligência competitiva aplicado às diferentes áreas do conhecimento, bem como à compreensão das áreas de Business Analytics e Big Data neste processo. As aulas serão ministradas por professores com grande experiência profissional e docente; O curso abordará temas emergentes e relevantes tais como Internet das coisas, Big Data, Anatytics e Business Intelligence; Serão utilizados softwares livres para que os alunos possam exercitar o conteúdo sem restrições de acesso; As disciplinas têm um forte embasamento teórico, mas com aplicação prática dos conceitos estudados; As aulas serão realizadas com a aplicação de Metodologias Ativas; O estudante poderá baixar o ambiente virtual para estudos (virtual machine) e instalar em sua máquina.
PÚBLICO ALVO
Destina-se a profissionais com sólida formação de graduação e boa experiência profissional na área de Tecnologia da Informação. É desejável que o interessado tenha conhecimentos básicos de banco de dados e noções de estatística além de visão empreendedora e disciplina para o estudo.
O curso proporciona uma visão completa sobre o ciclo de vida de um projeto de business intelligence e aplicações de analytics e big data, por isso, pode ser realizado por profissionais que desejam desenvolver ou aprimorar competências para atuar na concepção e implantação de projetos que visam a utilização de dados como recurso para tomada de decisão.
REGIME DO CURSO Período e Periodicidade:
- 18 meses: 12 meses de aula e 6 meses para monografia.
- Aulas a cada 03 Sábados, com módulos de 10h/a.
- Previsão de finalização da pós-graduação: após entrega do trabalho de conclusão de curso.
O curso MBA em Inteligência de Negócio – Business Analytics e Big Data oferece disciplinas totalizando 390 horas/aula:
Disciplina Modalidade Carga horária
Disciplina | Modalidade | Carga horária |
1º Módulo: Formação Geral | ||
Introdução à Internet das Coisas | A distância | 30 |
Gestão de Projetos | A distância | 30 |
Empreendedorismo | A distância | 30 |
Ética e Relacionamento Interpessoal | A distância | 30 |
2º Módulo – Conhecimentos Específicos | ||
Estatística aplicada a inteligência de negócios | Presencial | 30h |
Fundamentos de Business Intelligence | Presencial | 30 h |
Integração e governaça de dados para BI | Presencial | 30 h |
Fundamentos de Big Data | Presencial | 30 h |
Tecnologias para Big Data | Presencial | 30 h |
Business Analytics | Presencial | 30 h |
Visual Analytics | Presencial | 30 h |
3º Módulo – Seminários de Conclusão de Curso | ||
Metodologia da pesquisa científica e aplicada | A distância | 30 h |
Seminários | Presencial | 30h |
METODOLOGIA
– Aulas expositivas e dialogadas – Discussão de estudos de casos – A nota do módulo será dada através de estudos dirigidos desenvolvidos de acordo com o professor do módulo e também por meio de provas on-line – Para completar a carga horária, os alunos deverão estudar em casa, o que será orientado pelo coordenador, facilitando o processo ensino-aprendizagem e proporcionando ao aluno melhor capacitação sobre os assuntos abordados. – Estudos dirigidos. – Atividades on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Sala de aula e biblioteca – Softwares de apoio às aulas e acesso à internet.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – Provas, trabalhos, seminários, estipulados pelo professor do módulo. CONTROLE DE FREQUÊNCIA – Frequência de mínimo 75% do módulo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO – Trabalho colaborativo desenvolvido de acordo com os critérios estabelecidos em manual e submetido a avaliação de banca.
CERTIFICAÇÃO Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL
DOCUMENTOS SOLICITADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO
– Ficha de Inscrição
– 1 cópia do Histórico Escolar da Graduação.
– 1 cópia Curriculum Vitae
– 1 cópia do comprovante de residência.
– 1 cópia (frente e verso) da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
INVESTIMENTO
Taxa de Inscrição: R$ 399,50 (trezentos e noventa e nove reais e cinquenta centavos), paga no ato da inscrição quando da liberação da mesma.
Mensalidades: 19 (dezenove) parcelas de R$ 399,50 (trezentos e noventa e nove reais e cinquenta centavos), via boleto bancário.
DOCUMENTOS SOLICITADOS NO ATO DA MATRÍCULA
– 1 cópia do Diploma/Certificado (frente e verso ) (o diploma da graduação poderá ser provisoriamente substituído por Atestado ou Declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu).
– 1 cópia Certidão de Nascimento ou Casamento.
– 2 fotos 3×4 recentes.
A FAT é reconhecida no mercado pela habilidade de criar e implantar projetos de novos produtos, processos e serviços, visando a eficiência e a eficácia das empresas privadas e de órgãos públicos. Com 30 anos de experiência a FAT acumulou know-how em áreas importantes para o desenvolvimento do país, como logística, tecnologia da informação, construção civil, meio ambiente, transporte e educação corporativa.
A UniFil completa 45 anos com visão contemporânea e estratégica sobre o ensino superior, sempre acompanhando a evolução tecnológica, as tendências de mercado e as oportunidades de trabalho diante da globalização. A UniFil tem conceito 4 do Ministério da Educação no Índice Geral do Cursos (IGC), que analisa estrutura, corpo docente, projetos pedagógicos e desempenho dos alunos no Enade.