FIESP

MBA em Gestão Estratégica Empresarial (FIESP)

(nenhuma avaliação)
R$ 399.50
GEmpresarial

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ROTEIRO BÁSICO

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas: Administração

Subárea: Administração de Empresas

Justificativa

A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS levou a UNIFIL dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.

Unifil:

Reconhecido pelo MEC, o Centro Universitário Filadélfia – UniFil atua desde 1985 com Pós-Graduação/Lato-Sensu e oferece cursos de capacitação, disciplinas eletivas e in company direcionados as mais diversas áreas do conhecimento, com conteúdo de qualidade, proposta pedagógica consistente e participação de professores experientes e qualificados.

Fundação FAT

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT foi fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento tecnológico e profissional em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e também à comunidade em geral.

Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia.

Objetivos

Espera-se que os participantes possam:

Objetivo geral: Proporcionar a complementação e atualização dos conhecimentos e práticas em administração e gestão que a progressão profissional cobra de seus aspirantes, em organizações de todas as áreas de atuação.

Objetivos específicos:

– Adquirir conhecimentos específicos das principais áreas de administração;

– Complementar e atualizar seus conhecimentos sobre os aspectos administrativos e de gestão organizacional de empreendimentos com visão de negócio;

– Entender e utilizar as várias técnicas, ferramentas e recursos de administração contemplados nas disciplinas, de forma ampla ou específica em empresas e instituições públicas e privadas, de micro, pequeno, médio ou grande porte;

– Ampliar a visão crítica e holística dos cenários de mercado sob diversos prismas: legal, econômico, político, tecnológico e social para a tomada de decisão nas organizações;

– Desenvolver as competências básicas para a elaboração de projetos e planos de negócio.

Público-Alvo

– A profissionais de todos os segmentos e áreas de conhecimento que desejam agregar as competências gerenciais e de desenvolvimento de negócios na sua formação profissional;

– A profissionais que lidam com processos administrativos;

– A interessados em desenvolver a visão estratégica da organização na rede de suprimentos como um diferencial competitivo;

– A profissionais que almejam atualização profissional com abordagens contemporâneas sobre ergonomia, gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social, tecnologias nos negócios e a gestão de talentos como elementos estratégicos na empresa;

– A profissionais com formação superior de todas as áreas que desejam desenvolver competências na área de administração e negócios;

– A empreendedores que querem aprender a criar, desenvolver e gerenciar seus negócios.

O curso proporciona uma visão gerencial e técnica dos negócios, embasadas nas teorias da administração para aplicação de sistemas, métodos e ferramentas de apoio à tomada de decisão nas organizações.

Concepção do Programa

O Brasil tem muitos profissionais com conhecimentos técnicos que lidam com processos gerenciais de forma direta ou indireta, mostrando a necessidade de entendimento e aplicação das teorias e recursos da administração no cotidiano das organizações.

Coordenação

Profa Dra. Eliacy Cavalcanti Lélis

Fone: 11 33112622 – e-mail: coordenação.fat@gmail.com

Carga horária: 390 horas-aulas, divididas em módulos semipresenciais e a distância.
Início do Curso: Agosto de 2019.

Término previsto: Dezembro de 2020.

Aulas presenciais uma vez por mês aos sábados, das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00.

MÓDULO EAD

Empreendedorismo 30h – EAD

Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Bibliografia:

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. São Paulo: Manole, 2013. ISBN 9788520447338.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Atlas, 2016. ISBN 9788597005257.

Introdução a Internet das Coisas – 30 h – EAD

A evolução da Internet e a forma como a interconexão de pessoas, processos, dados e coisas está transformando todos os setores. A transformação digital converte informações em ações e, assim, cria oportunidades econômicas sem precedentes.

Internet das Coisas (IoT) unindo a tecnologia operacional e os sistemas de tecnologia da informação. Processos comerciais que avaliam e resolvem problemas estão se transformando.

Preocupações de segurança que devem ser levadas em consideração na implementação de soluções de Internet das Coisas (IoT).

Bibliografia:

ACADEMY, Cisco Networking. Introdução à Internet de Todas as Coisas. Disponível em: <http://www.netacad.com>. Acesso em: 26 set. 2018. 

Gestão de Projetos 30h – EAD

Ementa: Histórico e definições sobre projetos e gestão de projetos. Apresentação sobre o PMI, o PMBOK e as certificações. Áreas de especialização para gerenciamento de projetos: conhecimentos, habilidades e entendimento sobre o ambiente do projeto. Contexto de gerenciamento de projetos: programas, portfólio e escritório de projetos. Ciclo de vida de projeto, ciclo PDCA, Stakeholders, influências organizacionais e estruturas organizacionais. Definições dos processos de gerenciamento de projetos, grupos de processos e áreas de conhecimento segundo o PMBOK. Definições sobre a Iniciação de um projeto e respectivos subprocessos. Definições sobre o Plano de Gerenciamento do Projeto.

Bibliografia:

PMI. PMBOK Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6ª. ed. Project Management, 2017.

ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma Referência Para Melhoria do Processo. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN 9788502111868.

Ética e Relações Interpessoais – 30h – EAD

Características e diferenças individuais, assertividades, como lidar com feedback nas relações interpessoais. Ética e suas definições. A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos. A urgência de uma ética  global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética  de moral? Dignitas Terrae. A carta da terra e a integridade ecológica. O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética.  Ética e responsabilidade social. Ética  e eco-espiritualidade. As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI.

Bibliografia:

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 2011.

COMPARATO, F. K. Ética: Direito, Moral e Religião no mundo moderno. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Metodologia da Pesquisa Científica (EAD) – 30h

Fundamentos de Pesquisa. Elaboração de Projetos de Pesquisa, Estruturação e apresentação de Trabalhos científicos.

Elaboração de Monografia. Elaboração de Artigos Científicos.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas ABNT 2018 – Regras de Formatação TCC e Monografia. Disponível em:https://www.normaabnt.com   . Acesso em 24 jul. 2018

BOTASSO, K.C. “Avaliação do Programa de Observação de Linguagem sob a Ótica da Família”. 2011. Disponível em:     <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200014>. Acesso em: 23.jul.2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2002. 

MÓDULO ESPECÍFICO

Semipresencial (20 horas presenciais e 10 horas EAD)

Gestão Estratégica – 30h

Conceito de estratégia. Níveis estratégicos. Estratégia corporativa. Estratégia de negócio. Estratégias funcionais. Análise ambiental. Planejamento estratégico. Controle estratégico. BSC – Balanced Score Card.

Bibliografia:

HITT, Michael A. et al. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2012.

SERRA, Fernando Ribeiro et al. Gestão estratégica: conceitos e casos. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2013. ISBN 9788522486366.

Fundamentos de Businesse Intelligence – 30 h

Ciclo de vida de projetos de BI. Modelagem dimensional. KPIs. Ferramentas para BI.

Bibliografia:

KIMBALL, Ralph; ROSS, Margy. The data warehouse toolkit. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MACHADO, Felipe Nery. Tecnologia e projeto de data warehouse. São Paulo: Érica, 2014.

IMNON, Wiliiam. DW 2.0: architecture for the next generation of data warehouseng, 2012.

Introdução à Big Data – 30h

Panorama de Big Data. Principais ferramentas de Big Data. Bancos de dados não-relacionais. Armazenamento de grandes volumes de dados.

Bibliografia:

HADOOP manual. Disponível em https://hadoop.apache.org/docs/current/hadoop-proejct-dist/hadoop-common/ComammandsManual.html.

Serão recomendados textos complementares disponível na web.

Integração de Dados e Governança para BI – 30 h

Recuperação de dados de diversas fontes. Tratamento de Dados. Qualidade de dados. Governança de Dados. Apresentação de resultados.

Bibliografia:

KIMBALL, Ralph; ROSS, Margy. The data warehouse toolkit. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MACHADO, Felipe Nery. Tecnologia e projeto de data warehouse. São Paulo: Érica, 2014.

RÊGO, Bergosn Lopes. Gestão e governança de dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas.

Gestão de Pessoas – 30 h

As pessoas como capital intelectual na organização. A gestão de talentos. Estratégia de gestão de pessoas. Políticas de gestão de pessoas. Planejamento de carreira. Recrutamento e seleção. Cargos e salários. Avaliação de Desempenho. Treinamento e desenvolvimento. Clima Organizacional. Negociação de conflitos. Tendências em gestão de pessoas e abordagens inovadoras.

Bibliografia:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Editora Manole, 2015. ISBN 9788520445495.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. ISBN 9788547201098. 

Gestão de Marketing – 30 h

Marketing Estratégico e Operacional. Sistema de Marketing e Ambiente mercadológico. Estrutura dos Mercados e suas consequências para a ação mercadológica. Aspectos atuais e tendências no comportamento do comprador. Mensuração e Previsão da demanda. Informações de mercado e decisões. Planejamento de Marketing e ferramentas de ação de marketing para determinadas e específicas características de mercado.

Bibliografia:

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2011. ISBN 9788522478033.

KOTLER, Philip; PFOERSTSCH, Waldemar. Gestão de Marcas em Mercados B2B. Porto Alegre: Editora Grupo A – Bookman, 2008. ISBN 9788577801718.

Contabilidade e Análise de Investimentos – 30 h

Introdução à análise de custos gerenciais: análise do custo x volume x lucro. Conceitos básicos de orçamento. Princípios de engenharia econômica. Métodos de seleção de alternativas de investimento. Depreciação. Influência do Imposto de Renda na análise de investimentos. Decisão de comprar e alugar. Leasing. Amortização. Financiamento de projetos.

Bibliografia:

ASSAF, A. ; LIMA, G. G. Curso de Administração Financeira. 3ª. ed. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522485185.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel, 6ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522481675. 

MÓDULO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Seminários de Conclusão de Curso – 30 h

Fundamentos de Pesquisa científica. Estruturação e apresentação de Trabalhos científicos. Elaboração de Monografia, de Artigos Científicos ou planos / projetos aplicados. Apresentação de proposta do tema do trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia:

MARTINS, Gilberto de Andrade ; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2007. ISBN 9788522466078.

VERGARA. Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15ª. ed. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522491001.

 

CURSO COM 390 h: 150 h EAD +240 h SEMIPRESENCIAL

Disciplinas à distância através de acesso à plataforma virtual da UniFil EAD

Corpo Docente

Docentes com vasta experiência na área de administração e áreas afins com pós graduação strict sensu.

Metodologia

A metodologia a ser empregada considera o PBL – Problem Based Leaning e a educação ativa onde o aluno se torna coadjuvante do aprendizado.

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade foi levada em consideração na estruturação das disciplinas dos cursos com ferramentas de gestão que relacionam as áreas de inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação.

Atividades Complementares

Atividades extraclasse com conteúdo de estudos de caso e avaliações on-line.

Tecnologia

Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de conteúdos aplicados tais como exemplos de boas práticas, casos e material de treinamento.

Critério de Seleção

Análise de curriculum vitae e histórico escolar. O interessado deve ter concluído o nível superior (bacharelado, licenciatura, graduação, graduação tecnológica ou formação específica)

Sistemas de Avaliação

Avaliação on-line, exercícios em sala de aula e trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de planos ou projetos aplicados.

Média para aprovação: 70 (setenta pontos)

Controle de Frequência

Freqüência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)

Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina na aula presencial e controle de presença por entregas de atividades na modalidade EAD.

Trabalho de Conclusão

Tipo de Trabalho: Elaboração de Monografia, Artigo Científico ou Plano de Negócio. Trabalhos com orientação específica por área e tema. O trabalho de conclusão deve ser entregue ao final do curso na disciplina Seminários de Conclusão de Curso, que deve ser cursada no prazo máximo até seis meses após o término das demais disciplinas do curso.

Certificação

O Centro Universitário Filadélfia credenciado pelo Decreto de 24 de abril de 2001, do MEC, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.

Indicadores de Desempenho

Indicadores fixados: 25 alunos por turma

Evasão número mínimo: 3

Produção Cientifica: Os arquivos dos trabalhos de conclusão permanecerão na Biblioteca da Instituição para consulta permanente.

Média de desempenho: superior a 70 pontos

· Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.

Sede da Oferta: Rua Três Rios, 131 – 4º andar – Luz/SP

 

Disciplina Carga horária total da disciplina Professor Titulação do professor Cidade
Gestão Estratégica 30 Eliacy Cavalcanti Lélis Doutorado São Paulo
Fundamentos de Business Intelligence 30 José Valdoberto Leão Especialização São Paulo
Introdução a Big Data 30 Milton Roberto Goya Especialização São Paulo
Integração e Governança de Dados para BI 30 Aldo Rovani dos Santos Especialização São Paulo
Gestão de Pessoas 30 Roberto Kanaane Mestrado São Paulo
Gestão de Operações e Logística na Rede de Suprimentos 30 Eliacy Cavalcanti Lélis Doutorado São Paulo
Gestão de Marketing 30 José Miguel Centurión Filho Mestrado São Paulo
Contabilidade e Análise de Investimentos 30 Herculano Camargo Ortiz Mestrado São Paulo
Aspectos Jurídicos Aplicados à Empresas e Negócios 30 Maria Theresa Vargas Escobar Ferraz de Camargo Mestrado São Paulo
Seminários de Conclusão de Curso 30 Eliacy Cavalcanti Lélis Doutorado São Paulo
Introdução a Internet das Coisas@ 30 Londrina
Empreendedorismo@ 30 Cristiano Oliveira Mestrado Londrina
Gestão de Projetos@ 30 Bruno Leandro Galvão Costa Mestrado Londrina
Carga Horária Total do Curso 390

 

Características dos cursos

  • Estudantes 0 aluno
  • Número de vagas1000
  • Duração390 horas
  • Nível de habilidadeall
  • LinguagemPortuguês
  • Refazer o cursoN/A
Ementa vazia

Instrutor

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