FIESP

MBA em Gestão de Projetos 4.0 (FIESP)

(nenhuma avaliação)
R$ 399.50
GProjetos

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ROTEIRO BÁSICO

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas: Administração

Subárea: Administração de Empresas, Gerenciamento de Projetos, Projetos de Inovação, Projetos Ágeis, Projetos para Startups, Fintechs e Ensuretechs.

Justificativa

A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS E NEGÓCIOS levou a UNIFIL dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.

Objetivos

Espera-se que os participantes possam:

Objetivo geral: Proporcionar a complementação e atualização dos conhecimentos e práticas em Gestão de Projetos que a progressão profissional cobra de seus aspirantes, em organizações de todas as áreas de atuação.

Objetivos específicos:

– Conhecer temas e conteúdos relacionados ao gerenciamento de projetos

tradicionais, ágeis e híbridos;

– Conhecer temas e conteúdos relacionados a gestão de pequenas, médias e

grandes empresas e de suas áreas de TIC;

– Entender e aplicar as várias técnicas, ferramentas e recursos de

administração

de projetos e de TIC, de forma ampla ou específica em empresas de vários

setores que atuam por projetos e processos;

– Conhecer e aplicar ferramentas específicas para tomar decisões com

respeito a administração de empresas e organizações de gestão de TIC e da

empresa

UNIFIL

Reconhecido pelo MEC, o Centro Universitário Filadélfia – UniFil atua desde 1985 com Pós-Graduação/Lato-Sensu e oferece cursos de capacitação, disciplinas eletivas e in company direcionados as mais diversas áreas do conhecimento, com conteúdo de qualidade, proposta pedagógica consistente e participação de professores experientes e qualificados.

Fundação FAT

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT foi fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento tecnológico e profissional em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e também à comunidade em geral.

Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia.

Público AlvoProfissionais de diversos segmentos e áreas de conhecimento em Gestão, incluindo Técnicos, Líderes, Supervisores, Gestores de Projetos, Profissionais de TIC e usuários de TIC
Concepção do Programa

O Brasil tem muitos profissionais com conhecimentos técnicos e de gestão que lidam com processos gerenciais de forma direta ou indireta, mostrando a necessidade de entendimento e aplicação das teorias e recursos da Gestão de Projetos Tradicionais, Ágeis e Híbridos no cotidiano das organizações, especialmente nos ambientes mais inovadores.

CoordenaçãoProf. Me. e PMP José Antonio Paganotti

Fone: 11 33112622 – e-mail: coordenação-gp.fat@gmail.com

Carga horária: 390 horas-aulas, divididas em módulos semipresenciais e a distância, sendo 150 h EAD +240 h SEMIPRESENCIAL e mais um módulo de 30 horas de Seminários de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso;

Disciplinas à distância através de acesso à plataforma virtual da UniFil EAD

MÓDULO EAD

Introdução a Internet das Coisas – 30 h – EAD

A evolução da Internet e a forma como a interconexão de pessoas, processos, dados e coisas está transformando todos os setores. A transformação digital converte informações em ações e, assim, cria oportunidades econômicas sem precedentes.

Internet das Coisas (IoT) unindo a tecnologia operacional e os sistemas de tecnologia da informação. Processos comerciais que avaliam e resolvem problemas estão se transformando.

Preocupações de segurança que devem ser levadas em consideração na implementação de soluções de Internet das Coisas (IoT).

Bibliografia:

ACADEMY, Cisco Networking. Introdução à Internet de Todas as Coisas. Disponível em: <http://www.netacad.com>. Acesso em: 26 set. 2018.

Ética e Relações Interpessoais (EAD) – 30h – EAD

Características e diferenças individuais, assertividades, como lidar com feedback nas relações interpessoais. Ética e suas definições. A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos. A urgência de uma ética  global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética  de moral? Dignitas Terrae. A carta da terra e a integridade ecológica. O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética.  Ética e responsabilidade social. Ética  e eco-espiritualidade. As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI.

Metodologia da Pesquisa Científica – 30h – EAD

Fundamentos de Pesquisa. Elaboração de Projetos de Pesquisa, Estruturação e apresentação de Trabalhos científicos.

Elaboração de Monografia. Elaboração de Artigos Científicos.

Empreendedorismo 30h – EAD

Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Bibliografia:

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Como elaborar o plano de negócios. São Paulo: Manole, 2013. ISBN 9788520447338.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Atlas, 2016. ISBN 9788597005257.

Gestão de Projetos – 30h – EAD

Elementos de Projetos, Gestão do Tempo, Gestão da Equipe, Gestão de Orçamento, Processo de acompanhamento das atividades e das metodologias de controle.

Bibliografia:

VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto – Utilizando o PMBOK Guide – 4th Ed. – Brasport – 4ª Edição, 2009.

KERZNER, Harold. Gestão de Projeto: as Melhores Práticas. Ed. Bookman. 822 pg. 2a edição. 2006.

CARVALHO, M.M RABCHINI, R. Construindo competências para gerenciar projetos – teoria e casos. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.

 

MÓDULO ESPECÍFICO

Semipresencial (20 horas presenciais e 10 horas EAD)

Fundamentos de Business Intelligence – 30h -EAD

Overview de modelagem relacional. Etapas de um projeto de BI. Modelagem dimensional. Introdução aos processos de ETL.

Bibliografia:

Christopher Adamson (2006) Mastering Data Warehouse Aggregates: Solutions for Star Schema Performance. Wiley.

Anahory S. & Murray D. (1997), Data Warehousing in the real world: A practical Guide for Building Decision Support Systems. Addison-Wesley Ed.

Jill Dyché & Evan Levy (2006) Customer Data Integration: Reaching a Single Version of the Truth (SAS Institute Inc.). Wiley.

Governança e Qualidade de Dados – 30h – EAD

Recuperação de dados de diversas fontes. Tratamento de Dados. Qualidade de dados. Governança de Dados. Apresentação de resultados

Bibliografia:

WEILL, PETER E ROSS, JEANNE W. Governança de TI . Editora M.Books, 2016

MANSUR, RICARDO. Governança de TI: metodologias, frameworks e melhores práticas. Brasport, 2017.

KAPLAN, ROBERT S.; NORTON, DAVID P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Elsevier, 2017

Fundamentos de Big Data – 30h – EAD

Visão geral sobre Big Data. Tipos de dados não estruturados. Captura e armazenamento de dados não estruturados com banco de dados orientado a documentos e banco de dados coluna.

Bibliografia:

The MongoDB 3.4 Manual — MongoDB Manual 3.4, disponível em http://docs.mongodb.com/manual/

Apache Cassandra Documentation v4.0, disponível em http://cassandra.apache.org/doc/latest/

Panorama atual, Prototipação e Iniciação de Projetos – 30 h

Mundo VUCA, Indústria 4.0 e Sociedade 5.0

Gestão da Inovação e de Projetos Ágeis, Tradicionais e Híbridos

Fumndamentos e Base de Prototipação utilizando Arduino, Notebook e Celular

Manifesto Ágile e os Métodos Canban, Lean, SCRUM, XP, Crystal e outros e DEV OPs

O Gerente de Projetos em ambiente Ágil e o Agile Coach

Gerenciamento de Projetos Ágeis

Ciclos de Vida, Business Case, Termo de Abertura e Iniciação de Projetos Ágeis

Atividade de Iniciação

Projeto lúdico utilizando Arduino, notebook e celular

Planejamento dos Projetos Ágeis – 30 h

Proposta de Valor e Engajamento de Stakeholders internos e externos

Plano Adaptativo

Histórias de Uso e Backlog

Estimativas e Quantificações (Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade e Riscos)

Performance da Equipe

Protocolos de Comunicação e Espaço da equipe

Backlog de Riscos e regras de Compliance

Instrumentação Ágil (Agile Tooling)

Mapeamento do Fluxo de Valor e Modelagem de Negócios ( CANVAS e Design Thinking)

Projeto lúdico utilizando Arduino, notebook e celular

Execução, Controle e Encerramento dos Projetos Ágeis – 30 h

Redirecionamento do Backlog de Produto (Grooming)

Gestão Visual, Storyboard, Dashboards e Burn-Down Charts

Modelagem Ágil

Incrementar a performance do time

Melhoria da Gestão de Riscos

Aprimorar/Adaptarcomunicações, Reuniões diárias e de retrospectiva

Controles, Métricas e Melhoria Contínua

Controle de contratos e contas

A-EVM – Valor agregado Ágil

Reuniões de Encerramento e Melhoria Contínua

Projeto lúdico utilizando Arduino, notebook e celular

Governança em TIC 30 h

Governança Corporativa, Governança em TIC e Processo Decisório

Estruturação atual da área de TIC nas Empresas – CIO, CTO

Governança e Gestão TIC (Estratégica, Tática e Operacional)

Gestão TIC e Gestão de Negócios

Provas de Coneito (PoC) e aquisição de soluções Mobile Business, e-Business, Business Intelligence, Datawarehouse, Processamento e Armazenamento em Nuvem , Inteligência Artificial, Computação Cognitiva, IoT e Big Data)

Data Center, Application Services Provider (ASP)/Software as a Service (SaaS)

Gestão de Inovação, de Mudanças, Problemas e Processos (BPM)

Gestão de Capacidade, Capacity Plan e Disaster Recovery Plan

Gestão de Performance, Indicadores e BSC Balanced ScoreCard

Gestão de Terceirização, Contratos e Services Level Agrrement (SLA)

Gestão Ágil e relacionamento com Startups e Fintechs

Práticas de Gestão em TIC (ITIL, CobiT, Six Sigma / Lean Six Sigma, Inovation Six Sigma, CMMI-SEI, PMI, BPM e BSC)

Estudos de Caso – Práticas e ferramentas

MÓDULO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Seminários de Conclusão de Curso – 30 h

Apresentação de proposta do tema do trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia:

MARTINS, Gilberto de Andrade ; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2007. ISBN 9788522466078.

VERGARA. Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15ª. ed. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522491001.

Corpo Docente

Docentes com vasta experiência na área de administração e áreas afins com pós graduação strict sensu e ou especilistas.

Metodologia

A metodologia a ser empregada considera o PBL – Problem Based Leaning e a educação ativa, utilizando inclusive a sala invertida, formando o ambiente onde o aluno se torna coadjuvante do aprendizado.

A interdisciplinaridade foi levada em consideração na estruturação das disciplinas dos cursos com ferramentas de gestão que relacionam as áreas de inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Atividades Complementares

Atividades extraclasse com conteúdo de estudos de caso e avaliações on-line e conteúdo de provas de certificação.

Tecnologia

Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de conteúdos aplicados tais como exemplos de boas práticas, estudos de casos, filmes de treinamento e para prototipação estarão disponíveis Kits Arduino UNO.

Infraestrutura Física

As aulas teóricas são ministradas em sala de aula para educação ativa que deve permitir o arranjo de cadeiras e mesas conforme as necessidades da aula. As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática.

Critério de Seleção

Análise de curriculum vitae e histórico escolar. O interessado deve ter concluído o nível superior (bacharelado, licenciatura, graduação, graduação tecnológica ou formação específica). Entrevistas poderão ser utilizadas para verificação de habilidades, comportamentos e atitudes.

Sistemas de Avaliação

Avaliação on-line, exercícios em sala de aula e trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de planos ou projetos aplicados.

Média para aprovação: 70 (setenta pontos)

Controle de Frequência

Freqüência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)

Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina na aula presencial e controle de presença por entregas de atividades na modalidade EAD.

Trabalho de Conclusão

Tipo de Trabalho: Elaboração de Monografia, Artigo Científico ou Plano de Negócio. Trabalhos com orientação específica por área e tema. O trabalho de conclusão deve ser entregue ao final do curso na disciplina Seminários de Conclusão de Curso, que deve ser cursada como último módulo do curso.

Certificação

O Centro Universitário Filadélfia credenciado pelo Decreto de 24 de abril de 2001, do MEC, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.

Indicadores de Desempenho

Indicadores fixados: 25 alunos por turma

Evasão número mínimo: 3

Produção Cientifica: Os arquivos dos trabalhos de conclusão permanecerão na Biblioteca da Instituição para consulta permanente.

Média de desempenho: superior a 70 pontos

· Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.

Sede da Oferta: Rua Três Rios, 131 – 4º andar – Luz/SP

 

Disciplina Carga horária total da disciplina Professor Titulação do professor Cidade
Governança e Qualidade de Dados 30     Londrina
Fundamentos de Business Intelligence 30     Londrina
Panorama Atual, Prototipação e iniciação de Projetos 30 José Antonio Paganotti Mestrado e PMP São Paulo
Planejamento de Projetos Ágeis 30 Maria Fernanda R. P. Ferreira Doutorado São Paulo
Execução, Controle e Encerramento dos Projetos Ágeis 30 João Carlos Boyadjian Mestrado São Paulo
Governança e Governança em TIC 30 Leonardo Valério Fernandes Especialista São Paulo
Fundamentos de Big Data 30 Maria Theresa Vargas Escobar Ferraz de Camargo Mestrado São Paulo
Seminários de Conclusão de Curso 30 José Antonio Paganotti Mestrado e PMP São Paulo
Introdução a Internet das Coisas@ 30     Londrina
Ética e Relações Interpessoais 30     Londrina
Empreendedorismo@ 30 Cristiano Oliveira Mestrado Londrina
Metodologia da Pesquisa@ 30 Marta Klein Mestrado Londrina
Tendências e Principais Ferramentas de TIC 30 José Antonio Paganotti Mestrado e PMP Londrina
Carga Horária Total do Curso 390      

 

Características dos cursos

  • Estudantes 0 aluno
  • Número de vagas1000
  • Duração390 horas
  • Nível de habilidadeall
  • LinguagemPortuguês
  • Refazer o cursoN/A
Ementa vazia

Instrutor

0.00 média baseada em 0 notas

5 Estrela
0%
4 Estrela
0%
3 Estrela
0%
2 Estrela
0%
1 Estrela
0%

Cursos Relacionados