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MBA EM GESTÃO DE PESSOAS: LIDERANÇA E COACHING SIEEESP 2020 (Não Sindicalizados )

390 horas
Todos os níveis
14 Aula
0 Questões
0 Aluno

O mercado da educação básica será invadido por grandes grupos educacionais. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento.

Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.

Os temas Liderança, Coaching e Formação de Equipes visa fortalecer o principal insumo de uma Instituição de Ensino que é a sua Equipe Escolar, envolvida e comprometida.

Os temas Gestão por Competências e do Conhecimento e principalmente os relacionados a gestão de negócios vão assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade e como a educação é um serviço muito sensível; ofertar diferenciais percebidos é o grande desafio.

Coordenador do Curso: Prof. Mestre Marino Alves de Faria Filho

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Santana (1986), pós em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (1991), licenciado em Letras pela Universidade Guarulhos (1994) e mestrado multidisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005). Experiência docente, coordenação de cursos e gestor de qualidade de cursos.Tem experiência na área de EaD (Ensino a Distância) e Presencial. Experiência na gestão de cursos de graduação (bacharelados e Tecnólogos). Docente atua nos seguintes temas: responsabilidade social, capital intelectual, ética, inovação – modismo, metodologia científica, empreendedorismo e inovação, estratégia empresarial, teorias das organizações, modelos de gestão, gestão de mudanças, avaliação de desempenho, gestão de projetos, marketing de relacionamento, comportamento do consumidor, fundamentos da administração hospitalar e gestão RH. Coordenador MBA Liderança e Coaching FAT/Descomplica. Coordenador do Programa Trainee em Administração Hospitalar de jun/2009 a jan/2015. Monitor Educação para Jovens pelo SENAC. Diretor de IES (Grupo Uniesp). Trabalhou por 20 anos na empresa NEC do Brasil SA nas áreas de produção; administração de contratos; orçamento e custos e gestão de pessoas.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7149950008668566
CRA/SP.: 28583
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marino-faria-b498ba113

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ROTEIRO BÁSICO

Informação

Detalhamento

1. Nome do Curso e Área do Conhecimento MBA em Gestão de Pessoas: Liderança e Coaching
Área de conhecimento: Administração
Forma: Semipresencial e Online
2. Justificativa  A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETENCIA EM GESTÃO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM LIDERANÇA E COACHING PARA LÍDERES NO SÉCULO XXI levou a Faculdade Descomplica dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.
3. Histórico da Instituição Histórico dos Parceiros

Histórico da Instituição Parceira SIEEESP

O SIEEESP tem sua área de atuação no Estado de São Paulo, com uma população de 44,4 milhões de habitantes, localizado na região Sudeste do território brasileiro com uma extensão de pouco mais de 248 mil quilômetros quadrados. A entidade representa mais de 10 mil escolas com um total de 2 milhões e 297 mil alunos.
Pode-se dizer que o SIEEESP tem duas grandes missões – uma frente aos seus associados, outra frente a toda a sociedade. Para os seus associados, o Sindicato tem a função principal de oferecer assessorias administrativa e pedagógica, publicações, cursos, processos de capacitação e atualização profissional, além de representatividade e respaldo político, enfim, todos os serviços necessários para que as instituições educacionais possam cumprir sua função principal: educar. Diante da sociedade, o papel do Sindicato é, sem dúvida, promover a qualidade do ensino por meio de diversos instrumentos, em todos os âmbitos de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, dos cursos supletivos aos cursos de formação livre.

Histórico da Instituição Parceira FAT
O parceiro FAT – A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT fundada em 18 de dezembro de 1987, por professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, com sede própria na Rua Três Rios, 131 – Bom Retiro – São Paulo – SP.
Originou-se da ideia de se ter uma entidade ágil eficiente e eficaz, que pudesse interagir e obter sinergia entre o sistema produtivo e o educacional, por meio de projetos de Educação, Pesquisa, Assessoria e Desenvolvimento Profissional.
Com mais de 30 anos de atuação efetiva e experiência acumulada em projetos, a Fundação FAT se manteve atual e dinâmica. Hoje conta com um modelo de gestão e desenvolvimento de projetos altamente qualificado e reconhecido pelas melhores instituições de ensino e empresas do Brasil.
A Fundação FAT colabora com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, que atuam nas áreas de Educação e Tecnologia, buscando desenvolver e gerir o conhecimento técnico e tecnológico, a pesquisa aplicada e a prestação de serviços de assessoria especializada desenvolvendo e executando:

·      programas de geração, difusão e transferência de tecnologia;
·      cursos, simpósios, conferências, seminários, estudos e pesquisas para desenvolvimento do ensino técnico e tecnológico;
·      difusão do conhecimento tecnológico e a edição de publicações técnicas, periódicas, monografias e outras formas de divulgação;
·      programas de bolsas de estudo e de estágios, no sentido de aprimorar a formação de estudantes, e professores, tanto no País como no Exterior;
·      serviços e pesquisas tanto para entidades públicas, como privadas, dentro de cânones acadêmicos que visem, simultaneamente, o atendimento dos objetivos citados, o aprimoramento de pessoal especializado, bem como o atendimento às necessidades de tais entidades;
·      concurso para seleção de aluno ingressante às instituições de ensino de 2º e 3º graus;
·      concursos públicos ou processos de seleção em geral;
·      projetos culturais em geral;
·      atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade na área educacional e da tecnologia;
·      organização, gestão, operacionalização e elaboração de cursos de graduação, pós-graduação e extracurriculares do CEETEPS ou de outras instituições, públicas ou privadas;
·      outras atividades compatíveis com seus objetivos;
·      desenvolvimento de atividades de apoio cultural, social, acadêmico e ambiental;
·      parceria para a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas;
·      concessão de bolsa de estímulo a inovação para a realização de projetos de pesquisa e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo.
Histórico da Faculdade Descomplica
A Faculdade Descomplica é um dos braços do Grupo Educacional Descomplica
A Faculdade Descomplica tem como missão oferecer educação de qualidade para todos, abrindo oportunidades de maneira acessível, física, metodológica e financeiramente para um grande grupo de cidadãos brasileiros.

Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as:
aplicações de recursos tecnológicos diferenciados já desenvolvidos e acessíveis a mais de centenas de milhares de brasileiros pelo Descomplica Cursos Livres para uma experiência completa em equipamentos desktops e móveis,
estratégias para acompanhar os alunos em toda a sua jornada educacional, conhecendo o estudante para que seja possível desenvolver novos comportamentos e ampliar oportunidades e
metodologias de estímulo ao estudo para, efetivamente, identificar as dificuldades, organizar planos de estudos e orientar para o “sucesso do aluno”.

Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa.

A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros.

Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona!

A faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância.

4. Objetivos Propiciar aos participantes uma nova visão em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e a aplicação prática destes estudos com ferramentas e técnicas comprovadas para a busca da excelência humana nas organizações;
Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas organizações bem como suas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos, sessões de criatividade assessments específicos de coaching.
Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de pessoas e formação de equipes nas organizações.
5. Público-Alvo Profissionais de RH, Diretores e Gerentes de Empresas, Educadores líderes eclesiásticos, líderes do terceiro setor, comerciantes demais interessados.
6. Concepção do Programa Desenvolvimento humano nas organizações tem se tornado a grande necessidade do mundo contemporâneo em tempos de globalização. Este curso nasce na concepção de enfocar uma nova visão da gestão humana e a maximização das suas competências e potenciais dentro das organizações, com a finalidade de fazer mais com menos, com mais intensidade, criatividade e produtividade, acompanhando as tendências atuais na liderança, na administração de Recursos Humanos e suprindo a procura pela especialização e aprofundamento no liderar o ser humano no ambiente organizacional.
7. Coordenação Prof Msc Adm. Marino Alves de Faria Filho
Fone: 11 33112622 – e-mail: coordenação.fat@gmail.com
Cel.: 11 99699 9568
8. Carga Horária Carga horária: 360 horas em atividades
9. Período e Periodicidade Início do Curso: Agosto de 2020.
Término previsto: Agosto de 2021.
10 Aulas presenciais 1 vez por mês aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00.
10. Conteúdo Programático DISCIPLINAS EAD

Empreendedorismo e Inovação – 30h
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Organização e Expressão do Conhecimento -30h

  • Fundamentos da Comunicação
  • Interpretação de Cenários
  • Estrutura Narrativa
  • Personagens
  • Plot
  • Cenário, Tom e Mensagem
  • Estratégias Narrativas
  • Storytelling na Gestão de Negócios
  • Criando um Projeto de Storytellng

Gestão do Tempo -30h

  • Fundamentos da Gestão do Tempo
  • A Matriz do Tempo
  • Trabalhando os Quadrantes
  • Preparando a Estrutura Básica
  • Planejamento Semanal
  • Detalhes Importantes na Gestão do Tempo

Gestão de Pessoas e Liderança -30h

  • Perfis e padrões de comportamento
  • Competências essenciais para a liderança
  • Estilos de liderança
  • O líder como instrumento inspirador
  • Ferramentas e estratégias gerenciais
  • Empowerment
  • Feedback: o que é, como dar e receber
  • O valor de aprender a inspirar pessoas
  • As metacompetências do líder moderno
  • Valores e atitudes

Cenários Econômicos – 30h

  • Cenários como base para decisões de investimentos
  • Axioma de Zurique – Investimentos e Riscos
  • Risco versus retorno
  • Indicadores para Tomadas de Decisões – VPL, TIR e Pay Back
  • Momentos Inflacionários e não inflacionários
  • Análise a preços presentes, a preços correntes e a preços ajustados
  • Taxas de câmbio, regimes cambiais
  • Câmbio futuro, Câmbio spot e Câmbio real
  • Cálculos e operações a dias corridos e dias úteis
  • Cenários econômicos e decisões de investimentos em novos negócios
  • Hedge em operações de risco

Negociação Estratégica – 30h

  • Introdução à negociação empresarial, conceituação básica
  • O processo de negociação para compra e venda
  • Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação
  • Variáveis básicas da negociação
  • O papel do negociador
  • Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação
  •  Negociação e o processo decisório
  • Planejamento de negociação
  • A ética nas negociações

Ferramentas para tomada de Decisão: – 30h

  • Elementos de tomada de decisão
  • O decisor, O processo de tomada de decisão
  •  Enquadramento do decisor na organização
  •  Elementos, Fases e Estratégias
  • Apoio de recursos de Tecnologia da Informação na tomada de decisão
  • Sistemas de informação para suporte ao processo decisório: tático e estratégico (Sistema de Apoio a Decisão, Sistema de Informação Gerencial e  Executive Information System)
  • Ferramentas de apoio à decisão
  • Sistemas transacionais,  OLAP,  Data warehouse.
  • Algoritmos genéticos
  • Resolução de problemas multiobjetivos
  •  Sistemas especialistas.
  • Algoritmos para extração de informações estratégicas,
  • Fases da descoberta de conhecimento em banco de dados: Seleção, pré-processamento, transformação, mineração de dados, interpretação/avaliação.
  • Mineração de dados.
  • Análise exploratória de dados
  • Técnicas de aprendizagem supervisionadas para classificação,  para previsão,  para agrupamentos e para associação.

Governança Corporativa – 30h

  • Aspectos Básicos da Governança Corporativa
  • Teoria da Firma
  • Teoria da Agência
  • Teoria dos Contratos
  • Princípios de Governança Corporativa no Brasil
  • Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
  • A Governança Corporativa no Mercado Brasileiro.
  • Considerações sobre o Mercado de Capitais Brasileiro.
  •  Níveis de Governança Corporativa da BBB
  • Órgãos Governamentais e não Governamentais e fomento à Governança Corporativa.
  • Governança Corporativa e desempenho empresarial.

 

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS  20h Presenciais = 10h EaD

Coaching Competência Emocional – 30h
Gerir a capacidade de resiliência, a inteligência emocional e o equilíbrio das emoções.

Fundamentação e Ferramentas de Coaching– 30h
Técnicas ferramentas, conceitos e apresentação da disciplina de coaching, teórico e prática.

Liderança e Formação de Equipes– 30h
Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução.
Gestão por Competência e do Conhecimento– 30h
As perspectivas e evolução da gestão por competências: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento.

Sistemas Inovadores de Recompensa– 30h
abordar os conceitos, fundamentos e processos de inovação nas organizações, apresentando ao aluno técnicas para formação de equipes, inserção de sistemas de recompensa por resultados alcançados e produção de ideias.

11. Corpo Docente Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado.
12. Metodologia A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres.
13. Interdisciplinaridade A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso.
14. Atividades Complementares Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica.
15. Tecnologia Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento e outros.
16. Infraestrutura Física As teóricas são ministradas em sala de aula e Online.

As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática.

17. Critério de Seleção Análise de curriculum vitae e entrevista.
18. Sistemas de Avaliação Avaliação: Prova em sala de aula; exercícios em sala de aula; trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de vivências em grupo.
Média para aprovação: 70 (setenta pontos)
19. Controle de Frequência Frequência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)
Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina.
20. Trabalho de Conclusão Não se Aplica (NSA)
21. Certificação A faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.
22. Indicadores de Desempenho Indicadores fixados: 30 alunos por turma
Evasão número mínimo: 3
Produção Científica: toda produção realizada em sala durante o curso visa compartilhar conhecimentos com apoio direto de professor dentro da linha de pesquisa/disciplina ministrada
23. Relatório Circunstanciado
  • Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.
  • Ano de Início da 1ª Turma: Agosto/2018