O mercado da educação básica será invadido por grandes grupos educacionais. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento.
Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.
Os temas Liderança, Coaching e Formação de Equipes visa fortalecer o principal insumo de uma Instituição de Ensino que é a sua Equipe Escolar, envolvida e comprometida.
Os temas Gestão por Competências e do Conhecimento e principalmente os relacionados a gestão de negócios vão assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade e como a educação é um serviço muito sensível; ofertar diferenciais percebidos é o grande desafio.
Coordenador do Curso: Prof. Mestre Marino Alves de Faria Filho
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Santana (1986), pós em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (1991), licenciado em Letras pela Universidade Guarulhos (1994) e mestrado multidisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005). Experiência docente, coordenação de cursos e gestor de qualidade de cursos.Tem experiência na área de EaD (Ensino a Distância) e Presencial. Experiência na gestão de cursos de graduação (bacharelados e Tecnólogos). Docente atua nos seguintes temas: responsabilidade social, capital intelectual, ética, inovação – modismo, metodologia científica, empreendedorismo e inovação, estratégia empresarial, teorias das organizações, modelos de gestão, gestão de mudanças, avaliação de desempenho, gestão de projetos, marketing de relacionamento, comportamento do consumidor, fundamentos da administração hospitalar e gestão RH. Coordenador MBA Liderança e Coaching FAT/Descomplica. Coordenador do Programa Trainee em Administração Hospitalar de jun/2009 a jan/2015. Monitor Educação para Jovens pelo SENAC. Diretor de IES (Grupo Uniesp). Trabalhou por 20 anos na empresa NEC do Brasil SA nas áreas de produção; administração de contratos; orçamento e custos e gestão de pessoas.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7149950008668566
CRA/SP.: 28583
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marino-faria-b498ba113
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ROTEIRO BÁSICO
Informação |
Detalhamento |
1. Nome do Curso e Área do Conhecimento | MBA em Gestão de Pessoas: Liderança e Coaching Área de conhecimento: Administração Forma: Semipresencial e Online |
2. Justificativa | A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETENCIA EM GESTÃO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM LIDERANÇA E COACHING PARA LÍDERES NO SÉCULO XXI levou a Faculdade Descomplica dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades. |
3. Histórico da Instituição | Histórico dos Parceiros
Histórico da Instituição Parceira SIEEESP O SIEEESP tem sua área de atuação no Estado de São Paulo, com uma população de 44,4 milhões de habitantes, localizado na região Sudeste do território brasileiro com uma extensão de pouco mais de 248 mil quilômetros quadrados. A entidade representa mais de 10 mil escolas com um total de 2 milhões e 297 mil alunos. Histórico da Instituição Parceira FAT · programas de geração, difusão e transferência de tecnologia; Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as: Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa. A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros. Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona! A faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância. |
4. Objetivos | Propiciar aos participantes uma nova visão em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e a aplicação prática destes estudos com ferramentas e técnicas comprovadas para a busca da excelência humana nas organizações; Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas organizações bem como suas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos, sessões de criatividade assessments específicos de coaching. Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de pessoas e formação de equipes nas organizações. |
5. Público-Alvo | Profissionais de RH, Diretores e Gerentes de Empresas, Educadores líderes eclesiásticos, líderes do terceiro setor, comerciantes demais interessados. |
6. Concepção do Programa | Desenvolvimento humano nas organizações tem se tornado a grande necessidade do mundo contemporâneo em tempos de globalização. Este curso nasce na concepção de enfocar uma nova visão da gestão humana e a maximização das suas competências e potenciais dentro das organizações, com a finalidade de fazer mais com menos, com mais intensidade, criatividade e produtividade, acompanhando as tendências atuais na liderança, na administração de Recursos Humanos e suprindo a procura pela especialização e aprofundamento no liderar o ser humano no ambiente organizacional. |
7. Coordenação | Prof Msc Adm. Marino Alves de Faria Filho Fone: 11 33112622 – e-mail: coordenação.fat@gmail.com Cel.: 11 99699 9568 |
8. Carga Horária | Carga horária: 360 horas em atividades |
9. Período e Periodicidade | Início do Curso: Agosto de 2020. Término previsto: Agosto de 2021. 10 Aulas presenciais 1 vez por mês aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00. |
10. Conteúdo Programático | DISCIPLINAS EAD
Empreendedorismo e Inovação – 30h Organização e Expressão do Conhecimento -30h
Gestão do Tempo -30h
Gestão de Pessoas e Liderança -30h
Cenários Econômicos – 30h
Negociação Estratégica – 30h
Ferramentas para tomada de Decisão: – 30h
Governança Corporativa – 30h
DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 20h Presenciais = 10h EaD Coaching Competência Emocional – 30h Fundamentação e Ferramentas de Coaching– 30h Liderança e Formação de Equipes– 30h Sistemas Inovadores de Recompensa– 30h |
11. Corpo Docente | Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado. |
12. Metodologia | A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres. |
13. Interdisciplinaridade | A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso. |
14. Atividades Complementares | Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica. |
15. Tecnologia | Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento e outros. |
16. Infraestrutura Física | As teóricas são ministradas em sala de aula e Online.
As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática. |
17. Critério de Seleção | Análise de curriculum vitae e entrevista. |
18. Sistemas de Avaliação | Avaliação: Prova em sala de aula; exercícios em sala de aula; trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de vivências em grupo. Média para aprovação: 70 (setenta pontos) |
19. Controle de Frequência | Frequência mínima: 75% (setenta e cinco por cento) Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina. |
20. Trabalho de Conclusão | Não se Aplica (NSA) |
21. Certificação | A faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017. |
22. Indicadores de Desempenho | Indicadores fixados: 30 alunos por turma Evasão número mínimo: 3 Produção Científica: toda produção realizada em sala durante o curso visa compartilhar conhecimentos com apoio direto de professor dentro da linha de pesquisa/disciplina ministrada |
23. Relatório Circunstanciado |
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Ementa
- Empreendedorismo (EAD) – 30h Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor.Mudança nas relações de trabalho. Bibliografia: DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Nobel, 2002. BROWN, Shona L.; EISENHART, Kathleen M. Estratégia Competitiva no Limiar do Caos. São Paulo: Cultrix, 2004. CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
- Metodologia da Pesquisa Científica (EAD) – 30h Fundamentos de Pesquisa. Elaboração de Projetos de Pesquisa, Estruturação e apresentação de Trabalhos científicos. Elaboração de Monografia. Elaboração de Artigos Científicos. Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas ABNT 2018 – Regras de Formatação TCC e Monografia. Disponível em:https://www.normaabnt.com . Acesso em 24 jul. 2018 BOTASSO, K.C. “Avaliação do Programa de Observação de Linguagem sob a Ótica da Família”. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000200014>. Acesso em: 23.jul.2018. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2002.
- Ética e Relações Interpessoais (EAD) – 30h Características e diferenças individuais, assertividades, como lidar com feedback nas relações interpessoais.Ética e suas definições. A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos. A urgência de uma ética global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética de moral? DignitasTerrae. A carta da terra e a integridade ecológica. O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética. Ética e responsabilidade social. Ética eeco-espiritualidade. As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI. Bibliografia: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1973, v.4. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2000. –––––. A prudência em Aristóteles. Tradução de Marisa Lopes. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
- Coaching Competência Emocional – 30h Gerir a capacidade de resiliência, a inteligência emocional e o equilíbrio das emoções. Bibliografia: Pérez, J. F. Bou (2009) Coaching para Docentes – Motivar para o Sucesso, Porto: Porto Editora Welch, Jack – “Paixão por vencer” – Editora Campus, 2015
- Neurocoaching – 30h Estudo das funções químicas e reações cerebrais aplicadas ao processo de coaching Bibliografia: Cialdini, Robert B. – “O poder da persuasão” – Edtora Campus, 2015 Ries & Trout, Al e Jack – “Horse sense” – Editora Plume, 2016
- Coaching em Vendas – 30h Aplicar ferramentas do coaching a área de vendas com sucesso e eficácia para gerir uma equipe de vendas ou o departamento comercial de uma empresa ou organização. Bibliografia: Alex R. Celma & Fernando Trias de Bas (2004) A boa sorte – As chaves da prosperidade na vida e nos negócios Cascais: Pergaminho Cunha, M. P., Rego, A. & Cunha, R. C. (2006). Organizações Positivas. Lisboa: D. Quixote Daniel Goleman (2000) Inteligência Emocional Lisboa: Temas & Debates
- Fundamentação e Ferramentas de coaching – 30h Técnicas ferramentas, conceitos e apresentação da disciplina de coaching, teórico e prática. Bibliografia: Rego, A., Cunha, M. P., Oliveira, C. M. & Marcelino, A. R. (2004) Coaching para Executivos Lisboa: Escolar Editora Stephen R. Covey (2005) Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes Edição Campus Goldsmith, Marshall “Triggers: Creating behavior that lasts” – Editora Crown Business, 2014
- Planejamento Estratégico na Gestão de Pessoas- 30h Introdução à gestão de pessoas. Evolução da área de Gestão de Pessoas. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Socialização na Organização. Bibliografia BOOG, G. G. – Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações, 6ª Edição – Editora Pearson – 2016 DUTRA, J. S. – Administração de carreiras: uma proposta para repensar – Editora Atlas, 2015 ROBINS, S. P. – Comportamento Organizacional – Editora Saraiva, 2014
- Liderança e Formação de Equipes- 30h Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução. Bibliografia ERVILHA, A. J. Limão: liderando equipes para otimizar resultados. 8. ed. São Paulo: Nobel, 2012. HANASHIRO, D.M et al. Gestor do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2008 MASCARENHAS, A. Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Cengage,2008.
- Seminários – 30h Desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento de projetos e temas em grupo sob orientação da coordenação. Bibliografia: GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5aed. São Paulo: Ed. Atlas, 2002. MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003
- SEMIPRESENCIAL (20 horas presenciais e 10 horas EAD)
- Gestão por Competência e do Conhecimento – 30h As perspectivas e evolução da gestão por competências: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento. Bibliografia: PONTES, B., Análise de desempenho 12ª Edição – Editora LTR – 2014 FIDELIS, G. J., Gestão de Pessoas – 3ª Edição – Saraiva – 2013
- Sistemas Inovadores de Recompensa – 30h abordar os conceitos, fundamentos e processos de inovação nas organizações, apresentando ao aluno técnicas para formação de equipes, inserção de sistemas de recompensa por resultados alcançados e produção de ideias. Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto, Remuneração, benefícios e relações de trabalho – Editora Manole, 7ª Edição – 2015 PASCHAK, L., Administração de cargos e salários – Editora Qualitymark, 3ª Edição – 2015
- Captação e Seleção de Pessoas – 30h A importância do processo de provisão de pessoal para os resultados organizacionais; O mercado de trabalho e de Recursos Humanos na atualidade; O Planejamento na área de Recursos Humanos; O recrutamento de pessoal; A seleção de pessoal; Aspectos Legais que envolvem a Captação e a Seleção. Bibliografia: BANOV, M. R., Recrutamento e seleção por competências, 4ª Edicão, editora Campus – 2015 MILKOVICH, G. T., Administração de recursos humanos, Editora Atlas – 2015