MBA FAT/DESCOMPLICA

MBA em Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais

(nenhuma avaliação)
R$ 250.00
MBA_HabGerenciais

Informação

Detalhamento
1.     Nome do Curso e Área do Conhecimento MBA EM GESTÃO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GERENCIAIS

Área de conhecimento: Administração

Forma: Semipresencial e Online

2.     Justificativa A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETENCIA GERENCIAIS NO SÉCULO XXI levou a parceria entre a FAT e FACULDADE DESCOMPLICA dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.
3.     Histórico da Instituição Histórico dos Parceiros

Histórico da Instituição Parceira FAT

O parceiro FAT – A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT fundada em 18 de dezembro de 1987, por professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, com sede própria na Rua Três Rios, 131 – Bom Retiro – São Paulo – SP.

Originou-se da ideia de se ter uma entidade ágil eficiente e eficaz, que pudesse interagir e obter sinergia entre o sistema produtivo e o educacional, por meio de projetos de Educação, Pesquisa, Assessoria e Desenvolvimento Profissional.

Com mais de 30 anos de atuação efetiva e experiência acumulada em projetos, a Fundação FAT se manteve atual e dinâmica. Hoje conta com um modelo de gestão e desenvolvimento de projetos altamente qualificado e reconhecido pelas melhores instituições de ensino e empresas do Brasil.

A Fundação FAT colabora com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, que atuam nas áreas de Educação e Tecnologia, buscando desenvolver e gerir o conhecimento técnico e tecnológico, a pesquisa aplicada e a prestação de serviços de assessoria especializada desenvolvendo e executando:

·      programas de geração, difusão e transferência de tecnologia;

·      cursos, simpósios, conferências, seminários, estudos e pesquisas para desenvolvimento do ensino técnico e tecnológico;

·      difusão do conhecimento tecnológico e a edição de publicações técnicas, periódicas, monografias e outras formas de divulgação;

·      programas de bolsas de estudo e de estágios, no sentido de aprimorar a formação de estudantes, e professores, tanto no País como no Exterior;

·      serviços e pesquisas tanto para entidades públicas, como privadas, dentro de cânones acadêmicos que visem, simultaneamente, o atendimento dos objetivos citados, o aprimoramento de pessoal especializado, bem como o atendimento às necessidades de tais entidades;

·      concurso para seleção de aluno ingressante às instituições de ensino de 2º e 3º graus;

·      concursos públicos ou processos de seleção em geral;

·      projetos culturais em geral;

·      atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade na área educacional e da tecnologia;

·      organização, gestão, operacionalização e elaboração de cursos de graduação, pós-graduação e extracurriculares do CEETEPS ou de outras instituições, públicas ou privadas;

·      outras atividades compatíveis com seus objetivos;

·      desenvolvimento de atividades de apoio cultural, social, acadêmico e ambiental;

·      parceria para a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas;

·      concessão de bolsa de estímulo a inovação para a realização de projetos de pesquisa e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo.

Histórico da Faculdade Descomplica

A Faculdade Descomplica é um dos braços do Grupo Educacional Descomplica

A Faculdade Descomplica tem como missão oferecer educação de qualidade para todos, abrindo oportunidades de maneira acessível, física, metodológica e financeiramente para um grande grupo de cidadãos brasileiros.

Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as:

aplicações de recursos tecnológicos diferenciados já desenvolvidos e acessíveis a mais de centenas de milhares de brasileiros pelo Descomplica Cursos Livres para uma experiência completa em equipamentos desktops e móveis,

estratégias para acompanhar os alunos em toda a sua jornada educacional, conhecendo o estudante para que seja possível desenvolver novos comportamentos e ampliar oportunidades e

metodologias de estímulo ao estudo para, efetivamente, identificar as dificuldades, organizar planos de estudos e orientar para o “sucesso do aluno”.

Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa.

A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros.

Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona!

A Faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância.

4.     Objetivos Propiciar aos participantes uma nova visão em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e a aplicação prática destes estudos com ferramentas e técnicas comprovadas para a busca da excelência humana nas organizações;

Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas organizações bem como suas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos, sessões de criatividade assessments específicos de coaching.

Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de pessoas e formação de equipes nas organizações.

5.     Público-Alvo

Profissionais de RH, Diretores e Gerentes de Empresas, Educadores líderes eclesiásticos, líderes do terceiro setor, comerciantes demais interessados.

6.     Concepção do Programa Desenvolvimento de competências gerenciais nas organizações tem se tornado a grande necessidade do mundo contemporâneo em tempos de globalização. Este curso nasce na concepção de ênfase neste desenvolvimento visando a gestão humana e a maximização das suas competências e potenciais dentro das organizações, com a finalidade de fazer mais com menos, com mais intensidade, criatividade e produtividade, acompanhando as tendências atuais nas melhores práticas de gestão.
7.     Coordenação Prof Msc Adm. Marino Alves de Faria Filho
8.     Carga Horária Carga horária: 390 horas em atividades
9.     Período e Periodicidade Início do Curso: Agosto de 2020.

Término previsto: Agosto de 2021.

10 Aulas presenciais 1 vez por mês aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00.

10.   Conteúdo Programático DISCIPLINAS EAD

Empreendedorismo e Inovação – 30h

Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Organização e Expressão do Conhecimento -30h

§  Fundamentos da Comunicação

§  Interpretação de Cenários

§  Estrutura Narrativa

§  Personagens

§  Plot

§  Cenário, Tom e Mensagem

§  Estratégias Narrativas

§  Storytelling na Gestão de Negócios

§  Criando um Projeto de Storytellng

Gestão do Tempo -30h

§  Fundamentos da Gestão do Tempo

§  A Matriz do Tempo

§  Trabalhando os Quadrantes

§  Preparando a Estrutura Básica

§  Planejamento Semanal

§  Detalhes Importantes na Gestão do Tempo

Gestão de Pessoas e Liderança -30h

§  Perfis e padrões de comportamento

§  Competências essenciais para a liderança

§  Estilos de liderança

§  O líder como instrumento inspirador

§  Ferramentas e estratégias gerenciais

§  Empowerment

§  Feedback: o que é, como dar e receber

§  O valor de aprender a inspirar pessoas

§  As metacompetências do líder moderno

§  Valores e atitudes

Cenários Econômicos – 30h

§  Cenários como base para decisões de investimentos

§  Axioma de Zurique – Investimentos e Riscos

§  Risco versus retorno

§  Indicadores para Tomadas de Decisões – VPL, TIR e Pay Back

§  Momentos Inflacionários e não inflacionários

§  Análise a preços presentes, a preços correntes e a preços ajustados

§  Taxas de câmbio, regimes cambiais

§  Câmbio futuro, Câmbio spot e Câmbio real

§  Cálculos e operações a dias corridos e dias úteis

§  Cenários econômicos e decisões de investimentos em novos negócios

§  Hedge em operações de risco

Negociação Estratégica – 30h

§  Introdução à negociação empresarial, conceituação básica

§  O processo de negociação para compra e venda

§  Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação

§  Variáveis básicas da negociação

§  O papel do negociador

§  Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação

§  Negociação e o processo decisório

§  Planejamento de negociação

§  A ética nas negociações

Ferramentas para tomada de Decisão: – 30h

§  Elementos de tomada de decisão

§  O decisor, O processo de tomada de decisão

§  Enquadramento do decisor na organização

§  Elementos, Fases e Estratégias

§  Apoio de recursos de Tecnologia da Informação na tomada de decisão

§  Sistemas de informação para suporte ao processo decisório: tático e estratégico (Sistema de Apoio a Decisão, Sistema de Informação Gerencial e Executive Information System)

§  Ferramentas de apoio à decisão

§  Sistemas transacionais, OLAP, Data warehouse.

§  Algoritmos genéticos

§  Resolução de problemas multiobjetivos

§  Sistemas especialistas.

§  Algoritmos para extração de informações estratégicas,

§  Fases da descoberta de conhecimento em banco de dados: Seleção, pré-processamento, transformação, mineração de dados, interpretação/avaliação.

§  Mineração de dados.

§  Análise exploratória de dados

§  Técnicas de aprendizagem supervisionadas para classificação, para previsão, para agrupamentos e para associação.

Governança Corporativa – 30h

§  Aspectos Básicos da Governança Corporativa

§  Teoria da Firma

§  Teoria da Agência

§  Teoria dos Contratos

§  Princípios de Governança Corporativa no Brasil

§  Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.

§  A Governança Corporativa no Mercado Brasileiro.

§  Considerações sobre o Mercado de Capitais Brasileiro.

§  Níveis de Governança Corporativa da BBB

§  Órgãos Governamentais e não Governamentais e fomento à Governança Corporativa.

§  Governança Corporativa e desempenho empresarial.

 

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

Desenvolvimento Organizacional – 30h

DO como processo estruturado, baseado em evidências; o uso das descobertas científicas como alicerce visando a criação de uma estratégia controlada, na qual as suposições são testadas, a fim de alcançar um resultado específico.

Fundamentos da Programação Neurolinguística – 30h

Conceito PNL; como funciona; exemplos de técnicas: âncora, metáfora, ponte ao futuro, swish, ressignificação, fogging e rapport.

Liderança e Formação de Equipes– 30h

Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução.

Gestão por Competência e do Conhecimento– 30h

As perspectivas e evolução da gestão por competências: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento.

Dinâmica dos Negócios – 30h

O ambiente dos negócios. Análise do ambiente: ideias x oportunidades de negócios. O conceito e a necessidade de se empreender. Escolha do negócio. Conceito do negócio e seus atributos de valor. Reconhecimento e administração dos riscos. Avaliação do potencial do negócio. Dinâmica dos negócios. Escolha da estratégia.

11.   Corpo Docente Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado.
12.   Metodologia A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres.
13.   Interdisciplinaridade A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso.
14.   Atividades Complementares Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica.
15.   Tecnologia Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento além dos encontros presenciais mediados por tecnologia.
16.   Infraestrutura Física

As teóricas são ministradas em sala de aula e mediada por tecnologia.

As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática.

17.   Critério de Seleção Análise de curriculum vitae e entrevista.
18.   Sistemas de Avaliação A avaliação da aprendizagem das disciplinas EAD acontecerá por meio de uma prova online (20 questões de múltipla escolha) para as disciplinas de NÍVEL; para as disciplinas de EIXO aplicação de CASES para resolução e para as disciplinas ESPECIALIZAÇÃO a avaliação será presencialmente por conta da metodologia aplicada pelo professor de cada disciplina. Para receber o Certificado, o participante deverá:

– Ter a média mínima de 7,0 (sete) ao final do curso após a realização de cada processo avaliativo (NÍVEL/EIXO/ESPECIALIZAÇÃO);

– Ter comprovada frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista do curso.

· Ter realizado as atividades previstas em cada disciplina.

19.   Controle de Freqüência Freqüência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)

Tanto nas semipresenciais quanto nas disciplinas a distância

20.   Trabalho de Conclusão Não se Aplica (NSA)
21.   Certificação A Faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.
22.   Indicadores de Desempenho Indicadores fixados: 30 alunos por turma

Evasão número mínimo: 3

Produção Científica: toda produção realizada em sala durante o curso visa compartilhar conhecimentos com apoio direto de professor dentro da linha de pesquisa/disciplina ministrada

23.   Relatório Circunstanciado · Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.

Características dos cursos

  • Estudantes 0 aluno
  • Número de vagas1000
  • Duração390 horas
  • Nível de habilidadeall
  • LinguagemEnglish
  • Refazer o cursoN/A
Ementa vazia

Instrutor

0.00 média baseada em 0 notas

5 Estrela
0%
4 Estrela
0%
3 Estrela
0%
2 Estrela
0%
1 Estrela
0%

Cursos Relacionados