Informação |
Detalhamento |
1. Nome do Curso e Área do Conhecimento | MBA EM GESTÃO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GERENCIAIS
Área de conhecimento: Administração Forma: Semipresencial e Online |
2. Justificativa | A necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETENCIA GERENCIAIS NO SÉCULO XXI levou a parceria entre a FAT e FACULDADE DESCOMPLICA dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades. |
3. Histórico da Instituição | Histórico dos Parceiros
Histórico da Instituição Parceira FAT O parceiro FAT – A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT fundada em 18 de dezembro de 1987, por professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, com sede própria na Rua Três Rios, 131 – Bom Retiro – São Paulo – SP. Originou-se da ideia de se ter uma entidade ágil eficiente e eficaz, que pudesse interagir e obter sinergia entre o sistema produtivo e o educacional, por meio de projetos de Educação, Pesquisa, Assessoria e Desenvolvimento Profissional. Com mais de 30 anos de atuação efetiva e experiência acumulada em projetos, a Fundação FAT se manteve atual e dinâmica. Hoje conta com um modelo de gestão e desenvolvimento de projetos altamente qualificado e reconhecido pelas melhores instituições de ensino e empresas do Brasil. A Fundação FAT colabora com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, que atuam nas áreas de Educação e Tecnologia, buscando desenvolver e gerir o conhecimento técnico e tecnológico, a pesquisa aplicada e a prestação de serviços de assessoria especializada desenvolvendo e executando: · programas de geração, difusão e transferência de tecnologia; · cursos, simpósios, conferências, seminários, estudos e pesquisas para desenvolvimento do ensino técnico e tecnológico; · difusão do conhecimento tecnológico e a edição de publicações técnicas, periódicas, monografias e outras formas de divulgação; · programas de bolsas de estudo e de estágios, no sentido de aprimorar a formação de estudantes, e professores, tanto no País como no Exterior; · serviços e pesquisas tanto para entidades públicas, como privadas, dentro de cânones acadêmicos que visem, simultaneamente, o atendimento dos objetivos citados, o aprimoramento de pessoal especializado, bem como o atendimento às necessidades de tais entidades; · concurso para seleção de aluno ingressante às instituições de ensino de 2º e 3º graus; · concursos públicos ou processos de seleção em geral; · projetos culturais em geral; · atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade na área educacional e da tecnologia; · organização, gestão, operacionalização e elaboração de cursos de graduação, pós-graduação e extracurriculares do CEETEPS ou de outras instituições, públicas ou privadas; · outras atividades compatíveis com seus objetivos; · desenvolvimento de atividades de apoio cultural, social, acadêmico e ambiental; · parceria para a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas; · concessão de bolsa de estímulo a inovação para a realização de projetos de pesquisa e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo. Histórico da Faculdade Descomplica A Faculdade Descomplica é um dos braços do Grupo Educacional Descomplica A Faculdade Descomplica tem como missão oferecer educação de qualidade para todos, abrindo oportunidades de maneira acessível, física, metodológica e financeiramente para um grande grupo de cidadãos brasileiros. Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as: aplicações de recursos tecnológicos diferenciados já desenvolvidos e acessíveis a mais de centenas de milhares de brasileiros pelo Descomplica Cursos Livres para uma experiência completa em equipamentos desktops e móveis, estratégias para acompanhar os alunos em toda a sua jornada educacional, conhecendo o estudante para que seja possível desenvolver novos comportamentos e ampliar oportunidades e metodologias de estímulo ao estudo para, efetivamente, identificar as dificuldades, organizar planos de estudos e orientar para o “sucesso do aluno”. Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa. A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros. Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona! A Faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância. |
4. Objetivos | Propiciar aos participantes uma nova visão em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e a aplicação prática destes estudos com ferramentas e técnicas comprovadas para a busca da excelência humana nas organizações;
Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas organizações bem como suas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos, sessões de criatividade assessments específicos de coaching. Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de pessoas e formação de equipes nas organizações. |
5. Público-Alvo |
Profissionais de RH, Diretores e Gerentes de Empresas, Educadores líderes eclesiásticos, líderes do terceiro setor, comerciantes demais interessados. |
6. Concepção do Programa | Desenvolvimento de competências gerenciais nas organizações tem se tornado a grande necessidade do mundo contemporâneo em tempos de globalização. Este curso nasce na concepção de ênfase neste desenvolvimento visando a gestão humana e a maximização das suas competências e potenciais dentro das organizações, com a finalidade de fazer mais com menos, com mais intensidade, criatividade e produtividade, acompanhando as tendências atuais nas melhores práticas de gestão. |
7. Coordenação | Prof Msc Adm. Marino Alves de Faria Filho |
8. Carga Horária | Carga horária: 390 horas em atividades |
9. Período e Periodicidade | Início do Curso: Agosto de 2020.
Término previsto: Agosto de 2021. 10 Aulas presenciais 1 vez por mês aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00. |
10. Conteúdo Programático | DISCIPLINAS EAD
Empreendedorismo e Inovação – 30h Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho. Organização e Expressão do Conhecimento -30h § Fundamentos da Comunicação § Interpretação de Cenários § Estrutura Narrativa § Personagens § Plot § Cenário, Tom e Mensagem § Estratégias Narrativas § Storytelling na Gestão de Negócios § Criando um Projeto de Storytellng Gestão do Tempo -30h § Fundamentos da Gestão do Tempo § A Matriz do Tempo § Trabalhando os Quadrantes § Preparando a Estrutura Básica § Planejamento Semanal § Detalhes Importantes na Gestão do Tempo Gestão de Pessoas e Liderança -30h § Perfis e padrões de comportamento § Competências essenciais para a liderança § Estilos de liderança § O líder como instrumento inspirador § Ferramentas e estratégias gerenciais § Empowerment § Feedback: o que é, como dar e receber § O valor de aprender a inspirar pessoas § As metacompetências do líder moderno § Valores e atitudes Cenários Econômicos – 30h § Cenários como base para decisões de investimentos § Axioma de Zurique – Investimentos e Riscos § Risco versus retorno § Indicadores para Tomadas de Decisões – VPL, TIR e Pay Back § Momentos Inflacionários e não inflacionários § Análise a preços presentes, a preços correntes e a preços ajustados § Taxas de câmbio, regimes cambiais § Câmbio futuro, Câmbio spot e Câmbio real § Cálculos e operações a dias corridos e dias úteis § Cenários econômicos e decisões de investimentos em novos negócios § Hedge em operações de risco Negociação Estratégica – 30h § Introdução à negociação empresarial, conceituação básica § O processo de negociação para compra e venda § Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação § Variáveis básicas da negociação § O papel do negociador § Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação § Negociação e o processo decisório § Planejamento de negociação § A ética nas negociações Ferramentas para tomada de Decisão: – 30h § Elementos de tomada de decisão § O decisor, O processo de tomada de decisão § Enquadramento do decisor na organização § Elementos, Fases e Estratégias § Apoio de recursos de Tecnologia da Informação na tomada de decisão § Sistemas de informação para suporte ao processo decisório: tático e estratégico (Sistema de Apoio a Decisão, Sistema de Informação Gerencial e Executive Information System) § Ferramentas de apoio à decisão § Sistemas transacionais, OLAP, Data warehouse. § Algoritmos genéticos § Resolução de problemas multiobjetivos § Sistemas especialistas. § Algoritmos para extração de informações estratégicas, § Fases da descoberta de conhecimento em banco de dados: Seleção, pré-processamento, transformação, mineração de dados, interpretação/avaliação. § Mineração de dados. § Análise exploratória de dados § Técnicas de aprendizagem supervisionadas para classificação, para previsão, para agrupamentos e para associação. Governança Corporativa – 30h § Aspectos Básicos da Governança Corporativa § Teoria da Firma § Teoria da Agência § Teoria dos Contratos § Princípios de Governança Corporativa no Brasil § Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. § A Governança Corporativa no Mercado Brasileiro. § Considerações sobre o Mercado de Capitais Brasileiro. § Níveis de Governança Corporativa da BBB § Órgãos Governamentais e não Governamentais e fomento à Governança Corporativa. § Governança Corporativa e desempenho empresarial.
DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS Desenvolvimento Organizacional – 30h DO como processo estruturado, baseado em evidências; o uso das descobertas científicas como alicerce visando a criação de uma estratégia controlada, na qual as suposições são testadas, a fim de alcançar um resultado específico. Fundamentos da Programação Neurolinguística – 30h Conceito PNL; como funciona; exemplos de técnicas: âncora, metáfora, ponte ao futuro, swish, ressignificação, fogging e rapport. Liderança e Formação de Equipes– 30h Formação de equipes: conceito, importância, liderança e desempenho. Desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Gerenciando o processo de mudanças na Organização: para o desenvolvimento de pessoas e das equipes de trabalho. Learning Organization e sua evolução. Gestão por Competência e do Conhecimento– 30h As perspectivas e evolução da gestão por competências: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento. Dinâmica dos Negócios – 30h O ambiente dos negócios. Análise do ambiente: ideias x oportunidades de negócios. O conceito e a necessidade de se empreender. Escolha do negócio. Conceito do negócio e seus atributos de valor. Reconhecimento e administração dos riscos. Avaliação do potencial do negócio. Dinâmica dos negócios. Escolha da estratégia. |
11. Corpo Docente | Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado. |
12. Metodologia | A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres. |
13. Interdisciplinaridade | A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso. |
14. Atividades Complementares | Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica. |
15. Tecnologia | Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento além dos encontros presenciais mediados por tecnologia. |
16. Infraestrutura Física |
As teóricas são ministradas em sala de aula e mediada por tecnologia.As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática. |
17. Critério de Seleção | Análise de curriculum vitae e entrevista. |
18. Sistemas de Avaliação | A avaliação da aprendizagem das disciplinas EAD acontecerá por meio de uma prova online (20 questões de múltipla escolha) para as disciplinas de NÍVEL; para as disciplinas de EIXO aplicação de CASES para resolução e para as disciplinas ESPECIALIZAÇÃO a avaliação será presencialmente por conta da metodologia aplicada pelo professor de cada disciplina. Para receber o Certificado, o participante deverá:
– Ter a média mínima de 7,0 (sete) ao final do curso após a realização de cada processo avaliativo (NÍVEL/EIXO/ESPECIALIZAÇÃO); – Ter comprovada frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista do curso. · Ter realizado as atividades previstas em cada disciplina. |
19. Controle de Freqüência | Freqüência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)
Tanto nas semipresenciais quanto nas disciplinas a distância |
20. Trabalho de Conclusão | Não se Aplica (NSA) |
21. Certificação | A Faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017. |
22. Indicadores de Desempenho | Indicadores fixados: 30 alunos por turma
Evasão número mínimo: 3 Produção Científica: toda produção realizada em sala durante o curso visa compartilhar conhecimentos com apoio direto de professor dentro da linha de pesquisa/disciplina ministrada |
23. Relatório Circunstanciado | · Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma. |
Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência durante o acesso no site, personalizar conteúdo e redirecionamento da página. O tratamento ocorrerá com base no consentimento do usuário. Não compartilhamos as informações coletadas com terceiros para finalidade distinta. Para saber mais sobre os cookies coletados, acesse nossa Política de Cookies.