SIEEESP

PÓS EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO – SIEEESP (Sindicalizados)

(nenhuma avaliação)
R$ 200.00
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O mercado da educação básica será invadido por grandes grupos educacionais. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento.

Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.

Os temas Metodologias Ativas, Gestão por Competências e do Conhecimento e principalmente Gestão Participativa e Eficiente e Os Desafios do Setor Educacional vão assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade. Ofertar diferenciais percebidos é o grande desafio.

Coordenação: Dr. Edson Martins Jr.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Curricular na Ânima Educação-Instituto Ânima e professor titular da Universidade São Judas Tadeu.

Informação Detalhamento
1.     Nome do Curso e Área do Conhecimento Pós em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino

Área de conhecimento: Educação

Forma: Presencial/Semipresencial e Online

2.     Justificativa O ambiente educacional brasileiro atual, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior que passa por uma série de transformações e oportunidades especialmente como modelo de negócio, o que gera a necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO levou a Faculdade Descomplica dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.
3.     Objetivos Propiciar aos participantes o acesso e conhecimento do contexto da educação brasileira atual na perspectiva das demandas de gestão que este contexto gera;

Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas instituições de ensino bem com competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos.

Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de instituições de ensino considerando os desafios e oportunidades estabelecidas pelo mercado brasileiro de educação

4.     Público-Alvo Gestores de Instituições de Ensino Superior, Básica e Profissionalizante, Gestores e Técnicos de Instituições e Órgãos Públicos de Educação, Técnicos Administrativos e Acadêmicos de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Professores e Educadores em Geral, Estudantes e Pesquisadores na área da educação e demais interessados.
5.     Concepção do Programa O mercado da educação tanto básica como superior tem passado por uma verdadeira revolução nos últimos anos, revolução essa que ainda está em curso, com desdobramentos que mudarão em breve, como já mudam, por completo a concepção não só das instituições de ensino como um todo, como especialmente os modelos de negócio e gestão que a envolvem. Em face disso, este curso tem como objetivo inicial mapear este cenário e suas transformações justamente para que os que nele atuam possam perceber os desafios e oportunidades colocados e, dentro deles, identificar as necessidades de gestão e oportunidades potenciais que o atual ambiente apresenta. Em um segundo momento, o curso objetiva oferecer recursos e metodologias específicas e aplicadas para este contexto e finamente, embasar toda estas dimensões em um campo do conhecimento educacional e acadêmico, agregando a especificidade do negócio educacional na perspectiva da convergência entre eficiência, desenvolvimento do negócio e excelência do ensino.
6.     Coordenação Prof Dr Edson Martins
7.     Carga Horária Carga horária: 390 horas em atividades
8.     Período e Periodicidade Início inaugural: 15 de agosto de 2020.

Aulas presenciais: 29/08, 26/09, 24/10, 14/11, 05/12, 27/02, 20/03, 18/04, 15/05 e 19/06.
Aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00.

9.     Conteúdo Programático EAD – 30h EAD

As Oportunidades e os Desafios na Educação – (EAD) 30h

Planos governamentais estaduais e federais para a Educação a partir de 2020, Editais que integram educação profissional básica e ensino superior, Reforma do Ensino Médio, BNCC, a verticalização e os grupos que ofertam serviços educacionais.

Processos, Procedimentos e Documentação dos Atos Regulatórios – (EAD) 30h

Atos autorizativos – Autorização, Reconhecimento e Renovação de cursos superiores, ampliações de vagas, presencial e EAD, Autorização de operação de colégios, cursos de educação básica, Educação de Jovens e Adultos, cursos Profissionalizantes.

Sistemas Inovadores de Recompensa- 30h

Abordar os conceitos, fundamentos e processos de inovação nas organizações, apresentando ao aluno técnicas para formação de equipes, inserção de sistemas de recompensa por resultados alcançados e produção de ideias.

Inovação em Educação (EAD) – 30h

Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Planejamento, Liderança e Gestão de Pessoas no Âmbito das Instituições de Ensino (EAD) – 30h

Gestão da Qualidade. Planejamento Estratégico. Gestão de Projetos. Relações Interpessoais e Liderança. Resolução de Conflitos. Engajamento, Motivação, Criatividade e Propósito em ambientes educacionais.

Direito à Educação (EAD) – 30h

A Educação como Direito. A evolução histórica do Direito à educação. A legislação e o direito à educação. A amplitude das possibilidades educacionais. A educação como emancipação social. Educação e desenvolvimento econômico.

PRESENCIAL – 30h Presencial

Seminários – 30h

Desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento de projetos e temas em grupo sob orientação da coordenação. Palestras e Oficinas com Parceiros.

SEMIPRESENCIAL – (20h presencial – 10h EAD)

Gestão do Conhecimento na Sociedade Contemporânea – 30h

Princípios, práticas e referência do uso da tecnologia na educação. Tecnologia da informação e da comunicação na educação. Tecnologias e tendências na gestão educacional.

Documentação e Procedimentos Institucionais – 30h

Concepção de Projeto Político-Pedagógico (PPP), Projeto Político-pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico de Cursos (PPC) e Planos de Cursos (PCs) e a relação com e entre os órgãos reguladores e suas esferas.

Cenários e Processos de Transformação da Educação no Brasil – 30h

Histórico do setor. O avanço do setor privado. Massificação e segmentação do mercado. Grandes grupos, iniciativas locais e globais. Estado e mercado na educação. Debates e Pontos em disputa no futuro na Educação Básica e Superior

Planejamento e Gestão – 30h

O planejamento do trabalho escolar e acadêmico. Avaliação da aprendizagem: possibilidades e modelos. Formas e tendências em avaliação institucional. Qualidade, equidade e excelência na educação. Projeto Político-Pedagógico, PDI e PPC: para além da demanda burocrática

Tendências em Educação – 30h

Presencial, EAD, Híbrido: o que está em jogo? Profissionalização docente e qualidade nos serviços das instituições de ensino. Regulação, Ética e Criação Acadêmico-Pedagógica. Inovação na Educação. O professor-artesão. Currículos flexíveis e personalizados. Trilhas de conhecimento e nanocertificações. Educar para que?

Gestão Participativa e Eficiente na Educação – 30h

Premissas e instrumentos de participação na educação. Planejamento, avaliação e monitoramento coletivo. Potencialidades da participação. Educação por resultados educacionais e sustentabilidade financeira. Co-responsabilização e liderança. Instâncias colegiadas e núcleos de decisão

10.  Corpo Docente Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado.
11.  Metodologia A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres.
12.  Interdisciplinaridade A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso.
13.  Atividades Complementares Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica.
14.  Tecnologia Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento e outros.
15.  Infraestrutura Física As teóricas são ministradas em sala de aula e Online.

As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática.

16.  Critério de Seleção Análise de curriculum vitae e entrevista.
17.  Sistemas de Avaliação Avaliação: Prova em sala de aula; exercícios em sala de aula; trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de vivências em grupo.

Média para aprovação: 70 (setenta pontos)

18.  Controle de Frequência Freqüência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)

Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina.

19.  Trabalho de Conclusão Não será aplicado.
20.  Certificação A Faculdade Descomplica, credenciada pela Portaria do MEC Nº 323, de 06 de março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.
21.  Indicadores de Desempenho Indicadores fixados: 25 alunos por turma

Evasão número mínimo: 3

Produção Científica: Os trabalhos de monografias permanecerão na Biblioteca da Instituição para consulta permanente.

Média de desempenho: superior a 70 pontos

22.  Relatório Circunstanciado · Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.

· Ano de Início da 1ª Turma: Agosto/2018

Sede da Oferta: SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de SP
Rua Benedito Fernandes, 107 – Santo Amaro, São Paulo.

 

Relação Professor/Disciplina

Docente Titulação Disciplina Organização de Oferta Carga Horária
Francisco Borges Mestre As oportunidades e os Desafios na Educação EAD 30
Rosário D’Agostino Mestre Processos, Procedimentos e Documentação dos Atos Regulatórios EAD 30
Antonio Carlos Albuquerque Mestre Inovação em Educação EAD 30
Rogério Martins Mestre Sistemas Inovadores de Recompensa EAD 30
Mariza Coelho Mestre Planejamento, Liderança e Gestão de Pessoas no Âmbito das Instituições de Ensino EAD 30
Adriano Ferreira Doutor Direito à Educação EAD 30
Rita Carmona Doutor Gestão Participativa e Eficiente na Educação SEMIPRESENCIAL 30
Edson Martins Doutor Seminários PRESENCIAL 30
Adriano Ferreira Doutor Gestão do Conhecimento na Sociedade Contemporânea SEMIPRESENCIAL 30
Rosário D’Agostino Mestre Documentação e Procedimentos Institucionais SEMIPRESENCIAL 30
Edson Martins Doutor Cenários e Processos de Transformação da Educação no Brasil SEMIPRESENCIAL 30
Antonio Carlos Albuquerque Doutor Planejamento e Gestão SEMIPRESENCIAL 30
Edson Martins Doutor Tendências em Educação SEMIPRESENCIAL 30
Aulas Online 240
Aulas Presenciais 120
Seminários 30

 

Características dos cursos

  • Estudantes 0 aluno
  • Número de vagas25
  • Duração390 horas
  • Nível de habilidadeall
  • LinguagemPortuguês
  • Refazer o cursoN/A
Ementa vazia

Instrutor

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