O mercado da educação básica será invadido por grandes grupos educacionais. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento.
Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.
Os temas Metodologias Ativas, Gestão por Competências e do Conhecimento e principalmente Gestão Participativa e Eficiente e Os Desafios do Setor Educacional vão assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade. Ofertar diferenciais percebidos é o grande desafio.
Coordenação: Dr. Edson Martins Jr.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Curricular na Ânima Educação-Instituto Ânima e professor titular da Universidade São Judas Tadeu.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ROTEIRO BÁSICO
Informação |
Detalhamento |
1. Nome do Curso e Área do Conhecimento | Pós em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Área de conhecimento: Educação Forma: Presencial/Semipresencial e Online |
2. Justificativa | O ambiente educacional brasileiro atual, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior que passa por uma série de transformações e oportunidades especialmente como modelo de negócio, o que gera a necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO levou a Faculdade Descomplica dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades. |
3. Histórico da Instituição | Histórico dos Parceiros
Histórico da Instituição Parceira SIEEESP O SIEEESP tem sua área de atuação no Estado de São Paulo, com uma população de 44,4 milhões de habitantes, localizado na região Sudeste do território brasileiro com uma extensão de pouco mais de 248 mil quilômetros quadrados. A entidade representa mais de 10 mil escolas com um total de 2 milhões e 297 mil alunos. Histórico da Instituição Parceira FAT · programas de geração, difusão e transferência de tecnologia; Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as: Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa. A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros. Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona! A faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância. |
4. Objetivos | Propiciar aos participantes o acesso e conhecimento do contexto da educação brasileira atual na perspectiva das demandas de gestão que este contexto gera; Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas instituições de ensino bem com competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos. Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de instituições de ensino considerando os desafios e oportunidades estabelecidas pelo mercado brasileiro de educação |
4. Público-Alvo |
Gestores de Instituições de Ensino Superior, Básica e Profissionalizante, Gestores e Técnicos de Instituições e Órgãos Públicos de Educação, Técnicos Administrativos e Acadêmicos de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Professores e Educadores em Geral, Estudantes e Pesquisadores na área da educação e demais interessados. |
6. Concepção do Programa | O mercado da educação tanto básica como superior tem passado por uma verdadeira revolução nos últimos anos, revolução essa que ainda está em curso, com desdobramentos que mudarão em breve, como já mudam, por completo a concepção não só das instituições de ensino como um todo, como especialmente os modelos de negócio e gestão que a envolvem. Em face disso, este curso tem como objetivo inicial mapear este cenário e suas transformações justamente para que os que nele atuam possam perceber os desafios e oportunidades colocados e, dentro deles, identificar as necessidades de gestão e oportunidades potenciais que o atual ambiente apresenta. Em um segundo momento, o curso objetiva oferecer recursos e metodologias específicas e aplicadas para este contexto e finamente, embasar toda estas dimensões em um campo do conhecimento educacional e acadêmico, agregando a especificidade do negócio educacional na perspectiva da convergência entre eficiência, desenvolvimento do negócio e excelência do ensino. |
7. Coordenação | Prof Dr Edson Martins Fone: 11 95276-4931 – e-mail: edsonmartins78@gmail.com Cel.: 11 95276-4931 |
8. Carga Horária | Carga horária: 360 horas em atividades |
9. Período e Periodicidade | Início do Curso: Agosto de 2020. Término previsto: Agosto de 2021. São 10 aulas presenciais mensais aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00. |
10. Conteúdo Programático |
EAD – 30h EAD Organização e Expressão do Conhecimento -30h
Gestão do Tempo -30h
Gestão de Pessoas e Liderança -30h
Empreendedorismo e Inovação -30h
Modelagem da Aprendizagem Ativa -30h
Metodologias Ativas para Aprendizagem em Equipes -30h
Metodologias Ativas para Aprendizagem Individual -30h
Modelos de Avaliação para Aprendizagem Ativa -30h
SEMIPRESENCIAL – (20h presencial – 10h EAD) Inovações Educacionais – 30h Processos de Transformação da Educação no Brasil – 30h Desafios e Oportunidades na Educação no Brasil – 30h Gestão Participativa e Eficiente no Segmento Educacional – 30h Gestão por Competência e do Conhecimento- 30h |
11. Corpo Docente | Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado. |
12. Metodologia | A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres. |
13. Interdisciplinaridade | A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso. |
14. Atividades Complementares | Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica. |
15. Tecnologia | Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento e outros. |
16. Infraestrutura Física |
As teóricas são ministradas em sala de aula e Online.As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática. |
17. Critério de Seleção | Análise de curriculum vitae e entrevista. |
18. Sistemas de Avaliação | Avaliação: Prova em sala de aula; exercícios em sala de aula; trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de vivências em grupo. Média para aprovação: 70 (setenta pontos) |
19. Controle de Frequência | Frequência mínima: 75% (setenta e cinco por cento) Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina. |
20. Trabalho de Conclusão | Não será aplicado. |
21. Certificação | A faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017. |
22. Indicadores de Desempenho | Indicadores fixados: 30 alunos por turma Evasão número mínimo: 3 Produção Cientifica: Os trabalhos de monografias permanecerão na Biblioteca da Instituição para consulta permanente. Média de desempenho: superior a 70 pontos |
23. Relatório Circunstanciado |
|