SIEEESP

PÓS EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO – SIEEESP (Não Sindicalizados)

(nenhuma avaliação)
R$ 250.00
MBA_GEstratgica_Header

O mercado da educação básica será invadido por grandes grupos educacionais. As Instituições de Ensino que não se diferenciarem pela sua proposta pedagógica, proposta de atendimento, de integração, valorização e envolvimento da equipe poderão ter sua continuidade de operação comprometidas pelos diferenciais de preço e atrativos de marca trazidos pelos grandes grupos educacionais que se avizinham do segmento.

Ter as equipes preparadas, motivadas e comprometidas com o sucesso institucional é o alicerce onde se ancora a manutenção e expansão das Instituições isoladas.

Os temas Metodologias Ativas, Gestão por Competências e do Conhecimento e principalmente Gestão Participativa e Eficiente e Os Desafios do Setor Educacional vão assegurar que os participantes estejam preparados para a realidade desafiadora da educação do século XXI, onde as estratégias de captação e manutenção dos alunos passa pelo fortalecimento da marca institucional por diferenciais acadêmicos, de atendimento e de percepção da comunidade. Ofertar diferenciais percebidos é o grande desafio.

Coordenação: Dr. Edson Martins Jr.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Curricular na Ânima Educação-Instituto Ânima e professor titular da Universidade São Judas Tadeu.

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ROTEIRO BÁSICO

Informação

Detalhamento
1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Pós em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino
Área de conhecimento: Educação
Forma: Presencial/Semipresencial e Online
2. Justificativa  O ambiente educacional brasileiro atual, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior que passa por uma série de transformações e oportunidades especialmente como modelo de negócio, o que gera a necessidade de formação de PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO levou a Faculdade Descomplica dentro da perspectiva de demanda regional, a elaborar este projeto de curso, visando o atendimento das referidas necessidades.
3. Histórico da Instituição Histórico dos Parceiros

Histórico da Instituição Parceira SIEEESP

O SIEEESP tem sua área de atuação no Estado de São Paulo, com uma população de 44,4 milhões de habitantes, localizado na região Sudeste do território brasileiro com uma extensão de pouco mais de 248 mil quilômetros quadrados. A entidade representa mais de 10 mil escolas com um total de 2 milhões e 297 mil alunos.
Pode-se dizer que o SIEEESP tem duas grandes missões – uma frente aos seus associados, outra frente a toda a sociedade. Para os seus associados, o Sindicato tem a função principal de oferecer assessorias administrativa e pedagógica, publicações, cursos, processos de capacitação e atualização profissional, além de representatividade e respaldo político, enfim, todos os serviços necessários para que as instituições educacionais possam cumprir sua função principal: educar. Diante da sociedade, o papel do Sindicato é, sem dúvida, promover a qualidade do ensino por meio de diversos instrumentos, em todos os âmbitos de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, dos cursos supletivos aos cursos de formação livre.

Histórico da Instituição Parceira FAT
O parceiro FAT – A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT fundada em 18 de dezembro de 1987, por professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, com sede própria na Rua Três Rios, 131 – Bom Retiro – São Paulo – SP.
Originou-se da ideia de se ter uma entidade ágil eficiente e eficaz, que pudesse interagir e obter sinergia entre o sistema produtivo e o educacional, por meio de projetos de Educação, Pesquisa, Assessoria e Desenvolvimento Profissional.
Com mais de 30 anos de atuação efetiva e experiência acumulada em projetos, a Fundação FAT se manteve atual e dinâmica. Hoje conta com um modelo de gestão e desenvolvimento de projetos altamente qualificado e reconhecido pelas melhores instituições de ensino e empresas do Brasil.
A Fundação FAT colabora com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, que atuam nas áreas de Educação e Tecnologia, buscando desenvolver e gerir o conhecimento técnico e tecnológico, a pesquisa aplicada e a prestação de serviços de assessoria especializada desenvolvendo e executando:

·      programas de geração, difusão e transferência de tecnologia;
·      cursos, simpósios, conferências, seminários, estudos e pesquisas para desenvolvimento do ensino técnico e tecnológico;
·      difusão do conhecimento tecnológico e a edição de publicações técnicas, periódicas, monografias e outras formas de divulgação;
·      programas de bolsas de estudo e de estágios, no sentido de aprimorar a formação de estudantes, e professores, tanto no País como no Exterior;
·      serviços e pesquisas tanto para entidades públicas, como privadas, dentro de cânones acadêmicos que visem, simultaneamente, o atendimento dos objetivos citados, o aprimoramento de pessoal especializado, bem como o atendimento às necessidades de tais entidades;
·      concurso para seleção de aluno ingressante às instituições de ensino de 2º e 3º graus;
·      concursos públicos ou processos de seleção em geral;
·      projetos culturais em geral;
·      atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade na área educacional e da tecnologia;
·      organização, gestão, operacionalização e elaboração de cursos de graduação, pós-graduação e extracurriculares do CEETEPS ou de outras instituições, públicas ou privadas;
·      outras atividades compatíveis com seus objetivos;
·      desenvolvimento de atividades de apoio cultural, social, acadêmico e ambiental;
·      parceria para a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas;
·      concessão de bolsa de estímulo a inovação para a realização de projetos de pesquisa e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo.
Histórico da Faculdade Descomplica
A Faculdade Descomplica é um dos braços do Grupo Educacional Descomplica
A Faculdade Descomplica tem como missão oferecer educação de qualidade para todos, abrindo oportunidades de maneira acessível, física, metodológica e financeiramente para um grande grupo de cidadãos brasileiros.

Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação de qualidade para a comunidade, tendo como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos. Com destaque para as:
aplicações de recursos tecnológicos diferenciados já desenvolvidos e acessíveis a mais de centenas de milhares de brasileiros pelo Descomplica Cursos Livres para uma experiência completa em equipamentos desktops e móveis,
estratégias para acompanhar os alunos em toda a sua jornada educacional, conhecendo o estudante para que seja possível desenvolver novos comportamentos e ampliar oportunidades e
metodologias de estímulo ao estudo para, efetivamente, identificar as dificuldades, organizar planos de estudos e orientar para o “sucesso do aluno”.

Esta missão, também é baseada no tripé composto pelas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas depende a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo. Estando no âmbito de faculdade, oferta de ensino regulado, conforme rege o Decreto 9325 de 15/12/2017, de acordo com a especificação da estrutura da Instituição de Ensino Superior, o foco está no ensino e na segurança de que a “Educação é um Bem Social para Todos”, assim a motivação desta atuação diferenciada e acessível virá da articulação entre a qualificação profissional e a qualificação social e tem, no âmbito de cada curso a ser desenvolvido e oferecido, o desdobramento em atividades de extensão e de pesquisa.

A pesquisa é entendida aqui como o ato investigativo apontando para a formação contextualizada nas questões da sociedade contemporânea com vistas ao domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa e em seu próprio processo evolutivo. A postura investigativa implica uma atitude de constante busca de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional, sendo este compreendido como, o exercício de seu papel na sua comunidade, na sociedade em geral e também orientados para a cidadania e para a solidariedade, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos significativos. Por isso, as atividades profissionais serão o foco relevante ao trabalho de investigação. Os procedimentos básicos a serem utilizados devem ser: o registro, a sistematização de informações, a análise e a comparação de dados, o levantamento e a verificação de hipóteses e outros.

Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível, a quem quiser estudar, criando uma grande rede de educação, capaz de conectar o maior número de pessoas possível. Acreditamos que aprender é para todo mundo, sendo a proposta pedagógica alinhada aos objetivos institucionais, e as metodologias e estruturas pedagógicas adequadas ao perfil do corpo discente. Com propostas motivadoras, o aprendizado ocorre e o modelo pedagógico efetivamente funciona!

A faculdade Descomplica foi credenciada pela portaria 323 de 6 de março de 2020 para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância.

4. Objetivos Propiciar aos participantes o acesso e conhecimento do contexto da educação brasileira atual na perspectiva das demandas de gestão que este contexto gera;
Contribuir para o desenvolvimento de gestores nas instituições de ensino bem com competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de conhecimentos teórico-práticos e ferramentas específicas como: dinâmicas, jogos, vivências, exercícios, estudo de casos.
Desenvolver atividades para preparar profissionais para a gestão de instituições de ensino considerando os desafios e oportunidades estabelecidas pelo mercado brasileiro de educação
4. Público-Alvo

Gestores de Instituições de Ensino Superior, Básica e Profissionalizante, Gestores e Técnicos de Instituições e Órgãos Públicos de Educação, Técnicos Administrativos e Acadêmicos de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Professores e Educadores em Geral, Estudantes e Pesquisadores na área da educação e demais interessados.

6. Concepção do Programa O mercado da educação tanto básica como superior tem passado por uma verdadeira revolução nos últimos anos, revolução essa que ainda está em curso, com desdobramentos que mudarão em breve, como já mudam, por completo a concepção não só das instituições de ensino como um todo, como especialmente os modelos de negócio e gestão que a envolvem. Em face disso, este curso tem como objetivo inicial mapear este cenário e suas transformações justamente para que os que nele atuam possam perceber os
desafios e oportunidades colocados e, dentro deles, identificar as necessidades de gestão e oportunidades potenciais que o atual ambiente apresenta. Em um segundo momento, o curso objetiva oferecer recursos e metodologias específicas e aplicadas para este contexto e finamente, embasar toda estas dimensões em um campo do conhecimento educacional e acadêmico, agregando a especificidade do negócio educacional na perspectiva da convergência entre eficiência, desenvolvimento do negócio e excelência do ensino.
7. Coordenação Prof Dr Edson Martins
Fone: 11 95276-4931 – e-mail: edsonmartins78@gmail.com
Cel.: 11 95276-4931
8. Carga Horária Carga horária: 360 horas em atividades
9. Período e Periodicidade Início do Curso: Agosto de 2020.
Término previsto: Agosto de 2021.
São 10 aulas presenciais mensais aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00.
10. Conteúdo Programático

EAD – 30h EAD

Organização e Expressão do Conhecimento -30h

  • Fundamentos da Comunicação
  • Interpretação de Cenários
  • Estrutura Narrativa
  • Personagens
  • Plot
  • Cenário, Tom e Mensagem
  • Estratégias Narrativas
  • Storytelling na Gestão de Negócios
  • Criando um Projeto de Storytellng

Gestão do Tempo -30h

  • Fundamentos da Gestão do Tempo
  • A Matriz do Tempo
  • Trabalhando os Quadrantes
  • Preparando a Estrutura Básica
  • Planejamento Semanal
  • Detalhes Importantes na Gestão do Tempo

 

Gestão de Pessoas e Liderança -30h

  • Perfis e padrões de comportamento
  • Competências essenciais para a liderança
  • Estilos de liderança
  • O líder como instrumento inspirador
  • Ferramentas e estratégias gerenciais
  • Empowerment
  • Feedback: o que é, como dar e receber
  • O valor de aprender a inspirar pessoas
  • As metacompetências do líder moderno
  • Valores e atitudes

 

Empreendedorismo e Inovação -30h
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

 

Modelagem da Aprendizagem Ativa -30h

  • Os Atores e seus Papéis na Construção da Significação
  • O Novo Perfil do Aluno – o Aluno Protagonista
  • A Organização da Instituição de Ensino neste Novo Modelo
  • O Novo Papel do Professor – o Professor Mediador
  • Técnicas de Comunicação Efetiva
  • Oratória x Mediação
  • Aprendizagem significativa
  • Motivação, Autonomia e Protagonismo

Metodologias Ativas para Aprendizagem em Equipes -30h

  • Técnicas e aplicação de metodologias de aprendizagem em grupo.
  • Métodos para formação de equipes.
  • Definição e aplicação das seguintes metodologias ativas:
      • Peer instructions (instrução em pares)
      • Collaborative learning (aprendizagem colaborativa) – as 8 técnicas mais utilizadas: 3-step Interview; Roundtable; Focused Listing; Structured Problem Solving; Paired Annotations; Double Entry Journal; Send-A-Problem; One Minute Paper; Value Line
      • PBL – Problem Based Learning (aprendizado baseado em problemas)
      • PjBL – Project Based Learning (aprendizado baseado em projetos)
      • Classroom discussion (discussão em classes)

Metodologias Ativas para Aprendizagem Individual -30h

  • Técnicas e aplicação de metodologias de aprendizagem individual
  • Definição e Aplicação das seguintes metodologias:
    • Flipped Classroom (sala de aula invertida)
    • Case Study (estudo de caso)
    • Daily Journal (diário de bordo)
    • Writing across curriculum (escrita por meio do currículo)

Modelos de Avaliação para Aprendizagem Ativa -30h

  • Estudo e aplicação de instrumentos de avaliação do desempenho do aluno
  • As avaliações diagnóstica, formativa, somativa e a autoavaliação
  • O uso da metodologia ativa TBL – Team Based Learning (aprendizagem em equipes) como processo avaliativo: conceito e aplicação
  • A construção de avaliações por meio de recursos digitais (Quizzes, Forms, Textos Colaborativos, Mind Maps, Apresentações, Vídeos, Fóruns…)

 

SEMIPRESENCIAL – (20h presencial – 10h EAD)

Inovações Educacionais – 30h
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.

Processos de Transformação da Educação no Brasil – 30h
Histórico do setor. O avanço do setor privado. Massificação e segmentação do mercado. Grandes grupos, iniciativas locais e globais. Estado e mercado na educação. Debates e Pontos em disputa no futuro na Educação Básica e Superior

Desafios e Oportunidades na  Educação no Brasil – 30h
Presencial, EAD, Híbrido: o que está em jogo? Profissionalização docente e qualidade nos serviços das instituições de ensino. Regulação, Ética e Criação Acadêmico-Pedagógica. Inovação na Educação. O professor-artesão. Currículos flexíveis e personalizados. Trilhas de conhecimento e nanocertificações. Educar para que?

Gestão Participativa e Eficiente no Segmento Educacional – 30h
Premissas e instrumentos de participação na educação. Planejamento, avaliação e monitoramento coletivo. Potencialidades da participação. Educação por resultados educacionais e sustentabilidade financeira. Co-responsabilização e liderança. Instâncias colegiadas e núcleos de decisão

Gestão por Competência e do Conhecimento- 30h
As perspectivas e evolução da gestão por competências: novos paradigmas nos sistemas modernos de trabalho e do trabalhador do conhecimento

11. Corpo Docente Docentes com vasta experiência na área de Gestão de Pessoas e Liderança tanto em empresas quanto no Ensino Superior. Mestres e Especialistas compromissados pela excelência no ensino e aprendizado.
12. Metodologia A Metodologia a ser empregada visa à integração, teoria e prática por meio de aulas expositivas, seminários, estudos em grupo, dinâmicas de grupo, workshop, estudo de casos específicos e emissão de pareceres.
13. Interdisciplinaridade A inter-relação entre todas as disciplinas foram programadas entre as diversas áreas que compõe o presente curso.
14. Atividades Complementares Visitas em empresas com posterior elaboração de relatórios de observação e de reflexão crítica.
15. Tecnologia Os recursos utilizados em sala de aula são equipamentos de multimídia, retroprojetor, TV e vídeo para apresentação de estudos de casos e filmes de treinamento e outros.
16. Infraestrutura Física

As teóricas são ministradas em sala de aula e Online.

As disciplinas que exigem a utilização de softwares específicos são ministradas em laboratório de informática.

17. Critério de Seleção Análise de curriculum vitae e entrevista.
18. Sistemas de Avaliação Avaliação: Prova em sala de aula; exercícios em sala de aula; trabalhos de pesquisa individuais ou em grupo. Realização de seminários em sala de aula, apresentação de relatórios de visitas e de vivências em grupo.
Média para aprovação: 70 (setenta pontos)
19. Controle de Frequência Frequência mínima: 75% (setenta e cinco por cento)
Forma de Controle: Pauta de Chamada por disciplina.
20. Trabalho de Conclusão Não será aplicado.
21. Certificação A faculdade Descomplica credenciado pela Portaria MEC de 6 de Março de 2020, fornece o certificado conforme a Resolução CES, CNE nº 01/2017.
22. Indicadores de Desempenho Indicadores fixados: 30 alunos por turma
Evasão número mínimo: 3
Produção Cientifica: Os trabalhos de monografias permanecerão na Biblioteca da Instituição para consulta permanente.
Média de desempenho: superior a 70 pontos
23. Relatório Circunstanciado
  • Vagas ofertadas para no máximo 50 alunos por turma.
  • Ano de Início da 1ª Turma: Agosto/2018

 

Características dos cursos

  • Estudantes 0 aluno
  • Número de vagas25
  • Duração390 horas
  • Nível de habilidadeall
  • LinguagemPortuguês
  • Refazer o cursoN/A
Ementa vazia

Instrutor

0.00 média baseada em 0 notas

5 Estrela
0%
4 Estrela
0%
3 Estrela
0%
2 Estrela
0%
1 Estrela
0%

Cursos Relacionados