Curso

  • Início
  • CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS – 2º Turma
Uncategorized

CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS – 2º Turma

08 horas
Todos os níveis
0 Aula
0 Questões
0 Aluno

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS – 2º Turma (Inicio a definir)

Em face ao surto de coronovírus no Estado de São Paulo e, consequentemente, seu impacto no cotidiano da sociedade, é prudente estabelecer novas datas no  referente à turma 02 e 03 .

Turma 02 – a definir

Horário : 13h:00 às 17h:00 

Carga horária: 08 horas por turma (cada turma: 2 semanas de 4 horas) –

40 Alunos por turma.

  1. Nos dias 09 e 16 /03/2020 – Encerrada
  2. Nos dias a definir
  3. Nos dias a definir

Totalizando 03 turmas.

Instrutora : Marcia Regina Reggiolli e  Bianca Martins Benetole

 

A saúde é um direito fundamental de todo cidadão, expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Mundial da Saúde(OMS) e pela Constituição Federal Brasileira de 1988, mas para que todo cidadão tenha saúde é necessário que os alimentos sejam produzidos e comercializados dentro de padrões de qualidade apropriados a preservação da saúde e que não sejam veículos de microrganismos que possam causar as chamadas doenças transmitidas pelos alimentos(DTA). Portanto, o presente curso se fundamenta em desenvolver as competências necessárias aos produtores e comerciantes de produtos alimentícios para que possam produzir alimentos seguros sob o ponto de vista microbiológico, preservando dessa forma a saúde dos consumidores e de toda a sociedade, além do cumprimento da legislação específica para a área.

Objetivo

Introduzir os conceitos de segurança dos alimentos sob o ponto de vista de contaminação microbiológica.

Promover a melhoria serviços prestados à população, com oferta de produtos der qualidade assegurada.

Conscientizar os profissionais que trabalham na área quanto importância das boas práticas de fabricação dos alimentos para a saúde pública.

Programa do curso:

  • Legislação dos alimentos;
  • Contaminantes alimentares;
  • Doenças transmitidas por alimentos,
  • Procedimentos de higiene operacional e pessoal;
  • Boas práticas de fabricação;
  • Conceitos de higiene e manipulação geral, dos equipamentos e ambiente;
  • Demonstração de contaminações física, química e microbiológicas dos alimentos, através da apresentação do crescimento bacteriano em alimentos e ambientes;
  • Visualização e execução de atividades práticas em laboratório de microbiologia.

PUBLICO ALVO

Comunidade externa formada basicamente por comerciantes de produtos alimentícios processados, minimamente processados e ou in natura, atuantes nos varejões da Cidade de Piracicaba

METODOLOGIA

Atividades teóricas com exposição de material empregando multimídia; Atividades práticas com experimentos realizados no laboratório de microbiologia; Atividades práticas de observação dos contaminantes em alimentos.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos  certificado expedido pela Fatec Piracicaba aos alunos que atingirem 75% de frequência e nota da avaliação no mínimo 6,0.

Local :Fatec Piracicaba “Dep. Roque Trevisan” — Piracicaba — SP Auditório/ Sala de aula Laboratórios

EndereçoAv. Diácono Jair de Oliveira, 651 – Santa Rosa Ipes, Piracicaba – SP, 

Investimento

Inscrição : R$ 70,00 (Setenta Reais) Boleto Bancário

Elaboração do projeto pedagógico:

Coordenação :  Profª. Dra. Angela de Fatima Kanesaki Correia

Engenheira de Alimentos

Coordenadora de Estágio Supervisionado

Curso Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Agroindústria  FATEC- Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

Duvidas : angela.correia@fatec.sp.gov.br

Curriculum is empty