BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS – 2º Turma (Inicio a definir)
Em face ao surto de coronovírus no Estado de São Paulo e, consequentemente, seu impacto no cotidiano da sociedade, é prudente estabelecer novas datas no referente à turma 02 e 03 .
Turma 02 – a definir
Horário : 13h:00 às 17h:00
Carga horária: 08 horas por turma (cada turma: 2 semanas de 4 horas) –
40 Alunos por turma.
- Nos dias 09 e 16 /03/2020 – Encerrada
- Nos dias a definir
- Nos dias a definir
Totalizando 03 turmas.
Instrutora : Marcia Regina Reggiolli e Bianca Martins Benetole
A saúde é um direito fundamental de todo cidadão, expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Mundial da Saúde(OMS) e pela Constituição Federal Brasileira de 1988, mas para que todo cidadão tenha saúde é necessário que os alimentos sejam produzidos e comercializados dentro de padrões de qualidade apropriados a preservação da saúde e que não sejam veículos de microrganismos que possam causar as chamadas doenças transmitidas pelos alimentos(DTA). Portanto, o presente curso se fundamenta em desenvolver as competências necessárias aos produtores e comerciantes de produtos alimentícios para que possam produzir alimentos seguros sob o ponto de vista microbiológico, preservando dessa forma a saúde dos consumidores e de toda a sociedade, além do cumprimento da legislação específica para a área.
Objetivo
Introduzir os conceitos de segurança dos alimentos sob o ponto de vista de contaminação microbiológica.
Promover a melhoria serviços prestados à população, com oferta de produtos der qualidade assegurada.
Conscientizar os profissionais que trabalham na área quanto importância das boas práticas de fabricação dos alimentos para a saúde pública.
Programa do curso:
- Legislação dos alimentos;
- Contaminantes alimentares;
- Doenças transmitidas por alimentos,
- Procedimentos de higiene operacional e pessoal;
- Boas práticas de fabricação;
- Conceitos de higiene e manipulação geral, dos equipamentos e ambiente;
- Demonstração de contaminações física, química e microbiológicas dos alimentos, através da apresentação do crescimento bacteriano em alimentos e ambientes;
- Visualização e execução de atividades práticas em laboratório de microbiologia.
PUBLICO ALVO
Comunidade externa formada basicamente por comerciantes de produtos alimentícios processados, minimamente processados e ou in natura, atuantes nos varejões da Cidade de Piracicaba
METODOLOGIA
Atividades teóricas com exposição de material empregando multimídia; Atividades práticas com experimentos realizados no laboratório de microbiologia; Atividades práticas de observação dos contaminantes em alimentos.
CERTIFICAÇÃO
Os alunos certificado expedido pela Fatec Piracicaba aos alunos que atingirem 75% de frequência e nota da avaliação no mínimo 6,0.
Local :Fatec Piracicaba “Dep. Roque Trevisan” — Piracicaba — SP Auditório/ Sala de aula Laboratórios
Endereço: Av. Diácono Jair de Oliveira, 651 – Santa Rosa Ipes, Piracicaba – SP,
Investimento
Inscrição : R$ 70,00 (Setenta Reais) Boleto Bancário
Elaboração do projeto pedagógico:
Coordenação : Profª. Dra. Angela de Fatima Kanesaki Correia
Engenheira de Alimentos
Coordenadora de Estágio Supervisionado
Curso Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Agroindústria FATEC- Faculdade de Tecnologia de Piracicaba
Duvidas : angela.correia@fatec.sp.gov.br