CASES DE GESTÃO PÚBLICA

CASES

PARQUE ESTADUAL FONTES DO IPIRANGA – PEFI

Características Socioeconômicas da Região
Jovens, adultos e idosos (maioria com pouca escolaridade) e oriundos de uma faixa salarial entre 1 a 3 salários mínimos.
Para-Atletas:- Jovens, adultos e idosos – com deficiência .
Localização: – Jabaquara – Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI
Área de abrangência: Região do Jabaquara, Diadema, Parque Bristol, Jardim Clímax, Americanópolis, Vila Guarani, entre outras.
Características socioeconômica da população da área de abrangência
Segundo dados sócio-econômicos levantados a concentração de renda está entre 1 a 3 salários mínimos.
O nível de escolaridade encontra-se ao redor do ensino fundamental.

Objetivo Geral

I – Propiciar atendimento aos jovens, adultos e idosos do Parque Estadual Fontes do Ipiranga.
II – Proporcionar atendimento aos jovens, adultos e idosos com deficiência – todos em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.
Desta maneira, oferecer oportunidade ao fortalecimento familiar/ pessoal e social, com vistas a sua inclusão, autonomia e independência.

Objetivos Específicos

I – Desenvolver empreendedorismo, possibilitando a melhoria da produtividade na produção de bens e serviços;
II – Elevar a renda familiar e pessoal gerando qualidade de vida.
III – Criar possibilidades para atingir objetivos de ordem pessoal, social e econômica.

Público-alvo

I – Todos os usuários/visitantes do Parque a partir de 14 anos, com ensino fundamental e ou cursando a 8ª série que estejam interessados nos cursos de Informática Básica / Excel / Power Point e Auxiliar Administrativo / Pessoal.
II – Todos os usuários/visitantes do Parque a partir dos 16 anos, ensino fundamental, que estejam interessados nos cursos de Manutenção / Montagem de micros / Redes de computadores.
III – Todos os usuários/visitantes do Parque a partir dos 18 anos, ensino fundamental, que estejam interessados nos cursos de Elétrica residencial, predial e industrial.
IV – Ressaltando que a partir 2015 – tivemos o envolvimento de pessoas com deficiência.


SERT-SECRETARIA DO EMPREGO E RELAÇÕES DO TRABALHO / CEETEPS-Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Programa de Qualificação e Requalificação Profissional no Estado de São Paulo Programa de habilitação oferecido para cursos específicos, destinados a desenvolver no trabalhador a competência versátil de adaptar-se ao novo mundo do trabalho criado com a difusão de novas tecnologias e múltiplas inovações secundárias, novas formas de gerenciar o trabalho, mudanças na forma da competição, etc, onde os conteúdos privilegiam o desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e de gestão, segundo as aptidões e necessidades detectadas individualmente e em grupos. A atuação é exercida a partir de clientelas alternativas, tais como, entre outras: desempregados e trabalhadores sob risco de perder seus empregos e, grupos sociais economicamente vulneráveis, dos setores Primários, Secundários e Terciários, alcançando em torno de 220 municípios no Estado de São Paulo.

Frente de Trabalho – Programa de Qualificação Profissional para 6.800 bolsistas nas áreas de: Artesanato, Culinária, Jardinagem, Eletricista Residencial, Gesseiro, Cabelereiro, Manutenção de Aparelhos Eletrodomésticos, Confeitaria – Decoração de Bolos, Doces, Salgados, Manicure e Pedicure, Portaria e Vigilância, Limpeza de caixa d’água, Auxiliar de Mecânica de Automóveis, Auxiliar Administrativo, Operador de Telemarketing, Serviços de Lanches e Alfabeitzação.


Programa de Geração de Renda, Frente de Trabalho, Juventude Cidadã, Empregabilidade, Educação do Adolescente para o Trabalho e Adolecer da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

Serviços especializados para a realização de Cursos e Oficinas dos Programas de Qualificação Requalificação Profissional em diversos locais do Município sob forma de módulos, bem como de treinamento de monitores, realização de Palestras e Workshop em treinamento, com o desenvolvimento dos Programas nas áreas de: Eletroeletrônica, Mecânica, Construção Civil, Administração, Beleza, Moda, Artesanato.

A Fundação FAT possui experiência de mais de 30 anos em gestão de projetos, atendendo as necessidades específicas da gestão pública por meio da Lei n.º 8.666/93.

Se você é gestor público, entre em contato conosco e entenda como podemos auxiliá-lo na gestão de projetos complexos e de capacitação especializada.