Blog

Blog

Escola Técnica da Fundação FAT se reinventa durante a pandemia

Com sistema híbrido de gravação de aulas, entidade buscou minimizar a fragilidade de alunos sem computador e Internet Com dois cursos técnicos (RH e Administração) lançados em março deste ano, a Escola Técnica da FAT teve que buscar maneiras para manter os alunos interessados no aprendizado sem interromper as aulas presenciais durante a pandemia de…

Webinars Fundação FAT e SIEEESP

Transformações, desafios e inovações – As perspectivas da Educação no Brasil pós-pandemia O SIEEESP apresenta mais um Webinar para tratar um assunto de grande importância no momento: Como tratar as perspectivas na educação no Brasil pós pandemia? Quais as transformações e desafios que as escolas irão enfrentar? E como as inovações executadas durante a pandemia…

Em tempos de pandemia, o Lay-off pode ser uma boa alternativa para Empregados e Empregadores

Aplicado diante da necessidade de redução dos custos trabalhistas, permitindo às empresas ajustá-los às oscilações de demanda impostas pelo atual cenário, o Lay-off é usualmente utilizado para definir a suspensão de contrato de trabalho, sem a perda do emprego. A legislação brasileira permite utilizar a suspensão do contrato de trabalho (Artigo 476 da CLT), por…

Para o mestre em Educação, adiamento do Enem prejudicará o ano letivo

O professor Francisco Borges, consultor da Fundação FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia), acredita que o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trará mais malefícios do que benefícios. Engenheiro elétrico pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), físico pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em educação pela Universidade Cidade de SP, Francisco…

Confinamento acelera inserção da tecnologia nas aulas

Tal procedimento pode salvar o modelo educacional do paísPor Cesar Silva (*) Confirmando a lógica de que grandes problemas geram oportunidades para descobertas de soluções proporcionalmente volumosas, existe uma chance no horizonte de que o confinamento causado pela pandemia do Covid-19 possa funcionar como um acelerador para uma revolução desejada há muito tempo no modelo…

Diretrizes Aprovadas pelo CNE para o período de pandemia – Repercussão e Impactos

Prezados Gestores e Orientadores Educacionais, O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou (em 28 de abril), por unanimidade, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do novo coronavírus. O documento traz orientações e sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer…

Educação profissional para a comunidade

A Fundação FAT é parceira da CPFL na operacionalização de cursos profissionalizantes, especialmente na Escola de Eletricistas e na Escola de Projetistas. Conheça mais sobre os projetos desenvolvidos e os detalhes publicados no Relatório Anual 2019 da Companhia: “A Escola de Excelência Operacional, que funciona sob a gestão da Universidade CPFL, é responsável pela capacitação…

Conclusão dos cursos de MBA FAT

Os programas de Pós-graduação MBA em Gestão de Pessoas – Liderança e Coaching e MBA em Inteligência de Negócios, Business Analytics e Big Data estão sendo desenvolvidos com aulas mediadas por tecnologia, com planejamento para que sejam discutidos temas, sejam preparados ambientes de trabalho em computadores dos alunos baixando programas estruturados da nuvem, resolução de…

Isolamento social revela equívocos e atrasos do Ensino à Distância no Brasil

A visão retrógrada sobre o EaD expõe problemas de ordem estrutural, que hoje são sentidos especialmente devido à quarentena. A educação infantil e fundamental são as mais críticas pois evitaram, por anos, a implantação de atividades lúdicas com  ferramentas tecnológicas. Mesmo nas instituições de ensino superior, o uso de ferramentas foi limitado, sem explorar recursos…