RESPONSABILIDADE SOCIAL

A FAT acredita no “Conhecimento para um mundo melhor”, por isso aposta na educação como fator essencial de inclusão social, e desde a sua fundação executa vários projetos voltados para a área da responsabilidade social.

Conheça nossos projetos:

Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI: Projeto realizado entre a Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, que tem como objetivo propiciar atendimento a jovens, adultos e idosos do Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, oferecendo-lhes oportunidade para o seu fortalecimento familiar, pessoal e social, com vistas à sua inclusão, autonomia e independência. Sendo a FAT responsável pela gestão administrativa e financeira e o CEETEPS pela certificação.

Programa de Qualificação e Requalificação Profissional no Estado de São Paulo -  Programa de habilitação oferecido para cursos específicos, destinados a desenvolver no trabalhador a competência versátil de adaptar-se ao novo mundo do trabalho criado com a difusão de novas tecnologias e múltiplas inovações secundárias, novas formas de gerenciar o trabalho, mudanças na forma da competição, etc, onde os conteúdos privilegiam o desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e de gestão, segundo as aptidões e necessidades detectadas individualmente e em grupos. A atuação é exercida a partir de clientelas alternativas, tais como, entre outras: desempregados e trabalhadores sob risco de perder seus empregos e, grupos sociais economicamente vulneráveis, dos setores Primários, Secundários e Terciários, alcançando em torno de 220 municípios no Estado de São Paulo. O Programa foi desenvolvido em parceira com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Frente de Trabalho – Programa de Qualificação Profissional para 6.800 bolsistas nas áreas de: Artesanato, Culinária, Jardinagem, Eletricista Residencial, Gesseiro, Cabelereiro, Manutenção de Aparelhos Eletrodomésticos, Confeitaria – Decoração de Bolos, Doces, Salgados, Manicure e Pedicure, Portaria e Vigilância, Limpeza de caixa d’água, Auxiliar de  Mecânica de Automóveis, Auxiliar Administrativo, Operador de Telemarketing, Serviços de Lanches e Alfabeitzação. O Programa foi desenvolvido em parceira com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Programa de Geração de Renda, Frente de Trabalho, Juventude Cidadã, Empregabilidade, Educação do Adolescente para o Trabalho e Adolecer da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo - serviços especializados para a realização de Cursos e Oficinas dos Programas de Qualificação Requalificação Profissional em diversos locais do Município sob forma de módulos, bem como de treinamento de monitores, realização de Palestras e Workshop em treinamento, com o desenvolvimento dos  Programas nas áreas de:  Eletroeletrônica, Mecânica, Construção Civil, Administração, Beleza, Moda, Artesanato.

Programa Profissão - é mais uma atividade em parceria com o Centro Paula Souza  de grande projeção juntamente com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, os cursos estão espalhados em 118 municípios para  135 Unidades de Ensino, totlizando 246 turmas, com o desenvolvimento de Cursos de Qualificação e de Habilitação Profissional, de nível técnico, para 9.812 (nove mil oitocentos e doze) jovens egressos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, conforme  Programa de Educação Profissional estabelecido pela Secretaria da Eduacação, do Estado de São Paulo.

Projeto “Aluno Monitor” - voltado para a capacitação de professores multiplicadores para o Projeto “Aluno Monitor”, da Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo.

Programa Bolsa Transporte – em parceria com o Banco do Estado de São Paulo S/A, visando a concessão de bolsa transporte, pelo Banco, a 132 alunos carentes matriculados na FATEC São Paulo, sob o gerenciamento administrativo e financeiro da FAT.

Programa Formação Cidadã - em parceria com a UNESCO, com a Prefeitura do Município de São Paulo e o CEETEPS, voltado para a realização de curso de capacitação ocupacional voltada à geração e ocupação e renda, nos cursos de Artesanato/Decoração, Automobilística, Beleza, Construção Civil, Eletrotécnica, Gastronomia e Nutrição, Hotelaria e Administração/Informática para 1.315 beneficiários dos programas sociais da Prefeitura do Município de São Paulo, de diferentes faixas etárias e com baixa condição sócio econômica, especificamente dos Programas Operação Trabalho, Oportunidade Solidária e São Paulo Inclui.