FAT realiza o 2º Encontro Desafios para o Século XXI

A Fundação FAT realizou no dia 09/02/2019 o 2º Encontro Desafios para o Século XXI, onde foram debatidos temas relevantes e desafiadores para os profissionais:

Mesa 1 – Tema: Desafios da Tecnologia da Informação

Mesa 2 – Tema: Desafios na Gestão das Atividades

Mesa 3 – Tema: Desafios na Estratégia e na Formação de Equipes

O evento contou com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente aquelas voltadas para a Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos, Gestão da Produção e Gestão de Pessoas, interessados em discutir os desafios profissionais, tecnológicos e humanos do Século XXI, sob a perspectiva da inovação e da educação técnica e tecnologógica.

A Mesa 1 contou com a participação do Prof. Edson França e dos especialistas convidados Renato Rocha e David Araújo, que conduziram as discussões sobre os desafios da Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Big Data e seu impacto nos produtos e serviços, no campo profissional e na sociedade.

A Mesa 2 discutiu os desafios na Gestão das Atividades e contou com a participação da Prof. Fernanda Ferreira e do Prof. José Antonio Paganotti, além do especialista convidado Leonardo V. Fernandes. O foco do debate foi a importância cada vez maior da Gestão de Projetos e novas ferramentas estratégicas para atuar frente aos requisitos da Indústria 4.0.

A Mesa 3 abordou os desafios na Estratégia e na Formação de Equipes, com a participação das professoras Eliacy Lelis e  Renata Cardias, e do professor Marino Alves. Os assuntos abordados foram a relevância do planejamento estratégico, os conceitos de hospitalidade e de empatia nas relações humanas e no trabalho.

Veja as fotos do evento e conheça o perfil dos participantes das mesas redondas.

PROFESSORES E ESPECIALISTAS CONVIDADOS: 

José Antonio Paganotti

Mestrado em Administração de Empresas com foco no Processo Inovativo Na Indústria Automobilística, pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1977). Extensões universitárias em Matemática Financeira (FEA-USP), Análise de Sistemas (UFRGS), Business Administration (ESAN & SSC-Massachusetts). Tutor Virtual pela UFSCAR (São Carlos). Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos (IETEC), PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute – Pennsylvania). Conselheiro do GIAQ – Grupo de Tendências da Gestão e da Gestão da Qualidade da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tutor Virtual no Curso de Engenharia Ambiental da UFSCAR. Professor de Gestão da Qualidade em Projetos, Seis Sigma e BSC ? Balanced Scorecard, Gestão de Contratos, Gestão do Conhecimento, Gestão de Programas e Portfolios, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento por Processo, Governança em TIC, Empreendedorismo e Gestão Estratégica em cursos de Pós-Graduação e MBA em entidades como FAT-FATEC, IETEC, INPG, USCS, CIESA, FIA-USP, MAUÁ e SUSTENTARE. Proessor de Ger. de Projetos, Universo de Atuaçao do Gestor, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade em Engenharia, Gestão de Informação e Conhecimento e Tópicos Especiais de Administração na USCS. Consultor e Professor na CPLAN Consultoria e Planejamento Ltda., TDG – Treinamento e Gerenciamento Gerencial, GTA-Gianello-Consultores Associados e SGS Academy. Autor do Livro Processos Decisório.

Edson Tarcísio França

Mestre em Engenharia de Computação, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Especialista em Administração Industrial, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (EPUSP), e em Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) e Bacharel em Ciências da computação, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem 32 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, é Coordenador de Arquitetura Corporativa e Informação na Porto Seguro Cia de Seguros Gerais; trabalhou na Natura Cosmético na Gerência de Tecnologia e Arquitetura, atuou 8 anos como consultor nas áreas de Arquitetura da Informação, Informações Gerenciais, Governança de Dados e Gestão de Dados Mestres, atuando em diversos projetos nos clientes Unilever, Vale, Hypermarcas, Coop, Electrolux, RedBull, Boehringer, DHL, Accor. Tem 25 anos de experiência  na área de educação, desde 2008 na coordenação do curso de Graduação em Tecnologia em Banco de Dados na BandTec. Foi o coordenador responsável em conjunto com a direção e corpo docente pela elaboração da definição, desenho, implantação e revisão do curso de Pós Graduação em Big Data & Analytics.

Co-Autor do Livro:  PUGA, Sandra; FRANÇA, Edson T.; GOYA, Milton. Banco de Dados – Implementação em SQL, PL/SQL em Oracle 11g. Editora: Pearson, 2013 – ISBN-10: 8581435327

Leonardo V. Fernandes

Pós-Graduado em Análise de Sistemas – IBPI Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática.

Extensão de capacitação em Liderança e Gerência pelos Institutos Dale Carnegie e Instituto Marcondes.

Formado em Tecnologia Eletrônica Digital pela Universidade Estácio de Sá -RJ.

Certificado PMP – Project Management Professional – PMI – Project Management Institute – USA.

Tecnólogo em Técnicas Digitais pela UNESA – Universidade Estácio de Sá. Desenhista Técnico Industrial.

Consultor e Gerente de TIC, Projetos, PMO e Novos Negócios do Grupo Polar Técnica.

Mais de 38 anos de experiência entre gestão de projeto: Implantação de ERP (Sistema de planejamento dos recursos da empresa), Tecnologia da Informação e comunicação, inovação e pesquisas de novos produtos, inclusive para indústria 4.0

Professor de Gestão Empresarial ERP, Projetos, TIC, Análise de Viabilidade em Projetos, Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Comunicação Organizacional, Sistemas Corporativos, Redes Sociais, Posicionamento Estratégico

Renata Cardias

Renata Castro Cardias é bacharel em Turismo, especialista em Gestão Cultural e em Cidades e Empreendimentos Criativos, mestre  doutora em Comunicação Social. Atua no mercado turístico desde 1996, nos segmentos de agenciamento de viagens, hospedagem e eventos. É docente desde 2000, em cursos de graduação (bacharelado e tecnológico) presenciais e a distância e em cursos de pós-graduação na área de hospitalidade.





Fernanda Ramos Ferreira 

Fernanda Ramos Ferreira,  Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Graduada em Tecnologia de Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Professora  da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, com pesquisa na área de engenharia civil e de produção; coordenadora do curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos. Coautora e organizadora do livro O Perfil do Gerente de Projetos Brasileiro. Rio de Janeiro: BRASPORT – Livros e Multimídia Ltda, 2006. v. 1. 97p. Coautores: Angelo Valle; Carlos Magno da Silva Xavier; Edcler Felix Mayrink e Luiz Augusto Pinheiro da Silva. Tem experiência acadêmica e de consultoria na área de Engenharia Civil e de produção, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento com PERT-CPM, construção enxuta, ferramentas de engenharia de produção, gerenciamento de projetos, planejamento e controle de obras.

Marino Alves de Faria Filho

Marino Alves de Faria Filho é Bacharel em Administração, Licenciatura em Letras, MBA em Administração Hospitalar e Mestrado em Administração, Educação e Comunicação. Atua na área acadêmica desde 1994, tendo ministrado aulas para de graduação e pós-graduação, lecionando diversas disciplinas dentre as quais destacam-se Liderança e Formação de Equipes, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Técnicas de Negociação e Plano de Negócios. Com sólida experiência em gestão acadêmica desenvolveu e implantou projetos de curso de graduação e pós-graduação, desenvolveu e implantou de medidas para otimização de recursos, redução de custos e melhoria de indicadores acadêmicos, com experiência na produção de documentos acadêmicos tais como PDI, PPI, relatórios de CPA, regimentos e regulamentos. No segmento corporativo atua desde 1988 e desenvolveu atividades nas áreas de Programação e Controle da Produção, Gestão de Pessoas e Market Place. É sócio da empresa IMESP – Instituto Metropolitano Ensino Superior de SP onde que presta serviços de consultoria nas áreas de administração (gestão empresarial), finanças e recursos humanos.

David Araújo

David Araújo é graduado em Bacharelado em Informática pela UFPR e pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Foi professor de Tecnologia da Informação na FMU e, atualmente, é Diretor de Tecnologia no Tribunal de Contas do Estado, tendo atuado nos últimos 15 anos principalmente na área de Infraestrutura e Atendimento ao Usuário.



Renato Rocha

Renato Rocha é CTO e fundador da Tellus Gestão da Informação, uma das empresas parceiras do Tableau no Brasil. Renato liderou a empresa na nova era de Visualização de Dados e Self Service BI nos últimos cinco anos, juntamente com a Tableau Software, uma das empresas de análise de crescimento mais rápido do mundo. Antes da Tellus, Renato tem 18 anos de carreira nas áreas de finanças, controladoria, auditoria externa e contabilidade em diversas empresas, como a Premier Soluções Contábeis, a Trevisan Auditores Independentes e a BDO Directa.

Eliacy Cavalcanti Lélis

Administradora e engenheira, especialista em educação superior, mestre e doutora em engenharia de produção. Tem experiência profissional administrativa e técnica na manufatura e em serviços no setor público e privado. Pesquisadora, professora, conteudista e tutora na graduação e pós-graduação, no ensino presencial e na educação a distância nas áreas de administração e engenharia. Parecerista e referee. Leciona e publica nas áreas de gestão da qualidade, gestão ambiental, responsabilidade social, gestão de projetos, gestão de operações, logística, gestão da cadeia de suprimentos, estratégia, sistema de informação, segurança e saúde do trabalho, metodologia de pesquisa e avaliação.