A Reforma do Ensino Médio – Abertura para uma Educação com Significado



A Fundação FAT participou do Programa de Desenvolvimento de Líderes (Executivos e Sucessores) para a Educação.

Com o tema “Educação e o Mercado de Trabalho”, a palestra proferida por Francisco Borges, consultor da FAT para a área de Educação, tinha como tema “A Reforma do Ensino Médio, visando uma Educação mais significativa”.

A participação de grandes grupos educacionais que atuavam exclusivamente no Ensino Superior e agora passam a dar foco no segmento do ensino médio deixa claro que no final da 2ª década do Século XXI, a nova fronteira será a Educação Básica, com seus níveis Fundamental I, II e Médio.

A FAT contribuiu para trazer luz a este importante tema debatendo  a Reforma do Ensino Médio e a abertura para uma educação com significado, modelo educacional e modelos de negócio.



Sobre a reforma do ensino médio

Objetivos:

  1. Assegurar que os alunos concluam o Ensino Médio com uma aplicação específica para o seu conhecimento: Atuação no mundo do trabalho ou preparado para o Ensino Superior em uma das grandes áreas do Conhecimento.
  2. Aprender MAIS de menos conteúdo, reduzir a quantidade de temas para assegurar mais tempo para temas essenciais como Leitura, Interpretação, Expressão, Análise de Cenários, Cálculos Básicos e Essenciais.
  3. Trazer Sentido ao Aprendizado – Educação com Significado!

Proposta Filosófica:

Organizar uma escola que acolha as diversidades e que reconheça os jovens como seus interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem. Significa, ainda, assegurar aos estudantes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, faculte-lhes definir seus projetos de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.

Acesse aqui os arquivos da apresentação (PDF)